Poucas marcas podem se orgulhar de superar todos desafios de mais de um século de existência, enfrentando crises econômicas e políticas, guerras, concorrência globalizada e, principalmente, as mudanças tecnológicas. Viaje pelo tempo e comemore conosco o arrojo de Clarence Spicer, o personagem que iniciou a história da Dana.
O ano é 1904 e a indústria automotiva dava seus primeiros passos no mundo, com fabricantes de veículos surgindo na Europa e nos Estados Unidos. No ano anterior, 1903, Henry Ford fundava sua empresa, a Ford Motors Company, e começava a colocar em prática sua ideia de produzir automóveis em massa, com seus conceitos de linha de produção.
Em 1904, existiam no mundo aproximadamente 55.000 veículos motorizados, sendo que pouco mais de uma centena rodavam em terras brasileiras e 84 destes estavam em São Paulo. A indústria automotiva estava iniciando sua história e as fabricantes de autopeças ainda eram poucas e com um mercado consumidor ainda restrito, mas em franca e permanente expansão.
Nossa história começa em Plainfield, no estado de Nova Jersey, Estados Unidos, em 1904, com a criação da Spicer Universal Joint Manufacturing Company, nome do engenheiro, inventor e fundador da companhia Clarence W. Spicer. Em 1928, já na cidade de Toledo (Ohio), a empresa foi renomeada como Dana Corporation, em memória de Charles A. Dana, que juntou-se à companhia em 1914 e tornou-se presidente e tesoureiro em 1916.
Depois de inventar uma peça de carro inovadora, a Spicer Universal Joint, a junta universal, Clarence Spicer deixou a Universidade de Cornell para fundar seu negócio de peças automotivas, e começou a fornecer peças automotivas para empresas como Buick, Wayne, Mack, Olds, Stevens-Duryea e American Motor Car Company.
Spicer desenvolveu projetos inovadores que mudaram a forma como os automóveis eram movidos e apesar dessas inovações e do crescimento da indústria automotiva, enfrentou dificuldades inclusive durante a Primeira Guerra Mundial.
A Spicer continuou a influenciar o desenvolvimento da indústria automobilística depois que a guerra acabou, adquirindo outras empresas que produziam peças para fabricantes de automóveis.
Em 1944, mais de dez mil pessoas trabalhavam para Spicer. A essa altura, Clarence Spicer não estava mais vivo e, em 1946, a Spicer Manufacturing Company tornou-se Dana Corporation, renomeada em homenagem ao homem que tanto contribuiu para o sucesso da empresa nas décadas anteriores.
A empresa renomeada prosperou nas décadas que se seguiram à Segunda Guerra Mundial. A liderança da empresa continuou a adquirir outros negócios que produziam peças automotivas, como a Perfect Circle Corporation em 1963 e a Victor Gasket Manufacturing Company em 1966.
Na década de 50, a Dana se associou a Albarus no Brasil, uma empresa criada em 10 de julho de 1947 pelo imigrante alemão Ricardo Bruno Albarus no Rio Grande do Sul, que gradualmente especializou-se na produção de peças para a crescente frota de veículos importados que circulavam pelo País.
Essa associação marcou o início das atividades da Dana no Brasil e foi o primeiro investimento da companhia fora dos Estados Unidos. Em pouco tempo, a Dana assumiu o controle acionário da Albarus e constituiu-se, a partir dos anos 1970, em um dos maiores fornecedores de autopeças para as fabricantes de veículos instaladas no Brasil.
Hoje, a centenária Dana atende a três mercados principais; veículos de passageiros, caminhões e equipamentos fora-de-estrada, com produtos locais, serviços e suporte aos clientes de equipamentos originais e do mercado de reposição. Sua sede está na cidade de Maumee, em Ohio, nos Estados Unidos, e emprega mais de 23.000 pessoas em 26 países ao redor do mundo.
Na América do Sul, tem operações na Argentina, Colômbia, Equador, e é claro, no Brasil, com operações nas cidades de Gravataí (RS), Sorocaba (SP), Jundiaí (SP), Campinas (SP) e Limeira (SP), contando com aproximadamente 4.000 colaboradores. Neste ano, comemoramos 75 anos de Brasil, um feito almejado por muitos, mas igualado por poucos. Continuaremos falando sobre este aniversário nos próximos meses, não perca!