COVID-19: cuidados devem ser mantidos no setor de reparação automotiva

Após mais de 10 meses adotando vários cuidados em função da pandemia ainda não é hora de relaxar. É sempre uma boa ideia revisar suas rotinas e protocolos em sua empresa para preservar você, seus colaboradores e clientes.

Garantir a segurança e a saúde de seus funcionários nunca foi tão importante como nos últimos meses com a pandemia de COVID-19. Quando você adiciona os clientes ao ambiente de sua empresa, há ainda mais elementos a serem considerados e pode ser estressante tentar equacionar todas as providências e informações necessárias.

Com certeza, após estes quase dez meses já foram suficientes para adequar seu estabelecimento com base nas diretrizes locais, municipais, estaduais e federais relacionadas à pandemia. Mas depois de vários meses convivendo com esta situação e as constantes modificações, é sempre uma boa ideia revisar como estão suas instalações e os procedimentos de limpeza, proteção individual e distanciamento entre funcionários, clientes e todos os que acessam sua empresa.

Vamos enumerar e revisar quais as adequações obrigatórias em seu espaço físico e as rotinas para seguir as recomendações das autoridades sanitárias sobre a COVID-19.

Avaliação de risco de exposição e contagio – Confira como estão os procedimentos padrões nas tarefas de trabalho realizadas pelos funcionários, principalmente naquelas onde existe risco de exposição do colaborador. Considere os cuidados no contato com clientes ou outras pessoas com quem os funcionários interagem, bem como o contato próximo com colegas de trabalho na loja/oficina. Considere as condições atuais do surto em sua comunidade.

Higiene – Como está a disponibilidade de sabão, água e toalhas de papel para que os funcionários e visitantes lavem as mãos? Não deixe de incentivar a lavagem frequente e adequada das mãos. Se precisar substituir os folhetos informativos, faça isso.

Forneça frascos de álcool em diversos pontos da empresa e incentive os funcionários a usá-lo com frequência quando não puderem lavar as mãos prontamente.

Identifique áreas de tráfego intenso, bem como superfícies ou itens compartilhados ou tocados com frequência, que podem ser contaminados. Limpe e desinfete frequentemente usando desinfetantes adequados para a limpeza e siga as orientações dos organismos de saúde para controlar a disseminação de COVID-19.

Distanciamento Social – Não se esqueça que existem limites de ocupação da empresa, com um número máximo de funcionários e clientes, de tal maneira que todos possam ser acomodados com segurança para permitir o distanciamento social.

Confira se estão observando as demarcações no piso das zonas de distanciamento onde os trabalhadores e clientes normalmente se reúnem, como banheiros, sala de descanso e área de espera.

Veja o estado de conservação da sinalização lembrando os trabalhadores e clientes de manterem pelo menos um metro e meio de separação entre eles. Se estiverem danificados ou rasgados, substitua-os.

Funcionários doentes – Peça aos funcionários que façam uma autoavaliação frequente quanto a sinais e sintomas de Covid-19 antes de vir para o trabalho. Caso existam, é melhor que fiquem em casa se não estiverem bem.

Estabeleça um protocolo para o gerenciamento de pessoas que adoecerem no local de trabalho. Se isso ocorrer, identifique aqueles que estiveram em contato com este funcionário e oriente-os sobre os sintomas. Se também apresentarem qualquer um dos sintomas, estes devem procurar os serviços de saúde e evitar o contato com outras pessoas.

Funcionários que retornam ao trabalho após a doença ou isolamento – Oriente para que sigam as orientações dos profissionais de saúde e cumprir a quarentena recomendada antes de retornar ao trabalho após a doença. Certifique-se de que os trabalhadores que foram expostos a alguém com COVID-19 rotineiramente se monitorem ou recebam monitoramento dos serviços de saúde. Os exames de detecção, como RT/PCR, Sorologia ou testes rápidos de antígeno, devem ser solicitados se os sintomas forem persistentes.

Mecanismos de controles – Como estão funcionando as adequações físicas e soluções implementadas para controle da circulação e contato na empresa, tais como barreiras físicas, setas de orientação de circulação, escudos acrílicos para separar os trabalhadores, ventilação aprimorada, além dos procedimentos administrativos, como por exemplo, turnos de trabalho escalonados, limitação da capacidade da sala de descanso, prática de distanciamento social, garantia de que os trabalhadores usem máscaras e face-shields (coberturas faciais adequadas para conter secreções respiratórias). Reforce o fornecimento e garanta que os trabalhadores usem os EPIs corretamente.

Não importa se sua empresa está num grande centro, pequena cidade ou até mesmo em uma rodovia. Os casos de COVID-19 ainda não alcançaram um patamar de queda e ainda não existe segurança que não ocorram transmissão e contágio. Assim, até que tenhamos uma vacina ou tratamento eficiente, não é hora de afrouxar as regras e descuidar da saúde.

Mantenha você, seus colaboradores e clientes seguros. Revise seu planejamento sempre e acompanhe se os procedimentos estão sendo observados e seguidos à risca.

Em respeito ao esforço que já fizemos até agora precisamos seguir engajados, nos protegendo e protegendo aos demais. Juntos, evitaremos as oportunidades de propagação do vírus.

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