Direto da série Spicer Sem Segredos as dicas para a troca e instalação das Cruzetas 5-279XS

Neste vídeo da série “Spicer Sem Segredos”, apresentamos os procedimentos para a troca e instalação de cruzetas da série 10, modelo 5-279XS, utilizada em caminhões das marcas Ford e Volkswagen com cardans entre eixos e tração 6×4.

As cruzetas Spicer 5-279XS são aplicadas de série nos caminhões Ford Cargo 2630, tração 6X4, com motores MWM 6.10 TCA, fabricados entre 1991 e 2002, e nos seguintes modelos Volkswagen: Worker 24.220, tração 6X4 e motor Cummins 8.3 6 cilindros, fabricados entre 1994 e 2009; Worker 24.250, tração 6×4 e motor Cummins 8.3 6 cilindros, anos de fabricação 1991 a 2012; e Worker 26.300, tração 6×4 e motor Cummins 8.3 6 cilindros, anos 2000 a 2009.

Antes de começar a realização dos serviços de substituição, confirme se tem às mãos todas as ferramentas necessárias:

  • Chave de boca nº 8 para a graxeira;
  • Torquímetro com soquete de boca nº 13 para os parafusos de fixação das abraçadeiras;
  • Martelo – de preferência de poliuretano para soltar e depois reposicionar as capas.

DESMONTAGEM

Comece removendo os parafusos de fixação dos pratos das capas e depois retire as capas. Remova a cruzeta.

 

Dica: Após a desmontagem das capas, verifique se todos os roletes estão devidamente posicionados nas capas e examine o corpo da cruzeta, procurando por marcas ou desgaste excessivo. Estas podem ser indicativos de outros problemas no cardan, tais como desalinhamento ou falta de lubrificação.

Descarte apropriadamente os parafusos, capas e roletes usados.

Atenção: estes itens nunca devem ser reutilizados ou reaproveitados.

MONTAGEM

Na hora de montar a cruzeta nova é importante tomar alguns cuidados.

1 – Veja se a graxeira está na posição certa, com fácil acesso e sem travar o movimento da junta. Use os parafusos originais Spicer número 573709.

2 – Antes de instalar, tome cuidado ao remover as capas da cruzeta para que os roletes não caiam. Se algum cair, reposicione com atenção.

3 – Posicione a cruzeta e coloque uma capa de cada vez, deixando para fazer o aperto final quando todas as capas estejam fixadas.

4 – Com auxilio do torquímetro, aplique 35,47 Nm em cada parafuso.

5 – Confira sempre se o cardan está bem nivelado e alinhado.

6 – Não aplique óleo ou graxa nos olhais. Isso pode provocar a rotação das capas.

7 – Depois de fixar as quatro capas, confira se a junta universal se movimenta livremente. Ela não pode ficar bloqueada, nem com ruídos.

8 – Por fim, realize a lubrificação da cruzeta. Se tiver dúvidas, confira as rotinas de lubrificação das cruzetas Spicer Série 10 em nosso Canal no Youtube (www.youtube.com/SpicerBrasil)

 

 

 

 

 

 

 

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]