A suspensão Multilink, também conhecida como multibraço, é um tipo de suspensão independente de veículo. Ela é caracterizada por ter três ou mais braços que ligam o chassi do veículo ao seu eixo. Mais eficiente e segura, esse tipo de suspensão exige maior atenção no intervalo entre as inspeções. Veja as orientações Spicer.
Derivada da bem-sucedida suspensão de braços sobrepostos (também chamada de duplo A), a suspensão Multilink foi desenvolvida a partir de uma pequena variação desta: a primeira utiliza dois braços com três articulações e na Multilink este conjunto foi desmembrado em quatro braços de duas articulações.
O intuito dessa mudança é separar as funções dos braços para obter maior liberdade de projeto e reduzir as cargas sobre um único braço. Com essa mudança os braços neste tipo de aplicação possuem as dimensões necessárias para melhor distribuir o fluxo de forças que suportarão.
Mas esta não é uma tecnologia recente. A suspensão Multilink foi introduzida pela primeira vez no final da década de 1960 no Mercedes-Benz C111.
Embora, ainda hoje, a maioria dos veículos utilizem a suspensão independente, sendo que a do tipo McPherson é a mais utilizada por quase todos os automóveis compactos e médios com tração dianteira fabricados no Brasil, o sistema Multi-link vem aumentando sua participação e hoje é utilizado pela maioria dos modelos mais modernos, principalmente, nos modelos mais sofisticados.
Ela oferece vantagens significativas em termos de conforto e estabilidade, especialmente em condições adversas.
Algumas características da suspensão Multilink:
- Os braços não precisam ter o mesmo comprimento;
- Podem ser angulados para longe de seu curso (direção) original;
- Reagem com mais eficiência a cargas ao longo de seu próprio comprimento, principalmente, nas forças de tensão e compressão, mas não em flexão;
- Assegura a posição correta da roda, independente da condição de rodagem.
Como o número de braços, que antes era dois, passa a ser de quatro ou cinco dependendo da aplicação, isso faz com que ocorra a redução do grau de liberdade do sistema, de forma que a suspensão Multilink seja categorizada com um mecanismo de seis barras.
Algumas vantagens da suspensão Multilink são:
- Melhor alinhamento das rodas ao piso;
- Menor perda de contato;
- Melhor dirigibilidade e conforto;
- Maior estabilidade e aderência dos pneus.
Como usa múltiplos braços de controle e links para conectar a roda ao chassi, permite, também, maior controle e ajuste fino do comportamento do veículo em curvas e frenagens.
É geralmente usada em carros de alta potência. Alguns veículos que têm suspensão Multi-link no Brasil são: Nissan Frontier, Toyota Corolla, Volkswagen Taos, Ford Focus e Volkswagen Jetta, entre outros.
Por utilizar maior número de componentes, como Braços de suspensão, Manga de eixo, Subchassi, Amortecedor e mola, Barra estabilizadora, Pivôs e buchas, sua manutenção requer maior frequência nas verificações periódicas e alinhamentos e, por consequência, mais peças a serem substituídas quando desgastadas ou danificadas.
Nas verificações periódicas é importante:
- Verificar o estado das articulações, buchas e pivôs;
- Verificar o alinhamento das rodas;
- Verificar o desgaste dos pneus;
- Alinhamentos;
- Fazer alinhamento periódico independente do eixo;
- Ajustar a posição dos parafusos através de furos oblongos.
Possíveis substituição de peças periodicamente:
- Amortecedores, buchas, coifas e pivôs (preventivamente, por tempo de uso ou perda de eficiência);
- Outras peças desgastadas.
Manutenção detalhada e individualizada
Devido à complexidade dos componentes, a suspensão Multilink pode exigir manutenção mais frequente e detalhada.
Com a suspensão Multi-link, cada roda pode se mover de forma independente. Isso significa que, ao passar por um buraco ou desnível, apenas a roda afetada será ajustada, enquanto as outras permanecem estáveis. Esse mecanismo melhora o conforto e a segurança.
Com essa formação, é possível obter maior controle não somente dos ângulos estáticos da suspensão, mas também ângulos dinâmicos conforme o veículo faz curvas, freia e acelera. Com isso a geometria da suspensão se ajusta de forma dinâmica para proporcionar qualidade de passeio, sensação de direção e manuseio ideais.
Isso representa que cada componente precisa ser avaliado e diagnosticado de forma individual, para depois ser avaliado cada conjunto e, por fim a conferência de toda a suspensão.
Precisa de um pouco mais de cambagem para compensar a rolagem da carroceria e o movimento da suspensão? Isso pode ser feito na checagem e ajuste periódico da geometria com os ajustes da suspensão nos serviços de alinhamento e balanceamento, que incluem a conferência da cambagem, cáster, convergência/divergência e o equilíbrio do conjunto pneu/roda.
Outro cuidado é com os pivôs. Com os braços de controle se movendo em várias direções, o estresse nas buchas e coifas pode ser mais acentuado e prejudicial. Ao inspecionar as buchas, você pode notar a borracha rasgada ou perda de material da carcaça ou centro. Se a suspensão usar buchas hidráulicas, podem ocorrer vazamentos e aparecer manchas escuras ao redor do pivô ou do suporte.
Os pivôs, também conhecidos como juntas esféricas, também podem apresentar falhas. Isso resultará em ruído e folga na suspensão. A especificação para desgaste e folga neste componente é movimento zero.
Inspecione as coifas das juntas para ver se há algum dano.
O alinhamento desses veículos é semelhante ao de outros veículos ao fazer as leituras iniciais. Ao conferir os ângulos, você precisa prestar atenção ao ângulo de direção incluído. Isso pode frequentemente indicar possíveis problemas de bucha ou outros danos.
Dependendo do design da suspensão, ela pode não ser ajustável. Há braços ajustáveis e parafusos de came disponíveis para algumas marcas e modelos. Ao fazer ajustes, eles podem criar uma “conversa cruzada” entre a cambagem, o cáster e, até mesmo, a convergência.
A boa notícia é que os profissionais da reparação automotiva e comércio de autopeças podem contar com um portfolio completo e abrangente de componentes Spicer para serviços de reparação nas suspensões do tipo Multilink, bem como em outras configurações.
Clique na imagem ao lado e baixe seu catálogo de reposição Spicer – Suspensão e Direção – Veículos Leves e Pesados. Se preferir, acesse o Novo Catálogo de Aplicação Spicer, com opções de busca por placa do veículo, marca/modelo/ano ou código da peça, já disponível na homepage Spicer.