Cuidar da saúde também é coisa de homem

Este é o mês de lembrar de cuidar da saúde do homem, cuidados que incluem a prevenção do câncer na próstata, mas não se resumem a isso. Vencer o preconceito e prevenir é o caminho, sempre. Cuide de quem você gosta. Se cuide!

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Engajada nesta campanha, a Dana já exibe em seus informes e redes sociais um vídeo esclarecendo sobre a importância da prevenção e, principalmente, estimular seus clientes e parceiros a fazerem o mesmo, como forma de quebrar o preconceito e estimular os homens a adotarem cuidados com sua saúde.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, e histórico da existência da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Pessoas que estejam na faixa de risco precisam discutir com seu médico sobre o rastreamento e os exames necessários. É recomendável que todos os homens façam um acompanhamento anual, pois, quando identificado no início, o tratamento é menos agressivo e a chance de eliminação do câncer é bem maior.

No entanto, um dos principais obstáculos na prevenção e detecção desse tumor, e outros que afetam apenas a população do gênero masculino, é exatamente a falta de informação.

Sintomas

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata, tais como dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Como posso prevenir?

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Médicos e especialistas consultados pela Dana, recomendam:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar;
  • Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar regularmente atividades físicas.

Cuide de você, para continuar cuidando de quem você ama!

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]