Veículos deste segmento exigem muito do sistema de transmissão, o que demanda cuidados na manutenção e muita atenção no quesito lubrificação. Esclarecemos os principais cuidados com estes veículos:
Segmento que só cresce no Brasil, o mercado de picapes médias já registra mais de 5 milhões de unidades, segundo dados do Sindipeças.
Elas fazem sucesso em vários países, não apenas pelo fato de serem práticas e poderem ser usadas por empresas e trabalhadores autônomos em diversas situações na cidade, no campo e no transporte de mercadorias, mas também porque são confortáveis e perfeitas para realizar viagens com as famílias, além de serem garantia de diversão em situações off-road.
Além do porte avantajado, as picapes apresentam algumas peças diferenciadas, quando comparadas aos veículos tradicionais.
O eixo cardan é um exemplo disso. Embora possa ser encontrado em automóveis com tração traseira e motor dianteiro, nos modelos de picapes, este componente costuma ser mais robusto e resistente.
O eixo cardan é um componente essencial em veículos com tração traseira, que conecta a caixa de câmbio ao diferencial. Constituída por um tubo metálico com flanges de acoplamento nas extremidades, essa peça é dividida em duas partes: o cardan primário, que se conecta à caixa de câmbio, e o cardan secundário, que se conecta ao diferencial.
Outro ponto de atenção é o semieixo, que tem a função de transferir a força do diferencial para as rodas do veículo. Eixos com juntas articuladas, chamadas homocinéticas, são usados na dianteira, enquanto na traseira, são rígidos.
Picapes que circulam por terrenos irregulares tendem a sofrer mais com esses componentes, sendo necessário realizar revisões automotivas periódicas.
Entre as principais preocupações na manutenção de picapes está a lubrificação dos componentes da transmissão, em especial a coroa e o pinhão. Use o lubrificante que as montadoras usam, Spicer. O único disponível com versão aditivada. É necessário realizar a troca do óleo do diferencial de acordo com o manual do proprietário ou após trafegar por regiões alagadas, evitando assim a contaminação do lubrificante por água.
A coroa e o pinhão são engrenagens que fazem parte do sistema de transmissão de um veículo. Ficam localizados no diferencial e, trabalhando em conjunto, essas peças controlam a potência e a velocidade que são transferidas para as rodas do automóvel. Por receberem forças intensas, esses componentes costumam sofrer bastante desgaste.
Se o seu cliente é adepto da diversão mais radical e a picape é usada em situações fora de estrada, oriente-o para que não descuide da limpeza e lubrificação após as aventuras na terra e no barro.
Não é porque picapes são grandes e robustas e encaram pisos acidentados com maior facilidade que os carros de passeio, que ele deve descuidar depois da aventura e diversão pelas pistas esburacadas e enlameadas.
É importante fazer uma manutenção e limpeza depois de pegar uma estrada de terra ou barro, especialmente nas partes da suspensão. Algumas picapes ainda têm bico de engraxamento, tanto na parte dianteira da suspensão quanto no feixe de molas.
Com a picape limpa é mais fácil realizar a lubrificação, aproveitando para verificar o estado de componentes como a bandeja de suspensão, freios e eixo cardã, além de lubrificar cruzetas, luvas e ponteiras, pois são componentes da transmissão que ficam expostos a toda a sujeira das pistas não pavimentadas.
Estes itens devem ser lubrificados com a graxa especificada pelo fabricante do veículo ou do sistema de transmissão.
Além disso, é recomendável realizar revisões nas molas, amortecedores, bandeja de suspensão e freios, garantindo o bom estado dos componentes, verificando o estado de mangueiras e conectores, além de inspecionar quanto a folgas e desgastes causados pela solicitação extrema das situações off-road.
Normalmente, quando o carro começa a fazer ruídos indesejáveis, isso significa que algo não está correto. Eles ocorrem na hora de fazer curvas, na frenagem e em trilhas. É importante também prestar atenção em batidas na suspensão.
Oriente seu cliente para em casos de ruídos, levar a picape até sua oficina para uma revisão corretiva. Esse problema pode ser apenas um coxim ou batente desgastado, mas também pode ser um problema mais sério na transmissão ou suspensão.
Não deixe de informar ao cliente sobre a importância das revisões programadas. São nessas ocasiões em que são verificadas partes importantes, como motor, velas de ignição, freios e outros, assegurando a plena utilização do veículo.
Por fim, é recomendável não rodar com peso extra. Isso é válido para vários tipos de veículos. No entanto, como muitas pessoas usam picapes para transportar peças e materiais, este assunto se torna importante para estes carros também.
Afinal, picapes são grandes e robustas, mas também precisam de carinho e cuidados.
Os componentes Spicer são oritginais, vem de fábrica nas presentes nas principais picapes e caminhonetes nacionais e importadas, segmento no qual a Dana é líder absoluta, além de oferecer a mais completa e abrangente linha de componentes para reposição em sistemas de suspensão, direção e transmissão nestes veículos.