Entre os motivos mais frequentes nas panes automotivas está o veículo parado devido a falha de componentes do sistema de suspensão. Este é uma das razões mais frequentes pelos serviços de socorro volante nas estradas e avenidas em todo o Brasil. Com a atuação eficaz do profissional da reparação automotiva e uma comunicação eficiente com o proprietário do veículo esse fator pode ser facilmente reduzido.
Panes secas, problemas elétricos, pneus furados, superaquecimento e veículo apresentando barulhos na suspensão. Segundo as empresas concessionárias de rodovias em todo o Brasil são os cinco motivos mais frequentes para acionamento dos serviços de socorro nas estradas.
Esse mesmo panorama é observado junto às empresas seguradoras nas assistências dentro do perímetro urbano das cidades, ou seja, quando é necessário acionar o prestador de serviço de socorro automotivo, com a diferença que no trânsito das cidades as panes de motor aparecem também entre os problemas mais frequentes.
Em veículos com quilometragens mais avançadas, especialmente nos veículos pesados, o desgaste de componentes de suspensão, cuja vida útil depende de uma série de fatores, surgem com frequência, exigindo atenção na avaliação de molas, amortecedores e demais peças periféricas da suspensão.
A suspensão é o sistema de molas, amortecedores e braços utilizados para reduzir o impacto da irregularidade da pista aos ocupantes do veículo. Manter em dia componentes como coxins, buchas, pivôs, bandejas, batentes, coifas de proteção, rolamentos de apoio da torre do amortecedor e bieletas da barra estabilizadora é tão importante para a dirigibilidade do veículo quanto instalar molas e amortecedores novos.
Todos esses itens formam um conjunto só, cujo objetivo é manter os pneus em contato com o solo e, ao mesmo tempo, o conforto de rodagem para os ocupantes. Segundo os especialistas do setor de manutenção em suspensão, os sistemas de direção e suspensão atuam de forma integrada no veículo. Se um único componente estiver danificado, isso pode alterar o funcionamento de todo o conjunto, sobrecarregando outros itens e provocando danos com custos mais elevados para reparação.
Uma série de problemas podem ser atribuídos a defeitos nos periféricos da suspensão, entre os mais frequentes estão:
- Dificuldade para realizar alinhamento dos pneus.
- Desgaste irregular dos pneus.
- Ruídos de rodagem.
- Perda de estabilidade.
- Desgaste prematuro de amortecedores e molas.
Os ruídos excessivos e folgas podem vir dos pivôs (ou juntas esféricas) das bandejas e terminais de direção ou da bucha do braço auxiliar presente em alguns modelos, além de bieletas e buchas da barra estabilizadora danificadas.
Outro ponto de atenção é no estado de conservação dos coxins de apoio de motor e câmbio. Se estes itens apresentarem borracha ressecada, danificada ou danos em suas estruturas, podem provocam movimentos excessivos do motor e câmbio, podendo provocar desde ruídos, trancos durante as acelerações e/ou manobras e, até mesmo, dificuldades no engate das marchas.
Para preservar a saúde dos componentes, além da instalação correta, só tem um jeito: orientar seu cliente para rodar com cuidado e levar o veículo até sua oficina para realizar a inspeção periódica dos componentes de suspensão.
Suspensão
Para ajudar a identificar os problemas e sintomas que podem ocorrer na suspensão, veja algumas dicas do seu Dana Informa:
Amortecedores
Problema: amortecedores gastos deixam de exercer a sua função e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.
Sintoma: Veículo sem estabilidade e barulho na suspensão.
Molas
Problema: quando estão gastas ficam sem ação e provocam o desgaste prematuro dos componentes da suspensão.
Sintoma: veículo sem estabilidade e barulho na suspensão.
Bandejas e braços
Problema: danificadas e buchas gastas.
Sintoma: barulho na suspensão e dirigibilidade comprometida.
Pivôs e buchas
Problema: folga ou gastos.
Sintoma: Barulho na suspensão.
Barra estabilizadora e bieletas
Problema: folga ou gastos.
Sintoma: veículo sem estabilidade e barulho na suspensão.
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