• A Empresa
    • Visão geral
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Visão geral
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Notícias
  • Investidores
  • Fornecedores
  • A Empresa
    • Visão geral
    • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
 Busca

Dana Informa

Home / Mercados / Aftermarket / Dana Informa / Dana homenageia o Opala do Recorde Brasileiro de Velocidade na Automec
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
  • Aftermarket
    • Lançamentos
    • Dana Informa
    • Danatureza
    • Garantia

Dana homenageia o Opala do Recorde Brasileiro de Velocidade na Automec

24 abril, 2023

Presença do carro é um dos grandes destaques da empresa na feira

A Automec está de volta após 4 anos de espera e a Dana leva para o seu estande nada menos do que a homenagem ao Opala Stockcar que estabeleceu o Recorde Brasileiro de Velocidade em 303 km há mais de 30 anos atrás, pilotado por um ícone do automobilismo brasileiro, Fábio Sotto Mayor.

Com patrocínio da Dana, o feito de Sotto Mayor aconteceu em 15 de outubro de 1991, na tranquila Riviera de São Lourenço, no balneário paulista de Bertioga, com a presença de mais de 30 pessoas, entre mecânicos, cronometristas, fiscais, jornalistas e policiais, além de dezenas de curiosos que lotaram os trevos e as margens da rodovia Rio-Santos. Nesse dia, Sotto Mayor registrou média de velocidade de 303 km/h e velocidade final de 315 km/h na melhor volta.

Depois de mais de três décadas, a Dana preparou uma homenagem ao Opala StockCar do recorde brasileiro de velocidade, que foi restaurado com esmero e atenção para os detalhes. Um carro de colecionador foi a base da completa restauração, ao longo de 2 anos. Como não podia deixar de ser, o veículo conta com eixo diferencial série Vintage Fever do Dana 44.

O Opala estará exposto no estande da Dana, uma oportunidade para que os visitantes conhecer a máquina e sua história repleta de desafios e superações. Foram seis passagens na rodovia Rio-Santos para fazer tomada de velocidade.

“Para nós é motivo de orgulho mostrar na Automec, um evento tão importante, nossa homenagem para um feito icônico do automobilismo e dos brasileiros.  Recuperar e contar esta história emblemática, que estava apenas nos vídeos do Youtube, é mais do que prestar o devido reconhecimento aos protagonistas do recorde brasileiro de velocidade.”, destaca o Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing da Dana, Luis Pedro Ferreira.

 

Restaurando um ícone

O trabalho de restauração do Opala teve início com a busca de um automóvel usado na Stock Car semelhante ao utilizado por Sotto Mayor em Bertioga e que se enquadrasse no regulamento vigente entre 1987 a 1993. Um modelo com pedigree de campeão foi encontrado em Artur Nogueira, interior de São Paulo, uma réplica do carro que levou a dupla formada por Angelo Giombelli e Ingo Hoffmann ao título da temporada de 1993.

As peças fabricadas pela Dana foram obtidas e instaladas com a colaboração de técnicos e mecânicos especializados em cardan e diferencial. O famoso eixo diferencial Dana 44 e seu cardan, dobradinha robusta e confiável que é sonho de consumo de qualquer apaixonado pelo Chevrolet Opala, foram encomendados para as fábricas de Gravataí e Sorocaba e devidamente instalados por especialistas.

Já os componentes fabricados especialmente para a Stock Car criaram um outro cenário. Exemplo típico são as rodas de liga leve e os pneus Pirelli usados na época. O carro tinha um jogo de rodas originais para os pneus tala larga 265x40xR16 mas o recorde foi quebrado com um outro jogo, de aro 14, uma configuração mais baixa e mais agressiva, de acordo com a empreitada da quebra do recorde. Um colecionador tinha as rodas, pintadas de amarelo como as originais, e os pneus vieram de um fabricante do exterior.

  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
Relatório Anual 2023 Relatório Anual 2023
Veja mais
A Empresa
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Tecnologia e Inovação
  • Liderança
  • Marcas
Produtos
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
Mercados
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
  • Aftermarket
  • e-Mobilidade
Dana
  • Certificações
  • Política Ambiental
  • Política Anticorrupção
  • Política de Saúde & Segurança do Trabalho
  • Política da Qualidade
  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
Contato
  • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
  • Termos de uso
  • Política de privacidade
  • Mapa do site
  • LinkedIn
© 2025 Dana Limited. Todos os direitos reservados.