Com o objetivo de aumentar sua participação de mercado, a Dana Brasil retomou no começo de 2017 a venda direta de peças de reposição para distribuidores, após 13 anos. Carlos Dourado, Diretor de Vendas de Reposição para a América do Sul avalia os resultados obtidos até aqui e pontua sobre as ações realizadas e novos objetivos.
A Dana vem desde o início de 2017 destinando foco total aos mercados de reparação e reposição, segmentos nos quais tem tradição muito forte, há mais de 70 anos, desde a fundação da empresa, em 1947. O objetivo sempre foi atender as necessidades crescentes dos clientes do mercado de reposição, aliando qualidade com preços competitivos.
Desde o ano passado, a empresa tem reforçado o relacionamento com o mercado de reposição brasileiro, com o lançamento de novos produtos, ampliação de sua linha e também uma nova forma de comercializar os seus produtos no Aftermarket, que passou a ser diretamente atendido junto aos distribuidores.
Também inaugurou um Centro de Distribuição em Diadema, onde consolida todas as linhas de produtos. Tudo para melhor atender e superar as expectativas e necessidades do Aftermarket. “Estruturamos uma nova equipe tanto interna como externa, dando suporte ao negócio em todo o território nacional. Hoje temos orgulho de poder contar com os melhores e maiores distribuidores que fazem nossos produtos chegarem através de uma logística eficiente em todos os cantos desse país, garantindo a disponibilidade de nossos produtos ao reparador em todo o Brasil”, comenta Carlos Dourado.
A Dana já possuía a mais completa linha de produtos para cardans, diferenciais, juntas homocinéticas e kits de reparo, colunas de direção e lançou no ano passado a linha de componentes de suspensão e direção com a marca Spicer e no começo de 2018 dá continuidade ao novo enfoque para o mercado de reposição, reforçando os investimentos com a marca Albarus, que traz um complemento estratégico ao portfólio. “Combinamos os produtos originais Spicer com os produtos All M
akes Albarus, ampliando assim as soluções oferecidas para que nossos clientes possam atender melhor aos seus clientes”, ressalta.
Para a reestreia da marca Albarus, a empresa iniciou uma campanha de divulgação, resgatando junto aos tradicionais clientes da marca a certeza de que é um produto de Qualidade, Tradição e Segurança. “Estreamos nosso site albarus.com.br com catalogo para consulta e download, nossa página no Facebook cresce sua base de seguidores dia-a-dia e nossa ampla campanha publicitaria está e estará o ano todo nas principais publicações do ramo, sempre com a mensagem que reforça o lado bom da saudade, o do reencontro. Estamos muito felizes e orgulhosos com a receptividade e carinho que estamos encontrando nesta nova fase de uma lenda do mercado autom
otivo, e prontos para escrevermos juntos a continuidade desta marca de sucesso, sinônimo de qualidade e segurança – um legado inspirador”, afirma.
Outro ponto destacado por Dourado é a fidelidade e confiança às marcas Dana junto aos profissionais do mercado, seja ele o reparador independente, o varejista ou o atacadista de autopeças. “Estes são públicos muito importantes para nós e a Dana dedica total atenção a eles. Nossas marcas fazem parte da vida destes profissionais por gerações e gerações e representam qualidade, confiança e tradição, sendo esses os principais atributos de nossos produtos que contribuem muito para a fidelização de nossos clientes”, analisa o executivo.
A Dana investe continuamente na melhoria da qualidade de seus produtos, aprimoramento de seus sistemas de negócios e no relacionamento com o mercado, tendo sempre o cliente como centro de sua atenção na busca incessante da garantia de sua satisfação.
A empresa trabalha em duas frentes – uma institucional, de uma empresa global, presente em 34 países, com mais de 30.000 colaboradores, na qual o mercado de reposição recebe foco estratégica nos negócios globais. “Com muito orgulho apresentamos nossas linhas de produto e marcas em www.dana.com.br/aftermarket – direcionando para os respectivos sites de cada marca”, exemplifica Dourado.
A segunda frente de contato mais direto com o mercado, são os sites dedicados, como em Spicer.com.br e Albarus.com.br, onde podem ser feitas as consultas específicas sobre produtos, assistir dicas técnicas em vídeo, ler guias de uso ou consultar o catálogo de aplicações, para baixar, instalar como App no celular ou tablet ou para consultar no próprio site.
“Nossos sites e canais de comunicação procuram dar acesso facilitado ao conteúdo técnico que elaboramos, aos catálogos, aos vídeos, que de forma simplificada e rápida, procuram fazer a vida do mecânico mais simples. Suportar o reparador, provendo conhecimento de nossos produtos, informação técnica e treinamento é e sempre será um de nossos principais pilares de crescimento do nosso negócio no aftermarket”, afirma.
Outro meio destacado por Carlos Dourado são as redes sociais, consideradas um importante canal de comunicação para os objetivos da Dana: “Desafiador por trazer uma expectativa de velocidade de resposta e uma complexidade de pontos de contato – mas nos aproxima dos aplicadores e nos ajuda a melhorar nossos produtos e serviços. Estamos aprendendo e melhorando com nossos clientes e aplicadores o tempo todo. É só escutar.”
A Dana está trabalhando em uma agenda agressiva para levar ao reparador em todo o Brasil conhecimento técnico de seus produtos, o que passa a ser uma das principais bandeiras nessa retomada no mercado de reposição.
O ano de 2017 foi um ano muito importante para a Dana, pois a empresa celebrou os seus 70 anos de Brasil. As ações que a empresa iniciou este ano serão continuadas e está em processo de ampliação dos serviços e linha de produtos, aumentando a abrangência para atender e buscar superar as necessidades do mercado.
“Dentro deste cenário, temos procurado reforçar o relacionamento com o mercado de reposição brasileiro, com o lançamento de novos produtos, ampliação de sua linha e também aprimorar ainda mais a nossa forma de comercializar nossos produtos no Aftermarket, com presença constante no mercado, ouvindo e apoiando o lojista e o distribuidor”, lembra Dourado.
Já em 2018, como novidade destaca o relançamento da marca Albarus, e em breve o lançamento das Unidades Móveis Dana, um serviço diferenciado com técnicos Dana especializados para ampliar a presença em campo e atender os distribuidores, aplicadores e frotistas, promovendo ainda mais a visibilidade da marca e dos produtos comercializados.
“Embalados pelo relançamento da marca Albarus, em 2018 vamos continuar fortalecendo nosso relacionamento direto com o mercado, que é a base do sólido crescimento que iniciamos em 2017 baseados em um novo modelo de negócios, mais próximo, consistente e com uma política comercial clara, em que todos podem confiar. Aproveitaremos as oportunidades de interação com o mercado nas feiras regionais Autopar e Autop, onde estaremos presentes com estandes de 100m2, apresentando nossas marcas e time, prontos para rever os amigos e alinhar esforços”, finaliza.