O que existe de tecnologia em um tubo metálico que faz a ligação entre o motor e câmbio e as rodas tracionadas? Muito mais do que se imagina. Elemento fundamental da transmissão, o eixo cardan reúne resistência, eficiência e uma aplicabilidade bastante específica. Conheça mais sobre o cardan:
Quando falamos de veículos, especialmente, os da linha pesada, o eixo cardan é sempre um destaque. E ele que leva a força gerada pelo propulsor para a movimentação das rodas em diferentes velocidades e, mais que apenas um tubo em aço, o eixo cardan envolve tecnologia e precisão para um funcionamento suave, preciso e eficiente.
Os veículos com tração traseira e motor dianteiro, como os 4×4, caminhões, motos e ônibus utilizam esse tipo de eixo. Assim como o motor, este componente é uma parte importante do veículo e deve ser cuidado com muita atenção e rigor nas manutenções preventivas e corretivas, sempre utilizando itens de qualidade e tradição nos serviços de reposição e substituição de peças.
O eixo cardan, também chamado apenas de cardan pelos profissionais da reparação automotiva, é composto de dois eixos tubulares: um primário, centrado à fonte motriz, e outro secundário, centrado ao eixo de tração. A principal função dele é transmitir o torque necessário para que as rodas possam se movimentar.
Mas não é apenas isso. O eixo cardan é composto por uma haste metálica com forquilhas nas extremidades, e uma cruzeta no centro da peça.
Vários componentes acabam formando o eixo cardan. Como resultado, eles podem mudar os ângulos, distribuir o peso uniformemente e garantir o equilíbrio durante o movimento do veículo.
O eixo cardan é composto por flanges, cruzetas, ponteiras dianteiras e traseiras, luvas, rolamentos e terminais.
Mas, para obter um bom desempenho no uso da direção, o eixo cardan precisa estar em excelentes condições para fornecer ao veículo mais segurança e estabilidade.
Muitos segmentos utilizam essa peça, sendo os principais os ônibus e caminhões. Veículos maiores trabalham, não apenas com um eixo cardan, e sim, com mais, principalmente, os modelos que têm motor dianteiro.
Resumindo, a peça permite uma maior mudança de ângulo, distribuindo uniformemente o peso do veículo. Assim, proporciona um movimento mais estável, mesmo com variações de velocidade.
Ou seja, a função do cardan é, essencialmente, transferir a potência gerada pelo motor, enviando-a para o diferencial, e deste para as rodas.
Apesar de sua alta resistência e longa vida útil, os eixos cardan estão sujeitos a problemas e defeitos. Embora não seja tão comum quanto em qualquer outra parte, ele também é propenso a danos.
Portanto, é importante saber identificar quando algo está errado com um componente. Ou seja, além da manutenção, isso sempre te ajuda a evitar danos em outras partes do carro.
Existem três maneiras principais para saber se essa peça precisa de uma manutenção.
1 – Vibrações – Um dos principais sinais indicando que o eixo cardan está com problemas é a vibração excessiva. Sem equilíbrio e alinhamento adequados, o eixo geralmente vibra. Em casos mais graves, quando o componente estiver desgastado, as vibrações serão mais contínuas e intensas.
2 – Folgas – Também indicam a necessidade de fazer uma manutenção. Elas podem surgir por vários motivos. Por exemplo, em razão de lubrificação insuficiente, uso incorreto do veículo (sobrecarga), falta de limpeza ou instalação inadequada. A folga é fácil de ser testada. Basta segurar o eixo com a mão e tentar movê-lo para baixo e para cima. Se houver qualquer sinal de batida ou frouxidão, por mínimo que seja, isso já é indicação de que é necessário fazer uma manutenção.
É muito importante realizar a manutenção do eixo cardan. Além de afetar o desempenho do veículo, a quebra dessa peça pode danificar outros componentes, tornando os reparos ainda mais caros.
3 – Ruídos – Esse é outro sinal de que o eixo está com problemas. Ruídos e zumbidos que o motorista ouve enquanto o veículo se move, são indicativos de provável existência de peça com desgaste ou folga.
Em ambos os casos, há maior risco de danos, além de afetar outras partes do veículo.
O eixo cardan foi projetado para uma operação silenciosa. Então, se ouvir barulho, pode haver um problema.
A forma ideal de preservar a peça e evitar problemas, é realizando manutenções preventivas.
É importante que que o eixo cardan esteja sempre com a lubrificação correta e eficiente. Desse modo, o atrito é reduzido e o metal fica protegido da corrosão e oxidação, o que dissipa o calor excessivo. Para que isso seja eficaz, é essencial aplicar o lubrificante certo, na quantidade certa.
Portanto, a viscosidade e o grau do óleo devem ser verificados a cada 2.000 km. E, o óleo, deve ser completamente trocado a cada 160.000 km ou quando completar um ano de uso.
Além disso, se o uso for intenso, é recomendável reduzir o intervalo de troca para 50.000 km ou a cada 6 meses.
Em viagens mais longas, o cardan deve ser inspecionado com mais frequência, observando se há falta de lubrificação, sujeiras em suas extremidades, amassados ou empenamento de alguma peça, devido ao eixo quebrado ou possivelmente danificado, por falta de manutenção.
O ideal é sempre levar o veículo para realizar uma revisão ao menor sinal de problema que ele apresentar. A manutenção preventiva pode te ajudar a detectar todos os defeitos com maior facilidade.
Além disso, se o veículo apresentar problemas como estalos ao acelerar ou frear, sons altos e vibrações que podem ser sentidas no volante, esses são sinais de que algo não está certo no eixo cardan e é preciso conferir com urgência.
Deu para perceber que o eixo cardan não é apenas um tubo metálico e a importância no bom funcionamento do veículo pesado. Por isso, na hora da manutenção, é essencial investir em componentes com qualidade, garantia e tradição.
Se tiver que trocar o eixo cardan ou qualquer componente do conjunto, não arrisque. Escolha sempre produtos com a segurança Dana. Use somente peças Spicer. A mais completa linha de eixos cardan, cruzetas, mancais e componentes para reposição em serviços com eixos cardans.
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