Anualmente, o 20 de novembro é comemorado como o Dia do Mecânico. Mas, quem são esses profissionais e qual sua importância para o trânsito, a economia e o meio ambiente? Confira!
Dê uma volta pelo bairro e observe. Quantos oficinas de reparação automotiva você viu neste curto percurso de 10 a 15 minutos. Uma, duas… dez?
Independentemente da região do país, sempre existe uma oficina e no mínimo um mecânico de plantão para atender um cliente com problemas no veículo ou em busca de um profissional para realizar uma manutenção corretiva ou preventiva.
Esse é um setor fundamental para a economia nacional (22% do PIB – Produto Interno Bruto – que é a soma de todas as riquezas do país), responsável direto pela segurança e fluidez do trânsito nas cidades e estradas, e com atuação direta e significativa na prevenção e redução da emissão de poluentes causados pela queima do combustível.
Para atender essa frota circulante de mais de 57 milhões de veículos, entre automóveis, utilitários, caminhões, ônibus e motocicletas, existem em torno de 120 mil empresas de reparação automotiva, que empregam em torno de 750 mil pessoas, entre empregos diretos e indiretos.
E sabe de mais uma coisa: mesmo assim, ainda existe falta de mecânicos em todo o país!
Com veículos com idade média entre 10 a 12 anos e um país com extensão territorial de 8,5 milhões de km2, existe uma demanda constante de manutenção e escassez de mão de obra.
A correta manutenção nos veículos é essencial para a segurança do motorista e ocupantes do veículo e de outros usuários da via, sejam eles outros motoristas ou pedestres.
É o mecânico que realiza o diagnóstico de falhas, inspeciona componentes do veículo com o objetivo de encontrar irregularidades, realiza as correções e substituições necessárias e, ainda, orienta o motorista, previne prováveis acidentes, reduz o impacto ambiental e ajuda a economia a continuar girando.
Não é à toa que eles são conhecidos como os “médicos dos carros”, responsáveis pela manutenção de máquinas sobre rodas, que circulam por todo o território nacional, transportando pessoas e produtos, interligando e abastecendo cidades.
É apenas um dia, mas não custa dar uma paradinha na oficina e agradecer ao nosso amigo mecânico. Uma passada rápida, é claro, pois a gente sabe que ele não pode parar, pois tem muitos trabalhos aguardando para serem realizados.
Parabéns pelo 20 de dezembro: Dia do Mecânico!