Eletromobilidade: este foi o tema central da Fenatran 2019 e a Dana apresentou suas soluções em powertrain para veículos comerciais movidos a bateria, com a apresentação de seu portfólio elétrico
Realizada no mês de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista, a Fenatran 2019 – 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, teve muito mais que caminhões de todos os tipos e tamanhos, teve uma mostra do futuro do transporte de carga, com destaque para as soluções Dana em eletromobilidade para veículos comerciais, além de destacar a completa linha de componentes para o mercado de reposição com as tradicionais marcas Spicer, Albarus e Victor Reinz.
Segundo executivos Dana, são mais de 20 anos investindo no desenvolvimento de células de combustível, componentes eletrificados e mecatrônica, que ampliam o pacote de soluções Dana e posiciona a empresa de forma diferenciada, com tecnologia e conhecimento, que conferem a posição de liderança em sistemas de eletrificação para veículos comerciais, leves e para os segmentos agrícola e de construção.
Como parte destes esforços, a empresa concluiu recentemente a aquisição da Nordresa, o que permitirá à Dana oferecer a frotas e clientes OEM soluções completas para veículos elétricos a bateria, além da parceria estratégica firmada no começo deste ano com a Hyliion Inc., auxiliando na expansão da capacidade de oferta de sistemas híbridos diesel-elétricos completos.
A parceria com a Hyliion permite que a Dana desenvolva arquiteturas híbridas elétricas para veículos comerciais pesados, soluções estas que podem ser instaladas em caminhões novos ou adaptadas em caminhões existentes, transformando essencialmente um caminhão 6×2 tradicional em um híbrido 6×4.
O fruto do trabalho desenvolvido até aqui permitiu que as soluções Dana para caminhões e comerciais elétricos estejam em operação ao redor do mundo, equipando mais de 15 mil veículos, sobretudo na China e nos Estados Unidos.
O portfólio da Dana inclui os sistemas de acionamento direto Spicer Electrified, eixos eletrônicos totalmente integrados, equipados com os motores, inversores e sistemas de controle TM4. “A Dana está pronta para atender seus clientes e oferecer a solução mais eficiente e robusta, quer seja elétrica, híbrida ou a combustão, para quase todo tipo de veículo comercial, desde picapes e vans até caminhões e ônibus, passando por modelos fora de estrada”, destaca Raul Germany, presidente da Dana para o Brasil.
No estande Dana foram apresentadas ainda as tecnologias aplicadas no caminhão protótipo desenvolvido pela empresa nos Estados Unidos, o City Delivery Dana, uma solução que combina um eixo traseiro e motor ambos elétricos com inversor, movidos a bateria, mais leves e compactos, pois não utilizam o tradicional trem-de-força e nem componentes como tanque de combustível.
O conjunto pode ser montado em qualquer chassi que utilize os modelos de eixo S110 e S130, e proporciona autonomia de 161 quilômetros, com consumo de energia 8% menor que um veículo com motor centralizado e cerca de 170 kg mais leve que os conjuntos convencionais de veículos a Diesel.
Este caminhão-protótipo é ideal para aplicação urbana, como distribuição de bebidas, com redução de 67% no consumo de energia e de 40% na emissão de poluentes, em comparação com o mesmo veículo movido a Diesel.