Carros com tração AWD (All Whell Drive) possuem estreita ligação com o sistema de freios e o controle de tração, com atuação direta no eixo diferencial. Entenda os cuidados com estes veículos para evitar mal funcionamento e risco de falhas.
O sistema AWD (All-Wheel Drive) é um sistema de tração nas quatro rodas que distribui a potência do motor para todas as quatro rodas em tempo integral. Dessa forma é capaz de tracionar todas as rodas de maneira automática, não importando qual seja a condição de uso do carro.
Assim, se as condições da estrada mudarem, como chuva, piso irregular ou escorregadio, o sistema se adapta e distribui uniformemente a potência por todas as rodas.
O sistema AWD difere dos sistemas de tração dianteira (FWD) ou traseira (RWD), onde a força é aplicada apenas a duas rodas. O sistema AWD também difere do sistema 4WD, que permite escolher entre usar apenas duas ou as quatro rodas para a propulsão.
Muitos sistemas de tração integral nas quatro rodas, os chamados AWD chegaram ao mercado no final do século passado.
Diferentemente dos sistemas 4×4 da época, os AWD estavam sempre engatados. Muitos dos primeiros sistemas usavam formas eletromecânicas para gerenciar a distribuição de potência para as quatro rodas.
A maioria deles usava diferenciais viscosos e diferenciais de deslizamento limitado (também chamado de diferencial blocante) com fluidos especiais dentro. Esses componentes eram propensos a falhas e eram caros de fabricar. O desempenho também poderia ser desafiador de controlar com sensores e atuadores.
Já no começo do século seguinte, o XXI, muitos fabricantes de sistemas AWD abandonaram os complexos diferenciais centrais de caixa de transferência e muitos desses AWD passaram a utilizar os freios e sensores nas extremidades das rodas para controlar melhor o deslizamento das rodas.
Os projetos de caixa de transferência foram simplificados e colocaram o controle nas embreagens e engrenagens planetárias. Essas mudanças ajudaram a reduzir custos, ao mesmo tempo em que tornaram o sistema mais confiável.
Os controles principais para a maioria dos sistemas AWD são o ABS, controle de tração e controle de estabilidade (que usa o modulador de freio ABS para controlar a tração).
O módulo de controle hidráulico do freio nesses veículos tem pelo menos 12 válvulas. Com esses canais de controle, um AWD com diferenciais abertos pode funcionar como se tivesse diferenciais blocantes.
Essa estratégia de funcionamento permite a transferência da potência para a roda ou rodas que estão girando mais rápido, ou para a roda que está no lado da coroa do diferencial. Esses sistemas usam as pinças de freio para aplicar pressão na roda giratória e enviar potência para o lado oposto do diferencial. Isso pode distribuir uniformemente a potência para os eixos traseiro ou dianteiro sob uma variedade de condições.
As correções proporcionadas pelos freios são muito rápidas e não percebidas pelo motorista. Se o carro ou caminhão estiver acelerando forte na saída, o sistema aplicará os freios para evitar patinação ou derrapagens.
Mesmo se o motorista desligar o ESC – Sistema de Controle de Estabilidade/Tração, os freios gerenciarão o eixo traseiro, fazendo que o diferencial funcione como um equipado com deslizamento limitado, um diferencial blocante.
Os sistemas AWD modernos precisam que o sistema de freio e os cubos de rolamentos de roda que já incorporam os sensores de velocidade estejam em boas condições de funcionamento para atuarem de forma correta.
Isso significa que os freios devem ser capazes de produzir atrito suficiente para realizar as correções, além do que problemas com rolamentos de roda, sinais errados dos sensores ou pinças travadas podem resultar em correções abaixo do ideal.
Qualquer vazamento da transmissão, caixa de transferência ou diferencial deve ser levado a sério. Podem ocorrer danos se o fluido cair a um nível crítico. Os vazamentos mais comuns podem ser encontrados ao redor do eixo de transmissão e vedações do eixo.
Se houver vazamento de óleo entre a transmissão automática e a caixa de transferência isso será facilmente identificado visualmente. A correção poderá ser feita usando um selante – lembre-se de usar os produtos Victor Reinz neste serviço,
Se houver vazamentos na caixa de transferência do diferencial, verifique as aberturas e respiradores. As vedações podem vazar e falhar se a caixa estiver com excesso de pressão.
Com estes cuidados a tração integral nas quatro rodas do veículo do cliente será efetiva e o sistema trabalhará sem falhas.
Agora, se tiver que fazer outras correções e substituição de componentes, não se preocupe. Você pode contar com toda a linha de produtos das marcas Dana – Albarus, Spicer e Victor Reinz.