A durabilidade e bom funcionamento do eixo cardan está diretamente ligada a dois fatores: escolha correta das peças de reposição (Spicer, é claro) e lubrificação. Vamos conhecer mais sobre o assunto?
A manutenção do eixo cardan, merece atenção especial, especialmente nas inspeções periódicas e na lubrificação dos componentes.
Realizar a Lubrificação do eixo cardan vai evitar o desgaste prematuro de seus componentes e o aumento da temperatura do sistema, que pode danificar as cruzetas.
O eixo cardan é um componente imprescindível em caminhões, ônibus, máquinas e determinados utilitários 4X2 e 4X4, pois é ele que transmite força do motor para o diferencial.
Assim, ao realizar a manutenção do cardan é preciso ter bons conhecimentos técnicos, usar ferramentas adequadas e sempre observar as especificações e recomendações do fabricante sobre os intervalos de inspeção, lubrificação e, principalmente, na qualidade das peças de reposição e na graxa a ser utilizada.
Um dos procedimentos mais importantes para o perfeito funcionamento e boa durabilidade do sistema de transmissão por eixo cardan e cruzeta é a lubrificação. A falta de manutenção pode comprometer todo o sistema de cardan.
Os especialistas da Dana recomendam lubrificar o sistema observando intervalos específicos para cada situação de uso. Acompanhe:
- Se o veículo circula na cidade, o ideal é engraxar entre 8 mil a 13 mil km ou um mês de circulação.
- Em uso rodoviário, os prazos podem ser maiores: até 20 mil km ou três meses, o que ocorrer primeiro.
- Em aplicações severas ou fora de estrada, a lubrificação deve ser feita mensalmente, se possível e preferencialmente, a cada 15 dias para evitar surpresas desagradáveis.
Outro cuidado é no quesito especificação do lubrificante. Por mais que sejam parecidas, nem toda graxa é adequada para lubrificar o eixo cardan.
Os componentes do eixo cardan devem ser lubrificados somente com graxas que levam sabão de lítio, com especificação EP2 – Extrema Pressão com grau de consistência 2.
Nunca use lubrificantes a base de silicone, como as graxas usadas para proteção de chassis e grafitadas. Esses produtos não possuem a mesma qualidade de proteção e lubrificação das raxas EP2 e só asseguram a proteção superficial ao sistema.
Caso utilize um equipamento pneumático para fazer a lubrificação, assegure-se que a manutenção dos sistemas de drenagem e filtragem do compressor estejam em ordem. Se a graxa for contaminada com água e partículas abrasivas isso prejudicará as propriedades lubrificantes do produto e reduzirá consideravelmente a vida útil dos roletes e munhões das cruzetas.
Outro ponto a considerar é remoção de toda a graxa usada do sistema. É fundamental aplicar graxa na cruzeta até que toda o lubrificante antigo seja eliminado. Certifique-se de ter aplicado a graxa nova até que todo o produto antigo seja expulso pelas quatro capas da cruzeta. Caso alguma capa não purgue, basta desapertar um pouco o sistema de fixação. Nas luvas com Engraxadeira, o processo de lubrificação é praticamente o mesmo.
Clique na imagem e assista o episódio da Radio Dana sobre Lubrificação de cardans.
Quando não há lubrificação ou é usado graxa incorreta, isso pode não só fundir a cruzeta, mas também provocar outros danos em todo o eixo.
Antes de fazer a lubrificação é importante fazer uma verificação em todos os componentes do eixo cardan, com atenção aos seguintes componentes em especial:
- As capas das cruzetas não devem estar espelhadas. Isso é sinal de desgaste por rotação.
- Na ponteira deslizante e na luva, observe se não há folga entre os entalhados, travando uma peça e movimentando outra.
- Garfo e terminal também não podem apresentar trincas ou folga nos olhais.
- O tubo deve estar perfeito. Verifique se os pesos de balanceamento estão fixos e procure com atenção se não existem sinais de impacto.
- Ao final, além de verificar o mancal, que não pode ter trincas ou folga, deve-se girar o cardan com as mãos para ver se o rolamento não faz barulho.
Se identificar qualquer componente defeituoso ou danificado, não ignore. Substitua-o imediatamente e tenha a precaução de utilizar somente itens de qualidade, tradição e procedência garantida. Para isso, você pode contar com as linhas de produtos Dana, com os produtos das marcas Spicer e Albarus.
A manutenção adequada preservará os componentes do eixo cardan e asseguram uma viagem tranquila e sem problemas.
Se precisar de mais informações, possuímos um extenso acervo de publicações técnicas a sua disposição. Clique aqui ou na imagem para seguir o link para o Manual de Lubrificação do Eixo Cardan, disponível no site Spicer.