Posso usar junta de silicone na montagem de motores Diesel? Quanto tempo devo esperar para a secagem completa do selante químico? Verdade que o silicone derrete se submetido a altas temperaturas? Estas e outras dúvidas são respondidas pelos especialistas Victor Reinz. Acompanhe:
Silicones são compostos quimicamente inertes, inodoros, insípidos e incolores, resistentes à decomposição pelo calor, água ou agentes oxidantes, além de serem bons isolantes elétricos.
Podem ser sintetizados em grande variedade de formas com inúmeras aplicações práticas, por exemplo, como agentes de polimento, vedação e proteção. São também impermeabilizantes, lubrificantes e na medicina são empregados como material básico de próteses. Atualmente estima-se que os silicones são utilizados em mais de 5.000 produtos.
O silicone automotivo é um composto desenvolvido especialmente para o uso nos variados tipos de veículos. Ele possui uma série de aplicações possíveis dentro da indústria automotiva devido às suas características que garantem uma boa resistência durante o uso, como flexibilidade e durabilidade.
Além disso, o silicone automotivo é utilizado na indústria automotiva por suas propriedades de resistência ao calor e ao tempo, o que o torna uma ótima opção para utilização em várias aplicações na indústria automotiva, como vedação e lubrificação.
A Dana, por intermédio da marca Victor Reinz, oferece duas excelentes soluções em vedação:
Reinzosil – O selante universal e o único que resiste a mais de 320OC , durável, flexível, versátil e pronto para o Brasil. Fabricado na Alemanha, importado e distribuído pela Dana, o Reinzosil é ideal para vedação de motores, uma junta líquida para aplicações em espaço de vedação maiores que 0,15 mm. Com um único tubo o aplicador resolve tudo, como a vedação em superfícies planas bidimensionais e em componentes vedados como diferenciais, coletores de admissão e tampas de válvula. Permanentemente elástico, oferece excelente resistência a fluidos e temperaturas extremas.
Reinzoplast – Este é um selante que não endurece e é projetado para uso em superfícies de contato usinadas, como tampas de cames e carcaças de caixas de engrenagens. Isso não irá rachar ou rachar como alguns selantes.
Atendendo a uma ampla gama de aplicações , este selante de poliuretano e isento de solventes suporta temperaturas extremas – entre -50 °C e +300 °C.
O Reinzoplast é permanentemente flexível, não curado, de alta viscosidade, para aplicações altamente sujeitas a tensões, vedando juntas sem folga de vedação (lacunas menores ou iguais a 0,15 mm) como juntas impactadas com vibrações. Este selante tem validade de 36 meses e também evita a corrosão das superfícies de vedação.
Apesar de todas as informações estarem disponíveis em diversos canais, especialmente nos sites Dana e Victor Reinz, ainda existem dúvidas sobre qual produto aplicar e como utilizá-los em cada situação. Vamos ajudar a dirimir algumas delas:
Posso usar o selante de silicone com a junta tradicional?
Não. Nunca utilize qualquer tipo de produto químico, como cola, silicone ou veda juntas para fixar as juntas sobre a superfície, principalmente, próximo aos furos de entrada e saída de óleo lubrificante. Mesmo que seja uma pequena quantidade, existe o risco do produto invadir o canal do óleo ao apertar os parafusos, podendo restringir o fluxo do lubrificante. Além do mais, o selante já executa a função da junta convencional e vice-versa.
Verdade que o silicone derrete se submetido a altas temperaturas?
O silicone se destaca por muitas razões, sendo uma das principais suportar altas variações de temperatura, podendo chegar a picos de mais de 300ºC, em alguns casos, como os produtos Victor Reinz. O Reinzosil suporta temperaturas de mais de 320OC e o Reinzoplast comprovou suportar temperaturas extremas negativas e positivas – entre -50°C e +300°C. Ou seja, se for Victor Reinz podemos assegurar que não derreterá.
Selantes a base de silicone tem cheiro e emitem gases tóxicos?
Não. Além de ser resistente aos agentes químicos, os selantes Victor Reinz não emitem gases corrosivos ou tóxicos e não soltam cheiro.
Posso usar as juntas químicas em motores Diesel?
Sim. Reinzoplast e Reinzosil são indicados para utilizam em motores diesel, a gasolina e a álcool. Ambos são resistentes a gasolina e diesel, biodiesel, óleos, graxas, lubrificantes e outros agentes agressivos como água, água do mar, luz solar e ozônio.
Selantes químicos tem vida útil reduzida e podem ressecar e rachar?
Quando a assunto é durabilidade, os produtos Victor Reinz são extremamente resistentes a rachaduras e outros tipos de danos, o que os torna ideiais para uso em componentes automotivos que entram em contato contínuo com agentes de potencial corrosivo e que, por este motivo, estão sujeitos a desgaste constante.
Posso espalhar o selante com os dedos sobre a superfície da peça?
Não. O selante deve ser aplicado em filetes contínuos e de espessura semelhante com muito cuidado. Para isso Reinzosil e Reinzoplast já vem com bico dosador que permite a aplicação de uma quantidade correta e constante. Nem muito, nem pouco. Apenas o necessário e na quantidade e forma adequada.
Quanto tempo devo esperar para o selante secar completamente?
Dependendo da temperatura e umidade, uma película se desenvolve após 5 a 12 minutos. O tempo total de cura depende, principalmente, da umidade relativa do ar e da temperatura ambiente, bem como da espessura da camada aplicada.
Em resumo, quanto maior a umidade e a temperatura do ar, ou quanto mais fina e estreita for a camada de produto, menor será o tempo de cura.
Qual a melhor solução em vedação química para o reparador automotivo? Essa resposta todos já sabem: Reinzosil e Reinzoplast, é claro!