Dana apoia e orienta os caminhoneiros durante a pandemia

A epidemia do novo coronavírus (Covid-19) fez com que muitos trabalhadores não pudessem trabalhar. Mas esse não é o caso dos profissionais ligados ao transporte de cargas, responsáveis pelo abastecimento de combustível, alimentos e outras cargas indispensáveis a empresas e toda a população. A Dana orienta, ajuda e apoia o trabalho destes profissionais!

A epidemia do novo coronavírus (Covid-19) fez com que muitos trabalhadores não pudessem trabalhar ou restringiu as atividades a trabalhos realizados a partir de casa.

Mas alguns profissionais simplesmente não podem parar, como os profissionais ligados à saúde e prestadores de serviços essenciais, como os caminhoneiros que transportam combustível, alimentos e outras cargas indispensáveis ao abastecimento da população.

Dados de empresas de intermediação eletrônica de cargas e transportadores indicam que 90% dos motoristas prefeririam realizar viagens curtas neste período de pandemia e estariam a procura cargas que permitam o retorno imediato para a casa, o que não significa que estes profissionais deixaram de realizar viagem interestaduais e continuar carregando seus caminhões para cruzar o País, mesmo com as dificuldades acentuadas das viagens.

Além da preocupação com o risco de ser contaminado ou contaminar outras pessoas com o Covid-19, problemas com alimentação e manutenção do veículo são itens de maior preocupação destes profissionais, uma vez que diversos restaurantes de beira de estrada e serviços localizados em postos de conveniência estariam sendo obrigados a fechar suas portas.

A falta de alimentação e serviços básicos para os motoristas podem causar uma queda no transporte de insumos, visto que 75% do transporte de insumos no Brasil é feito via estrada, gerando um possível desabastecimento.

A ajuda pode vir pela Web

Para ajudar estes profissionais, diversos órgãos oficiais e grupos organizados espontaneamente tem oferecido ajuda ou soluções para minimizar estas dificuldades,

Segundo informações da Empresa Brasileira de Comunicação, o app InfraBR Caminhoneiro, aplicativo gratuito do Ministério da Infraestrutura, desenvolvido e mantido pelo Serpro, para oferecer aos usuários uma plataforma de celular de fácil acesso a funcionalidades do dia a dia do caminhoneiro, duas novas funcionalidades:

  1. acesso às informações sobre o funcionamento de serviços essenciais nas estradas, como restaurantes, postos de combustíveis, borracharias, oficinas e lojas de autopeças.
  2. Os motoristas poderão também identificar onde estão os postos de atendimento do Sest/Senat que estão distribuindo kits de higiene e de alimentação, funções que estão disponíveis na aba Coronavírus do aplicativo.

Além dessas novas funções, o InfraBR disponibiliza um questionário para obter dados das condições de saúde do profissional do transporte rodoviário de cargas, bem como da situação das cargas transportadas pela categoria.

O País parou, mas eles seguem servindo a nação

Alguns organismos de apoio ao transporte de cargas estão com ações de campo nas estradas de todo o Brasil, com postos de avaliação clínica de saúde e orientação de hábitos de higiene, distribuição de kits de proteção individuai (máscara, luvas e produtos de higiene pessoal, incluindo álcool em gel) e até refeições e lanches.

Esse serviço de apoio a esse profissional é extremamente essencial para que o País não pare. É o caminhoneiro que abastece supermercados, farmácias, hospitais, agropecuárias, postos de combustíveis e outras empresas.

Atenção com a saúde e o caminhão

Outro ponto que deve ser observado com rigor por motoristas que continuarão na ativa é:

  • Cuide de você, cuide do seu corpo.
  • Tente manter uma alimentação equilibrada. Beba água!
  • Tenha consigo um frasco de álcool em gel ou um desinfetante.
  • Limpe o volante com frequência, bem como as demais superfícies que você mantém contato mais direto.
  • Se tiver problemas com o veículo, use os canais de contato de fabricantes e órgãos de apoio para localizar o prestador de serviços mais próximo e, principalmente, habilitado para realização dos serviços;
  • Exija sempre peças de qualidade e procedência garantida, para evitar problemas futuros e prejuízos maiores.

Ações Dana

Além de manter seus canais de contato a disposição dos profissionais do transporte, a Dana tem suprido seus canais de abastecimento de peças para que não haja falta de componentes para os serviços de reparação, trabalhando intensamente em parceria com Atacadistas, Varejistas e Aplicadores em todo o Brasil.

Outra ação Dana é o Minuto Caminhão, um podcast especializado em veículos pesados, que já virou uma mania entre os profissionais que atuam no setor de transporte pesado.

O programa é transmitido pela internet, redes sociais, agregadores de podcasts e em aplicativos para celular, além de circular nas edições do Canal Dana, boletim de notícias da empresa, incluindo um programa especial, o Minuto Dana, transmitido periodicamente.

Clique na imagem abaixo e ouça o programa número 657 com uma edição especial do nosso podcast Minuto do Caminhão sobre os cuidados dos profissionais da estrada na prevenção da Covid-19.

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]