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Eixo cardan: mitos e verdades!

21 fevereiro, 2024

O que existe de tecnologia em um tubo metálico que faz a ligação entre o motor e câmbio e as rodas tracionadas? Muito mais do que se imagina. Elemento fundamental da transmissão, o eixo cardan reúne resistência, eficiência e uma aplicabilidade bastante específica. Conheça mais sobre o cardan:

Quando falamos de veículos, especialmente, os da linha pesada, o eixo cardan é sempre um destaque. E ele que leva a força gerada pelo propulsor para a movimentação das rodas em diferentes velocidades e, mais que apenas um tubo em aço, o eixo cardan envolve tecnologia e precisão para um funcionamento suave, preciso e eficiente.

Os veículos com tração traseira e motor dianteiro, como os 4×4, caminhões, motos e ônibus utilizam esse tipo de eixo. Assim como o motor, este componente é uma parte importante do veículo e deve ser cuidado com muita atenção e rigor nas manutenções preventivas e corretivas, sempre utilizando itens de qualidade e tradição nos serviços de reposição e substituição de peças.

O eixo cardan, também chamado apenas de cardan pelos profissionais da reparação automotiva, é composto de dois eixos tubulares: um primário, centrado à fonte motriz, e outro secundário, centrado ao eixo de tração. A principal função dele é transmitir o torque necessário para que as rodas possam se movimentar.

Mas não é apenas isso. O eixo cardan é composto por uma haste metálica com forquilhas nas extremidades, e uma cruzeta no centro da peça.

Vários componentes acabam formando o eixo cardan. Como resultado, eles podem mudar os ângulos, distribuir o peso uniformemente e garantir o equilíbrio durante o movimento do veículo.

O eixo cardan é composto por flanges, cruzetas, ponteiras dianteiras e traseiras, luvas, rolamentos e terminais.

Mas, para obter um bom desempenho no uso da direção, o eixo cardan precisa estar em excelentes condições para fornecer ao veículo mais segurança e estabilidade.

Muitos segmentos utilizam essa peça, sendo os principais os ônibus e caminhões. Veículos maiores trabalham, não apenas com um eixo cardan, e sim, com mais, principalmente, os modelos que têm motor dianteiro.

Resumindo, a peça permite uma maior mudança de ângulo, distribuindo uniformemente o peso do veículo. Assim, proporciona um movimento mais estável, mesmo com variações de velocidade.

Ou seja, a função do cardan é, essencialmente, transferir a potência gerada pelo motor, enviando-a para o diferencial, e deste para as rodas.

Apesar de sua alta resistência e longa vida útil, os eixos cardan estão sujeitos a problemas e defeitos. Embora não seja tão comum quanto em qualquer outra parte, ele também é propenso a danos.

Portanto, é importante saber identificar quando algo está errado com um componente. Ou seja, além da manutenção, isso sempre te ajuda a evitar danos em outras partes do carro.

Existem três maneiras principais para saber se essa peça precisa de uma manutenção.

1 – Vibrações – Um dos principais sinais indicando que o eixo cardan está com problemas é a vibração excessiva. Sem equilíbrio e alinhamento adequados, o eixo geralmente vibra. Em casos mais graves, quando o componente estiver desgastado, as vibrações serão mais contínuas e intensas.

2 – Folgas – Também indicam a necessidade de fazer uma manutenção. Elas podem surgir por vários motivos. Por exemplo, em razão de lubrificação insuficiente, uso incorreto do veículo (sobrecarga), falta de limpeza ou instalação inadequada. A folga é fácil de ser testada. Basta segurar o eixo com a mão e tentar movê-lo para baixo e para cima. Se houver qualquer sinal de batida ou frouxidão, por mínimo que seja, isso já é indicação de que é necessário fazer uma manutenção.

É muito importante realizar a manutenção do eixo cardan. Além de afetar o desempenho do veículo, a quebra dessa peça pode danificar outros componentes, tornando os reparos ainda mais caros.

3 – Ruídos – Esse é outro sinal de que o eixo está com problemas. Ruídos e zumbidos que o motorista ouve enquanto o veículo se move, são indicativos de provável existência de peça com  desgaste ou folga.

Em ambos os casos, há maior risco de danos, além de afetar outras partes do veículo.

O eixo cardan foi projetado para uma operação silenciosa. Então, se ouvir barulho, pode haver um problema.

A forma ideal de preservar a peça e evitar problemas, é realizando manutenções preventivas.

É importante que que o eixo cardan esteja sempre com a lubrificação correta e eficiente. Desse modo, o atrito é reduzido e o metal fica protegido da corrosão e oxidação, o que dissipa o calor excessivo. Para que isso seja eficaz, é essencial aplicar o lubrificante certo, na quantidade certa.

Portanto, a viscosidade e o grau do óleo devem ser verificados a cada 2.000 km. E, o óleo, deve ser completamente trocado a cada 160.000 km ou quando completar um ano de uso.

Além disso, se o uso for intenso, é recomendável reduzir o intervalo de troca para 50.000 km ou a cada 6 meses.

Em viagens mais longas, o cardan deve ser inspecionado com mais frequência, observando se há falta de lubrificação, sujeiras em suas extremidades, amassados ​​ou empenamento de alguma peça, devido ao eixo quebrado ou possivelmente danificado, por falta de manutenção.

O ideal é sempre levar o veículo para realizar uma revisão ao menor sinal de problema que ele apresentar. A manutenção preventiva pode te ajudar a detectar todos os defeitos com maior facilidade.

Além disso, se o veículo apresentar problemas como estalos ao acelerar ou frear, sons altos e vibrações que podem ser sentidas no volante, esses são sinais  de que algo não está certo no eixo cardan e é preciso conferir com urgência.

Deu para perceber que o eixo cardan não é apenas um tubo metálico e a importância no bom funcionamento do veículo pesado. Por isso, na hora da manutenção, é essencial investir em componentes com qualidade, garantia e tradição.

Se tiver que trocar o eixo cardan ou qualquer componente do conjunto, não arrisque. Escolha sempre produtos com a segurança Dana. Use somente peças Spicer. A mais completa linha de eixos cardan, cruzetas, mancais e componentes para reposição em serviços com eixos cardans.

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