Dana conquista prêmio por reciclagem de borracha

Desde 2018, a Dana atingiu a meta de reciclagem de 100% dos resíduos de borracha vulcanizada e não vulcanizada em seus processos produtivos no Complexo Industrial em Gravataí (RS). Esse esforço acaba de ser reconhecido com Prêmio Expressão de Ecologia. Confira!

A Dana, uma das principais empresas do setor automotivo brasileiro e que acaba de comemorar 73 anos de atividades no País, conquistou pela primeira vez, o Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Reciclagem – Setor de Autopeças – promovido para divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil.

A fabricante se destacou entre os 164 projetos inscritos com o case de Reciclagem de Borracha, no qual recicla 100% dos resíduos de borracha vulcanizada e não vulcanizada, com e sem resíduos metálicos, resultantes de seus processos produtivos.

O projeto “Borracha 100% reciclada”, aplicado na unidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, começou em 2008, quando a empresa registrou seu maior volume de geração de resíduos, destinando aos aterros industriais 190,56 toneladas de resíduos de borracha.

A legislação permite que os resíduos de borracha sejam enviados para um aterro homologado. Apesar disto, a empresa sempre buscou alternativas mais eficazes e que causassem o menor impacto ambiental possível. A solução foi encontrada na prática dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

Com base em sua Política Ambiental e na certificação ISO 14001:2015, a Dana estruturou uma equipe de gestão ambiental para ficar atenta a novas oportunidades, aos processos sistêmicos de gestão de homologação de fornecedores e aos resultados econômicos alcançados com a reciclagem.

O objetivo era reduzir o impacto dos processos de manufatura, dos produtos e dos negócios no meio ambiente, por meio de uma gestão estratégica que levasse em consideração o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor e do ciclo de vida do produto.

Esta não é a primeira vez que o projeto Borracha 100% Reciclada é premiado. A Dana conquistou o primeiro lugar no Prêmio Benchmarking Brasil duas vezes e em 2012 já tinha recebido o Prêmio Gabriel Gueller de Melhor Paper de Meio Ambiente, da SAE Brasil.

Em sua 27ª edição, o Prêmio Expressão de Ecologia teve 164 projetos inscritos, dos quais 27 foram vencedores, em 21 categorias. Criado em 1993 pela Editora Expressão, tornou-se a maior premiação ambiental do País no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente, acompanhando e incentivando o aumento da conscientização ambiental de empresários e ambientalistas.

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]