Estudo realizado recentemente pelo CONAREM e Sebrae identificou a falta de profissionais para atuarem nas retíficas de motores. Para contribuir com a mudança deste quadro, precisamos e podemos ajudar na formação de mão de obra qualificada para o setor.
A Dana anunciou parceria com o CONAREM – Conselho Nacional de Retífica de Motores,
No Brasil, existem mais de 3 mil retíficas de motores que estão ligadas diretamente com a o setor automotivo, especialmente na movimentação de cargas e pessoas. É um serviço tão importante que foi considerado como “essencial” durante o período de pandemia.
O estudo realizado pelo CONAREM em parceria com o SEBRAE, identificou uma grande escassez de mão de obra de profissionais da reparação automotiva pelo mundo, incluindo nas retíficas de motores.
O programa fechado com o CONAREM tem diversas ações de aproximação institucional, técnica e comercial, mas o mais abrangente e imediato é o compromisso firmado entre as partes onde a Dana estará oferecendo vouchers abonando o custo da prova de certificação de Profissional de Motores Ciclo Otto do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva para as 82 retíficas credenciadas à entidade.
Segundo Marcelo Rosa, gerente sênior de vendas para o mercado de reposição para a América do Sul, para a Dana é muito importante esta aproximação com as retíficas de motores. “O CONAREM é o único agente agregador qualificado do segmento e importante para a nossos projetos de uma plataforma diferenciada de comunicação institucional, técnica e comercial, nos aproximando dos aplicadores de nossos produtos”, explica o executivo.
O setor de retíficas, mesmo tendo demanda de serviços, sofre com a falta de mão de obra especializada. “Não há renovação de profissionais e existe hoje dificuldade para repor o posto de um profissional que se aposenta”, explica José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM.
O reparo de motores dos mais diversos segmentos, seja automotivo, marítimo, agrícola e equipamentos industriais, ainda é um mercado em franca evolução, com retíficas espalhadas em todo o Brasil, com as mais diferentes demandas, conforme a região onde estão localizadas e os negócios predominantes na economia onde atuam.
Essa parceria com a Dana, junto com outras ações da empresa e do próprio CONAREM, visam aumentar a oferta de mão de obra qualificada para empresas do setor, uma vez que os veículos elétricos ainda devem demorar mais alguns anos para inverter a predominância no mercado nacional, além da oferta de diversas matrizes energéticas de baixa emissão de poluentes, como o álcool, biodiesel, biomassa, o que leva a crer que os motores a combustão ainda serão realidade por muito tempo.