Você sabia que amortecedores desgastados podem aumentar entre 15% a 20% a distância de frenagem? O motorista nem sempre percebe essa perda de eficiência, pois essa queda é gradativa ao longo do tempo. Confira a importância de inspecionar periodicamente os amortecedores e demais itens da suspensão para prevenir acidentes e preservar a segurança do veículo.
Amortecedores e molas são componentes de segurança vitais que ajudam a manter o carro estável. Eles são parte de um sistema que ajuda a manter as rodas em permanente contato com o piso e asseguram a estabilidade e dirigibilidade do veículo.
Quando o carro não estiver estável, isso pode causar um problema sério ou acidente que pode colocar em risco o motorista, seus passageiros ou outras pessoas na estrada com eles.
Isso ocorre pois os amortecedores controlam o movimento das molas para permitir um perfeito contato dos pneus com o solo. Com as peças gastas, esse contato é comprometido e o carro fica mais instável e com balanços excessivos, além de comprometer a eficiência do sistema de freios, reduzindo a ação de frenagem e aumentando a distância e o tempo necessário até a redução da velocidade ou parada total do veículo.
Como podemos perceber os amortecedores têm uma influência direta na capacidade de aderência à estrada, assim a distância de frenagem também fica comprometida, exigindo maior distância para frear, mesmo em velocidades mais baixas. Por isso, o risco de acidente é alto.
Segundo estudos da RAC – Royal Automobile Club, amortecedores gastos podem resultar em um aumento de 15% a 20% nas distâncias de frenagem e esse percentual aumenta a medida que a idade do veículo cresce e os componentes vão sendo submetidos a desgastes, seja por uso prolongado, seja por condução em situações críticas, como estradas esburacadas, situações fora de estrada e falta de manutenção.
Muitos de seus clientes podem não perceber essa queda de eficiência, pois isso não ocorre do dia para a noite, mas vai evoluindo negativamente a medida que os componentes da suspensão e dos freios vão se desgastando e não são substituídos. O motorista se habitua gradativamente com essa mudança no comportamento do veículo e só perceberá a queda de eficiência em uma situação de emergência.
Assim, é importante que oriente o cliente a fazer revisões e inspeções periódicas no veículo e substituir amortecedores preventivamente a cada 40 mil km ou até antes se perceber qualquer mudança no comportamento do veículo.
Outra medida preventiva é conhecer as condições de utilização do veículo e investigar se o proprietário percebe que seu carro não apresenta o mesmo comportamento de quando ele comprou, seja um veículo novo ou seminovo.
Como eles utilizam o veículo constantemente, podem não perceber que aquela suavidade e conforto ao dirigir não é mais a mesma, pequenos barulhos vindos da parte de baixo do veículo ou mesmo que estão tendo que acionar os freios com mais força e por mais tempo para obter a parada total do veículo. Em resumo, eles podem não perceber que seus amortecedores e molas e outros componentes precisam ser substituídos.
Ao longo do tempo de utilização do equipamento, as capacidades de amortecimento de um amortecedor, molas, pastilhas, discos e muitos outros itens se degradarão a ponto de afetar a condução e o manuseio, mas o motorista não percebe porque isso acontece gradualmente.
De um modo geral, molas e amortecedores de um carro bem conservado podem durar 10 anos. Mas isso é um intervalo válido para condições ideais. Por isso que a maioria dos especialistas diz que entre 7 e 8 anos é a vida máxima da maioria dos amortecedores. No entanto, se os clientes utilizarem o veículo com frequência em estradas ruins, eles podem ter que substituir os amortecedores do carro em 5 anos ou até menos tempo.
Pergunte ao seu cliente se ele notou que está demorando mais para parar nas mesmas condições, na mesma velocidade, como antes. Nesse caso, pode não ser apenas um problema de pastilha de freio – pode ser hora de trocar os amortecedores para sua segurança e a de outros usuários da estrada.
Seu cliente pode pensar que os amortecedores e os molas estão relacionados apenas ao conforto e pode perguntar se eles podem esperar para substituí-los. Lembre-os que a distância de parada será comprometida, os pneus se desgastarão mais rápido e outras peças da suspensão continuarão a se desgastar mais cedo.
Isso quer dizer que a economia imediata pode representar uma despesa maior a curto e médio prazo, além do risco de acidentes. Será que vale a pena? Melhor gastar bem agora do que gastar bem mais depois, concorda?