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Dúvidas sobre ruídos no eixo de transmissão? Dana explica!

24 abril, 2025

Quando um eixo de transmissão está gasto ou danificado, há dois sintomas comuns: vibração e ruídos. Neste Dana Informa explicamos como realizar uma avaliação rápida do Powertrain, localizar e identificar estas falhas. Acompanhe.

O eixo de transmissão foi projetado para funcionar de forma silenciosa. Assim, se escutar ruídos, pode ser que haja algum problema, que pode ser folga ou algum componente danificado, por exemplo.

A vibração excessiva do cardan é a primeira pista de que existam cruzetas ou juntas homocinéticas gastas, estrias deslizantes danificadas e até mesmo componentes com massas desequilibradas ou desalinhados.

Essa vibração excessiva também pode acelerar o desgaste em outros componentes do trem de força (powertrain), gerando danos em peças até então preservadas e problemas adicionais no futuro.

O segundo ponto a ser observado será nas buchas ou rolamentos que sustentam o cardan, para avaliar se não apresentam sinais de desgaste, danos ou falhas. Qualquer destes componentes quando danificados ou atuando de forma irregular pode interferir na capacidade do cardan girar correta e suavemente. Isso pode resultar em ruídos incomuns, estalos ou mesmo barulho de arranhões vindos da parte de baixo do veículo.

Quaisquer ruídos nesses componentes são indicadores de que o veículo deve passar por manutenção o mais rápido possível. Ao encontrar um problema no cardan, geralmente, considere também substituir todo o conjunto em vez de apenas substituir componentes individuais, o que pode resolver apenas os sintomas e não a origem da falha.

As cruzetas do cardan são um tipo de junta utilizadas frequentemente em aplicações que pedem mais articulação e capacidade de transferência de torque.

Embora bem mais resistentes, as cruzetas ou juntas homocinéticas ainda assim irão se desgastar e quebrar quando submetidas a grandes estresses e ao uso prolongado.

Estalos e ruídos

Estalos durante a aceleração ou freadas são muitas vezes sinais do desgaste do eixo cardan e podem ser geradores de problemas mais sérios se ignorados. Esses estalos provêm da folga excessiva entre os rolamentos e juntas do eixo e suas barras intermediárias, dentro das cruzetas ou das juntas homocinéticas.

O estalo é perigoso por que permite que as folgas na barra de direção criem oscilações antes de encaixarem nas rodas, o que gera fortes impactos nos rolamentos da suspensão.

Travamentos

Travamentos podem ocorrer após ruídos bem audíveis no cardan, mas às vezes ocorrem como o resultado do desgaste excessivo das juntas do cardan.

Geralmente acontecem quando existe extrema articulação da suspensão e podem ser identificados por gerar sons muito altos e estalos.

Quando o cardan dianteiro em uma suspensão com tração nas quatro rodas trava, uma vibração forte pode ser sentida no volante e um leve sacolejar de um dos lados da suspensão. Travamentos podem, eventualmente, quebrar as juntas do cardan ou a barra intermediária e causar danos bem mais sérios.

Vibração

A vibração no cardan é um caso mais raro de falhas, já que um dos lados da junta é montado em uma base fixa e sólida. Entretanto, é sinal de uma falha iminente. A vibração, geralmente, acontece em veículos com suspensão muito alta ou muito baixa, condição onde o cardan nunca fica totalmente em posição reta enquanto o carro está em movimento.

A junta homocinética permite que a operação esteja sempre na posição “reta” (alinhada com o cardan) em velocidade de cruzeiro. Esses ângulos de sustentação permitem que o eixo auxiliar oscile no espaço permitido pela folga dos rolamentos das juntas.

Assim, a vibração quase sempre anuncia o fim da vida útil do rolamento e, se ignorado, poderá causar travamentos. Mas atenção: o cardan com cruzetas sempre apresentará um pouco mais de vibração se comparado com os cardans com terminação homocinética. Assim, não substitua cruzeta a não ser que detecte um aumento significativo na vibração.

Verificando o cardan

A maneira mais simples de verificar o cardan é entrar em baixo do veículo e segurar a barra de direção com ambas as mãos e tentar torcer ou movê-la. Como a maior parte dos defeitos do cardan é resultante do desgaste de rolamentos, qualquer movimento excessivo na peça irá dizer que algo pode estar errado.

Folgas variam, mas o desgaste excessivo é percebido se você conseguir girar a barra o suficiente para ouvir um estalo quando ela parar. Esse estalo irá eventualmente martelar os rolamentos até quebrarem e aí haverá sérios problemas no veículo.

Se você estiver substituindo uma cruzeta gasta, durante a desmontagem do cardan, aproveite e limpe a barra intermediária com desengraxante e verifique o componente quanto a existência de rachaduras. Você pode encontrá-las na área estreita entre os buracos das juntas e a borda dos eixos intermediários.

E não se esqueça: sempre use peças de qualidade e tradição nos serviços de reposição de autopeças. Use Spicer e Albarus é claro!

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