Sabe aqueles barulhinhos que seu cliente reclama e você procura, procura, procura, e muitas vezes não acha, pois é, esse probleminha é um tema nas montadoras e tem até nome – NVH. Saiba como realizar um check list dos pontos mais atingidos e causadores destes problemas.
Ruído, vibração e aspereza (NVH – Noise, Vibration and Harshness), também conhecido como ruído, vibração e incômodo, é o estudo e modificação das características geradoras de barulhos em veículos, especialmente carros e caminhões.
O diagnóstico de ruído, vibração e aspereza (NVH) evoluiu muito desde os anos 60 e hoje os engenheiros automotivos estudam profundamente como equilibrar e distribuir pesos e forças, aplicar materiais mais eficientes na vedação e eliminação de ruídos, componentes e sistemas que absorvam melhor a irregularidade do piso e outros ajustes, tudo para manter o conforto dos ocupantes do veículo e um ambiente silencioso e sem trepidações.
Graças aos seus esforços, os veículos agora têm estes avanços NVH:
- Eixos de equilíbrio do motor, que embora não sejam nenhuma novidade, continuam a cancelar as vibrações recíprocas do motor. Os suportes do motor hidráulico controlados eletronicamente amortecem as vibrações do motor ao chassi.
- Pneus radiais de design avançado e rodas de liga leve usinadas eliminam a maioria dos problemas de desgaste das rodas e pneus.
- Janelas embutidas e portas e painéis da carroceria montados com precisão reduzem amplamente as reclamações de ruído do vento.
- Controle de direção ajustável eletronicamente reduz muitas reclamações de dureza relacionadas ao percurso.
- Melhor isolamento acústico na carroceria reduz os níveis de ruído da estrada e do trem de força a tal ponto que muitos motoristas de carros básicos agora operam tão silenciosamente quanto os melhores veículos de luxo de uma década atrás.
Por outro lado, cada refinamento NVH serviu apenas para aumentar a sensibilidade do motorista ao ruído, vibração e aspereza. A maior parcela das reclamações de NVH de veículos novos, seminovos e usados são causadas por fontes óbvias, como peças aplicadas incorretamente, mal montadas ou quebradas.
Já a maioria das reclamações de aspereza (incômodo) envolve problemas de controle de direção, que geralmente são reclamações subjetivas que podem ser originadas de um conjunto recém-instalado de amortecedores ou pneus mal caibrados.
Embora muitos problemas de NVH continuem a ser diagnosticados por um ouvido atento ou pela experiência de um profissional acostumado a estas situações, a maioria dos diagnósticos exige equipamentos e avaliação com dados quantificáveis.
Localizando a fonte das reclamações
Boa parte do ruído ou vibração são causadas por barulhos constantes ou ressonantes que emanam da carroceria ou partes do painel interno que vibram ou ressoam em resposta a variações na superfície da estrada, velocidade do motor, velocidade do veículo e condições de velocidade das rodas.
Ruídos e vibrações relacionados à velocidade da roda e do motor são reclamações comuns do NVH. Muitas dessas vibrações ocorrem em velocidades específicas das rodas ou do motor.
Se o eixo de transmissão estiver operando em ângulos excessivos ou desiguais, isso é considerado uma vibração de segunda ordem. Já uma junta homocinética gasta pode ser considerada uma vibração de terceira ordem porque o semieixo está operando fora do centro e, porque a junta homocinética está desgastada, pode estar causando uma vibração de torção durante as voltas.
O termo “caminho de transferência” indica o caminho pelo qual um ruído ou vibração é transferido de sua fonte para um componente ressonante. Um exemplo disso seria um volante ressoando com uma vibração que começa nas rodas e percorre a articulação da direção e o eixo de direção até o volante.
A lista de componentes que podem fazer barulho pode ser interminável, mas verifique primeiro todas as “coisas estúpidas” e depois passe para os componentes que possam estar mal fixados, desgastados ou danificados e possíveis fontes dos ruídos.
A seguinte lista de verificação ajudará a diagnosticar problemas de NVH:
- Certifique-se de que todos os pneus estão devidamente calibrados e se todos têm o mesmo tamanho e profundidade de banda de rodagem. Confira também se todas as porcas de roda estão apertadas de acordo com as especificações.
- Verifique se há acessórios externos, como bagageiros de teto, racks e porta-bicicletas, que podem produzir ruídos em várias velocidades.
- Observe se há “lixo no porta-malas”, ou seja, pneus sobressalentes soltos, macacos, caixas de ferramentas de metal e itens soltos, que tendem a se acumular no porta-malas do carro com o tempo.
- Verifique o porta-luvas, para ver se há moedas soltas e outros objetos que façam barulho.
- Olhe sob o capô para se certificar que a bateria está presa, todas as correias de transmissão estão corretamente tensionadas e que as tampas de plástico do motor estão presas.
- Assim que o veículo estiver no elevador, verifique se há deterioração em todos os suportes de borracha do motor e da transmissão, suportes do sistema de direção, buchas da suspensão e ganchos e coxins do escapamento.
- Já com o veículo em funcionamento, procure por barulhos causados por componentes internos e vibrações estranhas ao funcionamento do motor.
- Faça um percurso de teste e fique atento às situações reclamadas pelo motorista. Se ele indicou alguma condição específica de uso, reproduza essa situação e observe como o veículo se comporta.