Importante componente do sistema de transmissão, o mancal é responsável por suportar as cargas projetadas sobre um eixo cardan e por isso sua manutenção não deve ser negligenciada.
O mancal é um dos principais componentes do sistema de transmissão, sendo responsável por suportar as cargas projetadas sobre o eixo, além de ficar exposto a intempéries e submetido a condições severas.
O mancal central é, basicamente, um suporte fixo onde o rolamento é montado no furo do mancal para suportar o eixo. A melhor forma de assegurar seu bom funcionamento e integridade dos materiais empregados em sua fabricação é a inspeção periódica e a manutenção programada.
Isso evita surpresas negativas e permite a identificação processos de desgastes antes que a peça esteja danificada, reduzindo custos com manutenções corretivas, além de ser uma maneira inteligente de evitar riscos e paradas não programadas.
Veja cinco dicas para checagem dos mancais de forma segura e eficiente:
- Coloque o item “inspeção dos mancais” no cronograma de manutenções.
A melhor forma de realizar uma tarefa é coloca-la dentro de um calendário inteligente. Isso permite programar a atividade e planejar com o devido cuidado. A manutenção de mancais precisa seguir essa regra. a elaboração de um cronograma de manutenções preventivas.
Para que esse cronograma seja útil, é importante que as datas e intervalos das inspeções e manutenções preventivas sejam colocados no cronograma considerando as recomendações dos fabricantes do equipamento/veículo e do componente.
Com base nessas informações fornecidas pelos fabricantes dos equipamentos e dos mancais, e sempre observando as condições de utilização e os dados históricos de manutenção, é possível prever prazos e rotinas para as checagens periódicas.
- Verifique as condições gerais do componente
Uma vez que a tarefa dos mancais é suportar toda a carga colocada sobre o eixo, durante a sua operação, esse componente tende a sofrer muito estresse durante a sua operação. Por esse motivo, durante a manutenção, o profissional da reparação precisa analisá-lo em busca de possíveis danos e desgastes acarretados pelo atrito.
Também é importante que sejam verificados outros pontos com a capacidade de indicar problemas no mancal, tais como aumento de temperatura, incidência de ruídos, marcas físicas de pancadas ou contatos nos componentes, integridade das borrachas e pontos de fixação.
Caso algum dano seja identificado, nunca negligenciar ou ignorar. Investigar a extensão e origem do problema e, se necessário, efetuar a devida substituição.
- Confira os níveis de lubrificação dos mancais
A maior parte dos problemas aos quais os mancais estão sujeitos estão relacionados a atritos. A lubrificação eficiente é de suma importância. Afinal, produtos lubrificantes, como óleos e graxas, tem a capacidade de diminuir os atritos durante a rotação do eixo. Elevando assim a vida útil do mancal.
Por essa razão, é importante a verificação, em períodos previamente estipulados, nos níveis de lubrificação do componente. Além disso, é importante que seja feita a verificação se o lubrificante está contaminado com alguma partícula estranha.
No quesito Lubrificação, é importante garantir que o produto usado atende aos níveis de qualidade necessários para reduzir o atrito ao qual os mancais estão sujeitos.
- Observe as normas de segurança
É importante ressaltar que, ao realizar a manutenção de mancais, os profissionais estarão sujeitos não apenas a um contato muito próximo com o equipamento, o que já acarreta alguns riscos, mas também a substâncias e fluidos que são aplicados em suas peças.
É fundamental que o técnico siga as normas de segurança estipuladas para o equipamento, além do uso dos equipamentos de segurança.
Esse cuidado se faz necessário para reduzir as chances de que algum acidente ocorra durante os processos de manutenção.
- Use peças de reposição de qualidade e busque informações em serviços de atendimento de fabricantes de primeira linha.
A linha de Mancal Central Spicer é original em diversas montadoras e faz parte das soluções e sistemas fornecidos pela Dana nas linhas de montagem de diversas marcas. A mesma qualidade e durabilidade exigida pelas fabricantes de veículos e equipamentos está disponível nos serviços de reparação automotiva com a linha completa para aplicações em veículos das linhas leve, pesada, picapes e utilitários.
Outro diferencial Spicer é o farto material de treinamento e suporte técnico disponível no site da marca. Além de catálogos em diversos formatos, vídeos 3D, almanaques e manuais de aplicação, temos uma seção com 23 bulas técnicas exclusivamente sobre Mancal Central, com todos os procedimentos passo-a-passo para substituição do componente.
Clique na imagem abaixo e acesse o mais recente DANA Informa sobre Mancais Centrais Spicer.