Cuidados na manutenção dos elevadores da oficina

Um equipamento que sustenta um veículo com no mínimo mil quilos e ainda com o risco de uma vida estar sob ele não pode falhar. Para que arriscar a ter prejuízos financeiros e riscos de perdas de vidas quando com algumas rotinas periódicas podemos evitar esses problemas. Confira estas dicas sobre como fazer a revisão do elevador automotivo.

Mesmo os elevadores mais robustos e de baixa manutenção precisam de atenção de vez em quando. Com um checklist periódico e alguns cuidados diários você pode evitar falhas e prevenir acidentes.

Nesta matéria, apresentamos uma rotina básica para assegurar o correto funcionamento para a maioria dos elevadores automotivos de duas e quatro colunas.

Diariamente

Dê uma olhada no seu elevador todos os dias antes de usá-lo, verificando os dispositivos de segurança, controles operacionais, braços de elevação e todas as partes móveis para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente.

Verifique se há quebra, desgaste excessivo ou outras condições que possam afetar seu desempenho.

Certifique-se de verificar os pontos de apoio do veículo. É fundamental que eles não estejam danificados, não tenham as sapatas de borracha em mau estado ou excessivamente gastas.

Fique de olho e ouvido atentos a quaisquer sons ou problemas incomuns ao usar o elevador. Se algo não parecer certo, pare de usar o elevador até que você possa fazer uma verificação.

Um acidente com o elevador automotivo na oficina pode gerar sérios prejuízos e risco de danos físicos

Nunca use um elevador se algum componente estiver quebrado, danificado ou se você vir sinais de vazamento de óleo. Chame a assistência técnica do fabricante ou um profissional especializado.

Checklist Mensal

No manual do proprietário devem estar descritos os requisitos de manutenção específicos para o seu elevador, mas para uma revisão geral prévia, estes tópicos são o mínimo que você deve fazer mensalmente para a maioria dos elevadores.

O procedimento avalia todo o aparelho, suas peças de trabalho e segurança, correias, rolamentos, engrenagens e correntes.

• Inspecione visualmente todas as peças móveis e todos os cabos quanto a sinais de desgaste excessivo.
• Verifique todas as travas de ajuste do braço para certificar-se de que estão funcionando corretamente.
• Verifique todas as conexões de cabos, correntes ou correias, parafusos e pinos para garantir a montagem e o torque adequados.
• Inspecione visualmente as travas de segurança quanto à operação adequada.
• Lubrifique as colunas com graxa, se necessário.
• Lubrifique os eixos de travamento. Empurre a alavanca de trava / braço de liberação várias vezes para que o óleo penetre nos pontos de articulação.
• Inspecione todos os parafusos de ancoragem no piso e aperte se necessário.
• Verifique todos as colunas para se certificar de que estão alinhadas e aprumadas.
• Inspecione todos os pinos do braço-pivô para garantir que estejam devidamente presos.
• Verifique a tensão das correias e ajuste se necessário.
• Substitua todos os decalques de cuidado, advertência ou segurança ausentes ou danificados. Você pode solicitar novos ao fabricante do elevador.

Cabos, correias e correntes devem ser inspecionados
frequentemente

É importante que os elevadores automotivos sejam bem chumbados no chão. Isso é questão de segurança. Uma dica para você saber se eles estão frouxos é prestar atenção ao barulho dos elevadores.

Se os parafusos de ancoragem no piso estiverem soltos ou qualquer componente do elevador estiver com defeito, não use o elevador. Chame um profissional qualificado de serviço de elevadores para repará-lo.

Nunca coloque um elevador de volta em operação até que todas as peças defeituosas tenham sido substituídas.

Por fim, sempre mantenha seu elevador e seus componentes limpos.

Inspeções adicionais e periódicas

Veja se as peças estão na validade. Mesmo que você não veja desgaste nas peças, é importante verificar a validade de cada uma delas. Geralmente isso é determinado pelo próprio fabricante do elevador automotivo, que faz a reposição quando necessário.

Com isso, além de cuidar da segurança de sua equipe e do veículo, também aumenta a vida útil do seu equipamento.

Mãos à obra? Sobe!

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]