Um dos procedimentos mais importantes para o perfeito funcionamento e boa durabilidade do sistema de transmissão por eixo cardan e cruzeta é a sua lubrificação. Neste informe, os técnicos Dana mostram a você, profissional da reparação, como fazer a correta lubrificação dos componentes de transmissão Spicer
Componente imprescindível em veículos com tração traseira, seja 4X2 ou 4X4, o eixo cardan tem a função de transmitir a força do motor para o diferencial. Sua manutenção preventiva merece atenção especial do reparador, especialmente a lubrificação periódica dos componentes.
A utilização do veículo interfere nos intervalos de lubrificação.
- Se o veículo circula na cidade, o ideal é engraxar entre 8 mil a 13 mil km ou um mês de circulação.
- Em uso rodoviário, os prazos podem ser maiores: até 20 mil km ou três meses, o que ocorrer primeiro.
- Em aplicações severas ou fora de estrada, a lubrificação deve ser feita mensalmente, se possível e preferencialmente, a cada 15 dias para evitar surpresas desagradáveis.
O ponto principal é a lubrificação das partes móveis do Cardan: cruzetas, ponteiras e luvas, que deve ser feita de acordo com a recomendação do fabricante e com a graxa adequada. Use somente graxa de sabão de lítio do tipo EP 2 (Extrema Pressão com grau de consistência 2), que é resistente à temperatura e à lavagem com água.
Importante: O tipo de graxa da lubrificação deve ser observado atentamente. É terminantemente proibido utilizar lubrificantes à base de silicone, graxas usadas para proteção de chassis e grafitadas, pois, esses produtos só asseguram proteção superficial ao sistema.
Outra dica: não adianta colocar graxa em abundância na parte externa do Cardan. O ideal é bombear o lubrificante novo até que ele saia pelas borrachas de vedação, retirando o excesso com um pano limpo.
Caso isso não seja feito, os resíduos de graxa poderão acumular sujeira, o que acelera ainda mais o desgaste das peças móveis. A graxa precisa completar o Cardan até ser expulsa pelas quatro capas da cruzeta. Verifique se os anéis de vedação das cruzetas e da luva estão exercendo sua função, vedando de forma correta.
Se você tentou purgar a graxa e alguma capa não sinalizou estar completa, basta desapertar um pouco o sistema de fixação e tentar novamente.
Nos sistemas com engraxadeira, o funcionamento é o mesmo, portanto tenha certeza de que aplicou lubrificante suficiente para garantir a durabilidade do seu eixo.
Deixar o eixo Cardan “a seco”, ou seja, sem lubrificação, ou mesmo usar um produto inadequado provoca o desgaste prematuro dos componentes móveis, e o seu equipamento pode quebrar e precisar de manutenção corretiva.
Outro cuidado especial deve ser tomado caso seja utilizado equipamento pneumático para fazer a lubrificação, já que os sistemas de drenagem e filtragem do compressor precisam estar em ordem.
A contaminação da graxa lubrificante com água e partículas abrasivas reduz consideravelmente a vida útil dos roletes e munhões das cruzetas.
É fundamental aplicar graxa na cruzeta até que toda a substância antiga seja eliminada pelas quatro capas da cruzeta.
Uma lubrificação incorreta pode não só fundir a cruzeta, mas também provocar outros danos em todo o eixo. Para evitar danos em outras peças é essencial fazer uma verificação rápida em todos os componentes do eixo cardan.
Segundo os técnicos Dana, a inspeção deve ser feita em cinco passos.
- As capas das cruzetas não devem estar espelhadas (sinal de desgaste por rotação).
- Na ponteira deslizante e luva é preciso procurar folga entre os entalhados, travando uma peça e movimentando outra.
- Observe garfo e terminal quanto a trincas ou folga nos olhais, bem como o tubo, que deve apresentar peso de balanceamento e nenhum sinal de impacto.
- Verifique também o mancal quanto a trincas ou folga.
- Por fim, gire o cardan para ver se o rolamento não faz barulho.
Marcas de graxas recomendadas Dana:
- Texaco – Multifak EP2
- Shell – Retinax
CUIDADOS DE SEGURANÇA
Não faça intervenções e nem se aproxime de eixos cardan em movimento. Você pode ficar preso pela roupa ou pelos cabelos e sofrer ferimentos graves.
Utilize sempre equipamentos de proteção individual: óculos, luvas etc.
Se precisar de mais informações, possuímos um extenso acervo de publicações técnicas a sua disposição. Abaixo link para dois arquivos sobre o assunto Lubrificação do Eixo Cardan, disponíveis no site Spicer.