Veículos com tração traseira, principalmente, caminhões e utilitários devem verificar o eixo cardan periodicamente. Se notar vibrações em velocidade mais altas, convém não forçar a barra. Devagar e com muito cuidado até chegar a uma empresa especializada e evitar prejuízos maiores.
Muitas vezes vemos clientes insatisfeitos porque o veículo começa a vibrar, o que pode ser causado por vibrações geradas pelo eixo de acionamento (eixo cardan), com problemas como desalinhamento do garfo, danos no tubo do eixo ou desgaste dos flanges e no próprio eixo.
Com a falta de um balanceamento correto, o eixo cardan pode apresentar algumas vibrações. Mas esse sinal também pode ser indicativo de desgaste na peça ou falhas na fabricação da peça. Outro problema que pode gerar a vibração é o empenamento do tubo do cardan. Nesse caso, é necessário desempenar e fazer o balanceamento.
Importante lembrar que este é um serviço altamente especializado e só deve ser executado por profissionais capacitados e com as ferramentas e equipamentos adequados a este serviço.
A manutenção do eixo cardan é muito importante. Além de comprometer o funcionamento do veículo, a quebra dessa peça pode gerar danos em outros componentes, o que encarece ainda mais seu conserto.
O ideal é ter um um cronograma de manutenção preventiva que inclua a lubrificação periódica de eixos, suportes, flanges, ponteiras, terminais e demais componentes móveis, além da inspeção visual e técnica de todo o eixo cardan.
Depois de reparar ou substituir o eixo cardan, é melhor equilibrá-lo, realizando o balanceamento em uma empresa especializada.
Com esses cuidados de manutenção preventiva será mais fácil identificar falhas no funcionamento ou componentes danificados, substituindo as peças desgastadas antes que uma pane não prevista o impeça de utilizar seu veículo.
Se o cliente notar vibrações em velocidade mais altas, convém não forçar a barra. Oriente o motorista para aliviar o pé direito no acelerador e evitar prejuízos maiores. Inspecione o eixo cardan minuciosamente e, se necessário, efetue o balanceamento do cardan o quanto antes.
Além das vibrações no eixo, oriente o motorista para que fique atento quanto a:
Ruídos – Esse eixo foi projetado para funcionar de forma silenciosa. Assim, se você escutar ruídos, pode ser que haja algum problema. Esse problema pode ser uma folga, por exemplo. Um profissional saberá fazer a revisão para determinar a causa do ruído.
Folgas – Esse sintoma também indica necessidade de manutenção. As folgas podem ser geradas por diversos motivos, como por exemplo, a falta de lubrificação adequada, mau uso do veículo (como a sobrecarga), falta de limpeza ou má instalação.
Na oficina, é fácil verificar essa folga. Basta segurar o eixo com as mãos e tentar movimentá-lo para cima e para baixo. Se houver algum sinal de batimento ou folga, já é um indicativo de que é necessário fazer uma manutenção.
Quer saber mais sobre os eixos cardan? Acesse o portal Spicer na internet e conheça o vasto material técnico que temos a sua disposição. Se quiser, pode acessar os Almanaques do Danico sobre o assunto, disponíveis em versão impressa e em vídeo. Clique nas imagens abaixo e confira.