Presença do carro é um dos grandes destaques da empresa na feira
A Automec está de volta após 4 anos de espera e a Dana leva para o seu estande nada menos do que a homenagem ao Opala Stockcar que estabeleceu o Recorde Brasileiro de Velocidade em 303 km há mais de 30 anos atrás, pilotado por um ícone do automobilismo brasileiro, Fábio Sotto Mayor.
Com patrocínio da Dana, o feito de Sotto Mayor aconteceu em 15 de outubro de 1991, na tranquila Riviera de São Lourenço, no balneário paulista de Bertioga, com a presença de mais de 30 pessoas, entre mecânicos, cronometristas, fiscais, jornalistas e policiais, além de dezenas de curiosos que lotaram os trevos e as margens da rodovia Rio-Santos. Nesse dia, Sotto Mayor registrou média de velocidade de 303 km/h e velocidade final de 315 km/h na melhor volta.
Depois de mais de três décadas, a Dana preparou uma homenagem ao Opala StockCar do recorde brasileiro de velocidade, que foi restaurado com esmero e atenção para os detalhes. Um carro de colecionador foi a base da completa restauração, ao longo de 2 anos. Como não podia deixar de ser, o veículo conta com eixo diferencial série Vintage Fever do Dana 44.
O Opala estará exposto no estande da Dana, uma oportunidade para que os visitantes conhecer a máquina e sua história repleta de desafios e superações. Foram seis passagens na rodovia Rio-Santos para fazer tomada de velocidade.
“Para nós é motivo de orgulho mostrar na Automec, um evento tão importante, nossa homenagem para um feito icônico do automobilismo e dos brasileiros. Recuperar e contar esta história emblemática, que estava apenas nos vídeos do Youtube, é mais do que prestar o devido reconhecimento aos protagonistas do recorde brasileiro de velocidade.”, destaca o Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing da Dana, Luis Pedro Ferreira.
Restaurando um ícone
O trabalho de restauração do Opala teve início com a busca de um automóvel usado na Stock Car semelhante ao utilizado por Sotto Mayor em Bertioga e que se enquadrasse no regulamento vigente entre 1987 a 1993. Um modelo com pedigree de campeão foi encontrado em Artur Nogueira, interior de São Paulo, uma réplica do carro que levou a dupla formada por Angelo Giombelli e Ingo Hoffmann ao título da temporada de 1993.
As peças fabricadas pela Dana foram obtidas e instaladas com a colaboração de técnicos e mecânicos especializados em cardan e diferencial. O famoso eixo diferencial Dana 44 e seu cardan, dobradinha robusta e confiável que é sonho de consumo de qualquer apaixonado pelo Chevrolet Opala, foram encomendados para as fábricas de Gravataí e Sorocaba e devidamente instalados por especialistas.
Já os componentes fabricados especialmente para a Stock Car criaram um outro cenário. Exemplo típico são as rodas de liga leve e os pneus Pirelli usados na época. O carro tinha um jogo de rodas originais para os pneus tala larga 265x40xR16 mas o recorde foi quebrado com um outro jogo, de aro 14, uma configuração mais baixa e mais agressiva, de acordo com a empreitada da quebra do recorde. Um colecionador tinha as rodas, pintadas de amarelo como as originais, e os pneus vieram de um fabricante do exterior.