Todo caminhão é igual? Nem sempre! Alguns casos, como os caminhões coletores de resíduos urbanos e os caminhões betoneiras tem uma operação bastante diferenciada e exigem um programa de inspeção e manutenção diferente e as peças Spicer fazem toda a diferença. Acompanhe!
A manutenção preventiva em caminhões é um conjunto de ações planejadas e regulares realizadas em veículos com o objetivo de prevenir problemas mecânicos, elétricos ou de desgaste antes que eles causem falhas graves.
Dessa forma, a manutenção preventiva em caminhões visa manter o veículo em perfeito estado de funcionamento, aumentar sua vida útil, reduzir os custos de reparo e garantir a segurança do motorista e de terceiros durante sua operação.
Mas existem algumas situações específicas onde a manutenção preventiva tem um aspecto mais crítico, como nos caminhões utilizados nos serviços de coleta de lixo e transporte de concreto.
Nas duas aplicações os veículos operam em condições severas, com cargas pesadas e rotas irregulares, por isso, a manutenção preventiva é crucial para evitar quebras inesperadas, reduzir o tempo de inatividade e manter a higiene pública em ordem ou as obras sem interrupção, em cada um dos casos.
Embora em sua concepção e construção sejam veículos pesados como qualquer outro que circula pelas estradas em todo o Brasil, esses caminhões precisam seguir um cronograma rígido de inspeções e manutenções programadas, pois depende deles o abastecimento do canteiro de obras – no caso das betoneiras – ou a remoção das milhares de toneladas de resíduos que uma cidade produz diariamente -no caso dos coletores de resíduos urbanos.
As equipes de logística e manutenção dessas frotas precisam trabalhar em sintonia para que a disponibilidade das unidades seja a mais eficiente possível, evitando panes, paradas não previstas ou, ainda, prolongadas por falha no suprimento de itens de reposição.
Todas ações devem ser previstas e colocadas no cronograma de tarefas, evitando situações que prejudiquem ou atrasem os serviços dos técnicos automotivos.
Tanto nos caminhões coletores de resíduos urbanos, quanto nas betoneiras, a frequência de manutenção dos caminhões-betoneira não é a mesma se comparada com os veículos convencionais.
As oficinas dessas frotas trabalham nas programações em função das horas trabalhadas no lugar da quilometragem. Assim, as inspeções acontecem acompanhando o volume de trabalho em função do tempo de utilização do equipamento.
Enquanto um caminhão, em geral, realiza a troca de óleo e verificação do estado das peças e funcionamento dos sistemas do veículo em razão do total da distância percorrida entre as manutenções, sendo que o hodômetro é o instrumento balizador dos intervalos de manutenção, caminhões betoneiras e coletores de lixo atuam acompanhando o horímetro, que indica quando a manutenção deve ser realizada.
Outra característica de operação que influencia diretamente na forma de realizar a manutenção é a velocidade de deslocamento extremamente reduzida e o enorme peso transportado a cada viagem.
Caminhões coletores de lixo e betoneiras precisa ser periodicamente engraxados e receber a troca de óleo hidráulico, fluído responsável por lubrificar os sistemas que movimentam os compactadores no caminhão de lixo e o giro do tambor nas betoneiras.
Outra característica que gera uma condição severa de uso é o fato de que ambos passam muito tempo parado, mas com o motor em funcionamento.
Durante a descarga, restos de concreto e lixo que podem ter ficado no interior da caçamba ou do tambor também podem prejudicar e reduzir a vida útil dos veículos, o que exige inspeções detalhadas nos sistemas que podem ser afetados por esses resíduos.
Já os cuidados mecânicos são praticamente idênticos aos dos demais caminhões, com a agravante de que nos caminhões de transporte de concreto e resíduos do descarte urbano o desgaste é mais acentuado nos componentes de freios, suspensão e transmissão.
Nos demais, com o passar do tempo, há o desgaste natural das peças e existem sinais que podem ser visualmente observados quando apresentam problemas.
Em razão destas situações de uso, a vida útil do caminhão coletor de lixo e da betoneira não é a mesma dos demais veículos pesados.
Enquanto um veículo de transporte convencional trabalha por décadas — dependendo de como a manutenção é realizada —, a betoneira e o caminhão coletor de resíduos urbanos conseguem se manter em atividade por quatro a cinco anos, dependendo do volume transportado e da manutenção, principalmente na qualidade e durabilidade das peças de reposição.
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