Antes de apresentar uma falha, os componentes do sistema de direção dão sinais de que existe um problema e podem ser percebidos pelo motorista ou identificados pelo profissional da reparação. Para resolver, além do reparo feito por um profissional competente, é importante usar peças de reposição de qualidade e a Spicer tem a mais completa linha de itens para direção. Acompanhe!
A coluna de direção está conectada à suspensão de um veículo. Mais especificamente, é o elo entre o volante e o mecanismo de direção. Isso significa que quando um motorista gira o volante com as mãos, a coluna de direção está transferindo essa potência de torque para o eixo de direção e o pinhão. A partir daí, as rodas podem virar para a esquerda ou direita com base na direção em que o motorista girou o volante.
Já imaginou se esse motorista perdesse a capacidade de controlar a direção por causa de uma coluna de direção ruim. Isso seria algo que você gostaria de cuidar imediatamente, antes de um resultado mais danoso.
Uma coluna de direção ruim não é algo que você deve deixar de lado, porque afeta a habilidade de dirigir e arrisca vidas. Para reconhecer quando é necessário substituir a coluna de direção, apresentamos 5 dos sinais mais comuns que indicam quando ela está apresentando falhas:
1) Volante fora do centro – Quando você gira um volante, ele geralmente consegue voltar ao centro sem problemas. O sistema de direção hidráulica inclui essa capacidade. Porém, isso pode ficar comprometido se a coluna de direção for bloqueada ou danificada por qualquer motivo. O resultado será um volante mais difícil de centralizar.
2) Barulho enquanto dirige – Se o cliente reclama que ouve ruídos ao girar o volante, preocupe-se. Podem ser sons como cliques, guinchos ou rangidos quando ele vira o volante. A razão para esses sons é devido a componentes internos defeituosos na coluna de direção. Na maioria dos casos, os sons começam pequenos e, gradualmente, ficam mais altos e mais frequentes com o passar do tempo.
3) Mau funcionamento da inclinação do volante – A maioria dos veículos de direção hidráulica tem uma função de regulagem da inclinação da direção que permite ao motorista alterar o ângulo do volante. Supõe-se que esta opção ajude o motorista a posicionar o volante de maneira mais confortável para que ele possa operar. Se esta opção de inclinação da direção não funcionar corretamente é provável que seja devido a um componente defeituoso da coluna de direção. O resultado será um volante de inclinação livre que não trava no lugar.
4) Volante duro ou difícil de virar – Deve ser fácil girar o volante. A direção hidráulica foi projetada para tornar as curvas fáceis e suaves. Mas se você notar que o volante está duro ou difícil de virar, a coluna de direção pode ser a culpada. Pode haver juntas ou engrenagens defeituosas na coluna de direção que estão causando isso.
5) Sistema de direção sujo – É preciso verificar o sistema de direção periodicamente, porque sujeira e detritos podem se acumular regularmente em seus componentes. O acúmulo de resíduos terá um impacto negativo na coluna de direção.
Por fim, sempre é bom lembrar ao seu cliente que fica mais barato inspecionar e reparar antes que quebre. Oriente-o para que faça as inspeções preventivas regularmente e faça um check-up em todo o veículo, incluindo no sistema de direção.
Se precisar fazer algum reparo, lembre-se, também, que a Spicer possui uma linha completa de componentes para direção, incluindo colunas de direção para veículos pesados. Clique na imagem abaixo e obtenha o catálogo Spicer.