Cuidados com a barra de direção em veículos pesados

Veículos da linha pesada são submetidos diariamente a aplicações severas. Para que o transporte de carga e passageiros seja realizado com segurança, é essencial que os condutores de caminhões e ônibus incluam em sua rotina a manutenção preventiva no sistema de direção, em especial com a revisão periódica da barra de direção. Veja como fazer e a importância desta rotina

O proprietário de um veículo pesado, gestor que atua com frota própria e até mesmo o reparador automotivo de uma oficina independente devem sempre estar atento aos sinais que podem indicar problemas com o ônibus ou caminhão.

Com o tempo de uso, as peças sofrem desgastes e podem prejudicar a segurança do condutor, passageiros e outros usuários das vias públicas e estradas. Um dos problemas mais comuns é o desgaste no sistema de direção em veículos pesados e a quebra da barra de direção, como é possível comprovar nas notícias sobre acidentes ocorridos com ônibus e caminhões em todo o Brasil.

A recomendação é fazer uma inspeção detalhada a cada 10 mil km, observando se não existe folga nos terminais e nenhuma coifa protetora rasgada. Estes dois indicativos, entre outros, além do risco de provocar acidentes, podem causar interferência na geometria da direção e desgaste dos pneus.

Uma coifa rasgada pode comprometer outros componentes e gerar graves acidentes

Portanto, não se deve trocar a manutenção preventiva pela corretiva. O conserto corretivo pode ficar mais caro porque poderá comprometer outras peças. Além disso, pode quebrar na estrada, provocando parada prolongada e não programada

O que é o sistema de direção em veículos pesados?

O sistema de direção do caminhão é composto por uma barra lateral, barra de ligação, terminal de direção, coluna e caixa de direção. Este conjunto é responsável por garantir a estabilidade e boa dirigibilidade do veículo, preservando a segurança do condutor e seus ocupantes, contribuindo para que a carga chegue em segurança ao seu destino ou para que os passageiros façam uma viagem segura e confortável.

Sinais de desgaste no sistema de direção do ônibus/caminhão

Todos os caminhões e ônibus devem passar por constantes revisões a fim de manter a manutenção em dia e prevenir eventuais panes. Caso as manutenções preventivas não sejam realizadas, os veículos podem sofrer sérios desgastes.

Entre os principais sinais da avaria no sistema de direção, destacam-se:

  • Problemas na barra lateral e barra de ligação

A barra lateral e barra de ligação do caminhão podem apresentar empenamento, folga, desalinhamento na direção, inversão de posição de montagem e coifa rasgada.

Estes problemas prejudicam o desempenho do veículo e colocam em risco a vida do caminhoneiro e demais condutores.

  • Ruídos na coluna de direção

A coluna de direção pode apresentar folga ou travamento no acoplamento ou cruzetas, provocando um ruído.

Esse ruído indica também que há desgaste acentuado em peças do sistema (barra, caixa e terminais de direção). Isso em geral acontece em caminhões e ônibus que são usados de forma muito intensa. Nesse caso, é possível reparar ou trocar a peça danificada para resolver o problema.

  • Vazamento na caixa de direção

O vazamento na caixa de direção pode indicar a perda no fluido hidráulico e/ou desgaste nos componentes internos, o que pode acarretar em problemas durante o funcionamento do veículo.

Como evitar desgastes no sistema de direção?

Para garantir uma boa gestão nas rotinas de manutenção em veículos pesados é importante que os profissionais responsáveis fiquem atentos às manutenções dos veículos.

Barras de direção Spicer: uma segurança para você e para seu cliente

Para facilitar esse processo, deve ser realizado periodicamente os reparos e seguir o checklist de manutenção preventiva do veículo.

As principais orientações para uma manutenção efetiva no sistema de direção são:

Improvisações, reparos mal feitos e peças de procedência duvidosa: o barato que sai caro e pode custar até vidas
  • Fazer revisão a cada 10 mil km para verificar se todos os itens e peças estão em condições apropriadas para viagem;
  • Atentar-se às peças soldadas ou consertadas, pois caso elas sejam aplicadas de forma inadequada podem acarretar acidentes graves e com o tempo se romper, fazendo com que o motorista perca o controle do veículo;
  • Em qualquer caso de necessidade ou mesmo rotina, o ônibus/caminhão deve ser levado em um mecânico de confiança, já que fazer uma avaliação ou manutenção errada pode gerar perda de tempo, dinheiro e vidas;
  • Se houver necessidade de substituição de componentes, use sempre peças de boa procedência e marcas idôneas e com qualidade assegurada, como os produtos das marcas Albarus e Spicer.

Veja em detalhes a barra de direção e outros componentes do sistema no link Vídeos 3D, existente no website Spicer. Clique na imagem abaixo e acesse este mais este serviço on line.

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