Você pode não ouvir sobre eles com tanta frequência quanto outros componentes, como pastilhas de freio ou pneus, mas os tirantes (ou terminais de direção) do veículo são absolutamente vitais. Eles conectam a caixa de direção ou o link central à junta de direção, fazendo as rodas virarem.
O tirante da direção, também conhecido como terminal de direção, é uma peça que vai acoplada junto ao axial da caixa de direção e sua função é ligar o axial de caixa de direção à manga de eixo da suspensão, dando o direcionamento da roda.
Não existe um tempo de uso ou quilometragem exata para sua substituição. Porém, com o passar do tempo e condições de uso do veículo, ele pode apresentar folga no pivô ou rasgar a coifa de proteção, exigindo sua substituição o mais breve possível.
Cada tirante é feito de duas extremidades, uma interna e outra externa. Quando uma extremidade do tirante falha, isso pode danificar o veículo e colocar sua utilização em uma situação de real perigo para os ocupantes.
Por isso é importante ficar atento aos sintomas de que uma das extremidades do tirante está falhando. Para garantir que sistema de direção do veículo permaneça em boas condições, fique atento a sinais como:
Ao girar o volante o veículo parece que está diferente
O motorista conhece a forma normal que o volante do veículo reage e se acostumou a isso. Qualquer mudança percebida na ponta dos dedos já é um bom motivo para agendar uma visita no seu mecânico de confiança, mas há duas coisas específicas que podem apontar para falhas nas extremidades do tirante.
Se a roda treme ou vibra, e essa vibração piora quando você faz curvas. Esse comportamento pode ser devido a uma extremidade do tirante solta. Um volante que parece ter muita folga também pode ser um sintoma.
Geometria fora dos padrões – rodas desalinhadas
Uma extremidade do tirante ruim não é a única coisa que pode fazer com que seu veículo rode de forma irregular. Na verdade, é muito mais comum ver desalinhamento entre as rodas e eixos causados por esbarrar no meio-fio ou cair com uma ou várias rodas em um buraco. No entanto, quando as extremidades do tirante estão soltas ou desgastadas podem causar desalinhamento da extremidade dianteira. Esta é uma das razões pelas quais é importante levar seu veículo para uma verificação de alinhamento no mínimo uma vez por ano.
Desgaste desigual e excessivo dos pneus
Muitas vezes pode ser verificado somente com uma inspeção visual. Compare as bordas internas e externas dos pneus. Se eles mostrarem desgaste excessivo de um lado, mas pouco desgaste do outro, isso pode ser devido a problemas no tirante. No entanto, em geral esse é o resultado da somatória de mais de uma causa, pois pode haver problemas com outras partes da suspensão.
Um som estridente quando viramos o volante
Qualquer tipo de barulho nunca é uma coisa boa de se ouvir no carro. Se ouvir um ruído alto e agudo que soa como um rangido ou barulho de atrito entre partes metálicas sempre que virar o volante do carro, pode ser sinal de que as extremidades do tirante estão desgastadas e precisam ser substituídas.
Existem outras causas potenciais, incluindo juntas esféricas com má lubrificação ou baixo nível de fluido de direção hidráulica. Uma vez que tudo isso pode ser perigoso para motoristas, passageiros e para todo o trânsito, esse ou outros ruídos devem ser examinados imediatamente.
Não é possível dirigir o veículo
Se uma extremidade do tirante falhar completamente, será impossível dirigir o veículo, pois ele não responderá aos movimentos do motorista ao volante. A boa notícia é que é improvável que isso aconteça sem que qualquer um dos sintomas anteriores ocorra. Contanto que o motorista preste atenção aos sintomas descritos anteriormente e não adie a realização do serviço, isso é algo que pode ser evitado.
Por fim, sempre que for substituir um tirante ou qualquer outro item procure os componentes Spicer, produtos de qualidade e tradição, desenvolvidos para trazer estabilidade, segurança, durabilidade e resistência aos sistemas de suspensão e direção, assegurando o bom resultado do seu trabalho e a confiança do seu cliente.
Peça pelos produtos Spicer no balcão do atacadistas ou varejo de autopeças de sua preferência e, se não encontrar Spicer no seu comércio de autopeças favorito, entre em contato pelos nossos Canais de Atendimento.
- Central de Atendimento Dana (SAC) – 0800 727 7012
- Whatsapp – +55-51-99839-1377
- e-mail – sac@spicer.com.br.
- Canal Spicer no Facebook Messenger (um bot de autoatendimento)