Um eixo sólido pode parecer uma tecnologia antiquada, no entanto, muitos veículos ainda utilizam eixos sólidos ou dinâmicos devido à sua capacidade de transporte de carga. Esse tipo de eixo é bastante utilizado em veículos que adotam a suspensão por eixo rígido, muito comum em veículos off-road, utilitários esportivos (SUVs) e caminhões.
A suspensão que se baseia em um eixo rígido consiste em um eixo sólido conectando as rodas do mesmo eixo, permitindo um movimento sincronizado entre elas. Embora seja menos eficiente em termos de conforto e aderência em superfícies irregulares, é mais robusto e adequado para terrenos difíceis e cargas pesadas.
Exemplo de veículos que trabalham com suspensão por eixo rígido são o Jeep Wrangler, os Chevrolet Blazer e S10, a picape Ranger e o Toyota Hilux, entre outros.
Mas é importante destacar que um eixo não é uma unidade selada. Dentro estão rolamentos, vedações e fluidos que devem passar por manutenção.
Não é incomum que um veículo com eixo traseiro sólido passe toda a sua vida com o mesmo conjunto de rolamentos.
Em geral, as falhas são devido a impactos em meios-fios e perda de lubrificação. Outras causas potenciais de falha incluem exceder os limites de carga do veículo, lubrificante velho ou contaminado pelo calor e intrusão de água.
Quais são as opções de substituição? Uma opção pode ser substituir todo o eixo por uma unidade nova ou remanufaturada. A outra opção é instalar rolamentos e vedações novos, o que elimina a espera por um novo eixo e fazer com que o veículo volte à estrada mais rapidamente.
Inspeção
A inspeção dos rolamentos de um eixo sólido é como qualquer rolamento de roda. Primeiro, comece ouvindo o relato do cliente. Alguns clientes fornecerão informações que podem parecer um problema de freio ou transmissão.
Segundo, faça uma inspeção visual do eixo. Quaisquer sinais de vazamento significativo podem indicar que a unidade funcionou sem lubrificante.
Observe as extremidades do eixo, bem como a seção central. Vazamentos brilhantes são um sinal de vazamento ativo. Vazamentos de acabamento opaco ou fosco podem ser vazamentos ou gotejamentos normais. Certifique-se de inspecionar a tampa do diferencial. É provável que a tampa esteja corroída, o que causará vazamentos.
Terceiro, verifique se há folga no volante. Não deve haver movimento ou folga com a maioria dos eixos. Gire as rodas manualmente para ouvir e sentir qualquer som ou ruído incomum.
Para alguns eixos, será necessário realizar algumas desmontagens para diagnosticar a condição do eixo e dos rolamentos.
O primeiro item normalmente removido é a tampa do diferencial. Sem a tampa, é possível ver a condição do diferencial, anel/pinhão, rolamentos e outros componentes.
As próximas peças a serem removidas são as rodas e os componentes do freio. Com os freios removidos, você pode inspecionar a área ao redor das vedações do eixo.
Pode ocorrer de uma vedação falhar e o lubrificante da engrenagem contaminar as pastilhas do freio ou a sapata do freio de estacionamento.
A próxima etapa é remover os semieixos e inspecioná-los. Alguns eixos podem ser fixados por meio de placas ou clipes na extremidade do tubo do eixo.
As superfícies do eixo que entram em contato com as vedações e o rolamento precisam estar imaculadas para que o eixo fique silencioso e sem vazamentos.
A parte mais crítica da desmontagem é remover o rolamento e o anel retentor do eixo sem danificar o semieixo ou a carcaça. Qualquer dano às superfícies sobre as quais a vedação ou rolamento se desloca pode causar falha prematura do novo rolamento ou vedação.
Se a superfície estiver com marcas de ranhuras, desgastada ou danificada, o semieixo pode ser reparado com uma bucha em algumas aplicações. Caso contrário, o eixo deverá ser substituído. Outra opção para algumas aplicações é instalar um rolamento de reparo do semieixo que reposiciona o rolamento e a vedação para rodar em seções não desgastadas da superfície semieixo.
Em condições normais de operação, ao longo tempo e da quilometragem crescente, o rolamento e a vedação da roda podem causar desgastes e criar ranhuras nos pontos de contato no semieixo.
Isso se soma ao desgaste normal criado pelos rolos do rolamento em contato com o semieixo, o que pode causar desgaste excessivo na superfície do semieixo.
Geralmente, esse tipo de desgaste exige a substituição do semieixo no momento da substituição do rolamento e a vedação.
Inspecionar um diferencial e engrenagens pode ser um desafio. O primeiro item a verificar são as engrenagens de coroa e pinhão. Qualquer desgaste incomum nos dentes pode indicar desalinhamento ou falha no suporte ou nos rolamentos do pinhão.
Observe as engrenagens dentro do diferencial. Eles devem girar livremente. Se o veículo possuir diferencial de deslizamento limitado, consulte os procedimentos de inspeção e serviço.
A parte mais desafiadora do reparo é configurar o engate da coroa e do pinhão. A engrenagem do pinhão normalmente possui dois rolamentos entre o garfo e a engrenagem. Os rolamentos e a bucha de compressão trabalham juntos para definir a altura e a pré-carga do pinhão.
O suporte do diferencial e a coroa também possuem dois rolamentos. Os rolamentos transportadores podem ter calços ou ajustadores que permitem ao técnico mover a coroa lateralmente para alinhá-la corretamente com o pinhão.
Consulte as especificações e procedimentos do eixo em que está trabalhando antes de tentar configurar o anel e o pinhão. As informações de reparo incluirão todas as informações relevantes, como especificações de torque e como deve ser o padrão no anel e pinhão.
Não importa o tipo de eixo, é fundamental que as superfícies estejam livres de corrosão e danos para que a vedação possa funcionar conforme projetado.
Antes de instalar o eixo e a vedação, use uma lixa de grão fino para limpar contaminantes e detritos do semieixo e da carcaça interna. Os detritos que permanecerem no alojamento podem impedir que o novo rolamento/vedação assente corretamente.
Lubrifique o rolamento de substituição e vede com óleo diferencial limpo, submergindo o rolamento no óleo. Instale o rolamento dentro da carcaça do eixo com a vedação voltada para fora até que esteja totalmente assentado. Ao pressionar o rolamento no lugar, tome cuidado para não pressionar a vedação. A pressão só deve ser aplicada ao diâmetro externo do rolamento.
Reinstale os semieixos e conclua o procedimento de montagem de acordo com as recomendações do fabricante.
A área do semieixo onde a vedação e os rolamentos fazem contato é a mais importante. Deve estar livre de ferrugem e imperfeições. Use apenas lixa de qualidade fina para limpar o semieixo entre o flange e a área desgastada.
Certifique-se de que as aberturas de respiro na carcaça do eixo não estejam obstruídas. Se um respiro estiver entupido, o calor aumentará a pressão no eixo. À medida que o eixo esfria, uma pressão negativa pode se acumular atrás da vedação. Essas mudanças na pressão farão com que as bordas das vedações se deformem e vazem.
Depois de tudo montado, certifique-se de usar o lubrificante de engrenagem correto. Se for utilizado o lubrificante errado, poderá causar ruído e danificar as placas de fricção dentro do mecanismo de deslizamento limitado.
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