Aplicada nos modelos Ford F-250 e F-350 e nos caminhões VW 5.140 e 7.100, estes componentes estão sujeitos a desgaste e avarias e devem ser revisados e lubrificados periodicamente.
Neste vídeo da série Spicer Sem Segredos (https://youtu.be/EDtYWKOJsfU?list=PLnuV86kYqszdc_-L6fc1jqZr0c62TA_qk) apresentamos os procedimentos para a troca e instalação de cruzetas da série 10, modelo 5-641X.
Este componente é utilizado nos serviços de reparação e manutenção preventiva nas picapes Ford F-250, produzida entre 1999 e 2015, e nos caminhões F-350, estes produzido de 1999 a 2007; além dos caminhões VW 5.140 com motor MWM 3.9 L e tração 4X2 produzidos entre 2006 e 2009 ou com motor MWM 3.0 L e tração 4X2 produzidos entre 2005 e 2009, e nos VW 7.100 produzidos entre 1987 e 2002.
Ferramentas necessárias:
- Calços;
- Prensa hidráulica;
- Torno de bancada ou morsa;
- Alicate específico para soltar os anéis trava;
- Martelo (preferencialmente de poliuretano).
Desmontagem
Remova os anéis trava e retire as capas com o auxílio de uma prensa.
Prense aos poucos até o corpo da cruzeta encostar na outra peça, garfo, luva, flange e demais componentes. Se ao final da prensagem a capa não sair, use um alicate modelo bomba d´água para retirá-la.
Fique sempre atento ao alinhamento das peças e se uma capa travar, não force. Evite aumentar a força da prensa, é perigoso. Se necessário, descubra as causas do travamento.
Dica: após a desmontagem das capas, verifique se todos os roletes estão devidamente posicionados nas capas e examine o corpo da cruzeta, procurando por marcas ou desgaste excessivo. Estas podem ser indicações de outros problemas no cardan.
A cruzeta pode ser considerada um tipo de “fusível” do cardan e o desgaste anormal ou prematuro indica outros problemas, como desalinhamento ou falta de lubrificação.
Descarte apropriadamente as capas e roletes usados que nunca devem ser reutilizados.
Montagem
Na hora de montar a cruzeta nova é importante tomar alguns cuidados.
Quando for prensar a cruzeta, confira se o cardan está bem nivelado e alinhado. Não aplique óleo ou graxa nos olhais, pois isso pode provocar a rotação das capas.
Nunca apoie o cilindro da prensa direto nas capas, use um apoio de metal.
Antes de instalar, tome cuidado ao remover as capas da cruzeta para que os roletes não caiam. Se algum cair, reposicione com atenção. Prense aos poucos e confira se a capa desceu o suficiente para colocação do anel trava.
Instale o anel trava na capa prensada antes de começar a prensar a próxima capa.
Depois de prensar as quatro capas, confira se a junta universal se movimenta livremente; ela não pode ficar bloqueada ou com ruídos.
Atenção: esta cruzeta não tem graxeira. É da série Lube-for-life.
Confira esta e outras dicas na Playlist da série Spicer Sem Segredos no Canal Spicer Brasil no Youtube (www.youtube.com/spicerbrasil).