O rolamento é um item essencial em situações que possuem cargas axiais, radiais e ou combinadas. Acompanhe nesta dica técnica a rotina de substituição do rolamento do semieixo da picape Chevrolet S-10 e pode contar com a qualidade e segurança da novíssima linha de rolamentos Spicer. Confira.
Para começar você precisará ter em mãos um rolamento Spicer código 565903, que pode ser adquirido nos parceiros comerciais Dana espalhados em todo o território nacional.
Desmontagem do semieixo
Puncionar dois pontos para marcar a furação no anel-trava do semieixo.
Furar nos pontos marcados utilizando uma broca de 8mm.
O furo não pode ultrapassar a parede do anel para não danificar o semieixo.
Com uma talhadeira bater sobre os furos com força até soltar o anel-trava.
Após o anel retirado, empurre a placa e o retentor de encontro ao flange do semieixo.
Saque o rolamento (sacador/instalador do rolamento do semieixo). Não aqueça, nem corte o conjunto do cone do rolamento com maçarico para removê-lo.
Em seguida, remova o retentor e a placa retentora.
Inspecione a mesma quanto a uma possível deformação. Se alguma parte da placa estiver danificada, troque-a.
O retentor também deve ser substituído por um novo. Inspecione ainda as superfícies usinadas do semieixo. Limpe bem, removendo possíveis riscos ou rebarbas.
Montagem do semieixo
Com um pano, limpe a superfície do assento do rolamento e do anel-trava do semieixo.
Providencie também a limpeza do novo anel-trava, a ser montado no semieixo.
A limpeza é necessária para assegurar uma boa fixação do rolamento e do anel-trava para garantir a perfeita montagem e funcionamento.
Instale a placa de retenção e o retentor. Depois engraxe os lábios. Posicione o novo rolamento a ser montado com um sacador/instalador do rolamento do semieixo. Monte o anel-trava, utilizando também o sacador/instalador do rolamento do semieixo.
Utilize um calibrador de lâminas de 0015” entre o rolamento e o anel-trava, certificando-se que esteja assentado.
Deve existir no mínimo um ponto em que o calibrador não entrará entre o rolamento e o encosto no semieixo. Se o calibrador entrar completamente em toda o contorno, o anel de fixação deve ser prensado ainda mais no semieixo.
Importante: O anel-trava não deve ser aquecido na hora da montagem. Nunca utilizar solda elétrica pois poderá provocar alteração na estrutura do material, com perda de todo o serviço.
Após montado o rolamento e o anel-trava, lubrifique bem o rolamento utilizando graxa.
O eixo diferencial é um componente muito importante no conjunto de uma picape, afinal é responsável por transmitir a potência do motor para as rodas de tração, mesmo em alta velocidade, fazendo girar mais rapidamente a roda externa em relação a interna em uma curva, compensando as diferentes distâncias percorridas por elas.
Lembre-se: Não arrisque todo o seu trabalho com a utilização de peças de qualidade duvidosa. Use sempre itens de marcas idôneas, de boa procedência, com qualidade, tradição e garantia, como as marcas Dana, Albarus, Spicer e Victor Reinz.
Para este trabalho de substituição de rolamentos em sistemas de transmissão, você pode contar com Spicer, com a novíssima linha de rolamentos.
Desenvolvidos com materiais de alta qualidade, os rolamentos Spicer oferecem melhor performance, com menos ruído e atrito, assegurando alta confiabilidade e durabilidade, maior vida útil e com o diferencial de que todos os produtos são aprovados em nossos laboratórios de testes.
Somente a empresa que é especialista em eixos diferenciais e transmissões pode recomendar o melhor rolamento para eixos diferenciais e transmissões. O Design é Spicer, a especificação do rolamento no eixo e transmissão original é Spicer, use Spicer.
Clique na imagem a seguir e conheça a novíssima e completa linha de Rolamentos Spicer.
Se não encontrar Spicer no seu comércio de autopeças favorito, entre em contato pelos nossos Canais de Atendimento.
Central de Atendimento Dana (SAC) – 0800 727 7012
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