Peso elevado, motor potente, carga e estrada: quatro fatores comuns aos veículos pesados que exigem atenção e cuidados na manutenção do sistema de direção. Conheça quais são os principais sinais de desgaste no sistema de direção do caminhão e como se prevenir.
O sistema de direção e suspensão é totalmente integrado e composto por diversos componentes, muitas vezes diretamente conectados. É composto por uma barra lateral, barra de ligação, terminal de direção, coluna e caixa de direção.
Essa composição garante a estabilidade e boa dirigibilidade do veículo, preservando a segurança do condutor e, consequentemente, contribuindo para que a carga chegue em segurança ao seu destino.
Barras lateral e de ligação – As barras lateral e de ligação transmitem o movimento do volante às rodas, sendo que sua união se dá através dos terminais. Estes componentes garantem o controle direcional do veículo.
Barra de reação – As barras de reação também desempenham papel fundamental, controlando os movimentos longitudinais e transversais dos eixos traseiros, contribuindo para a integridade de todo o sistema de tração.
Tirante do estabilizador – O tirante do estabilizador transmite o movimento do conjunto de suspensão para a barra estabilizadora.
Terminal de direção – O terminal de direção é composto por um pino esférico que se movimenta dentro de um alojamento. Na outra extremidade do pino, uma rosca permite sua fixação através de uma porca. Em veículos mais antigos há um furo na rosca para inserção de uma trava (cupilha) na porca-castelo, enquanto nos veículos mais novos o terminal é fixado através de porca autotravante.
Sinais de desgaste no sistema de direção do caminhão
Veículos pesados devem passar por revisões periodicamente e inspeções regulares e até diariamente. Essa prática visa estar com a manutenção em dia e prevenir eventuais panes. Em geral, quando essas inspeções e manutenções preventivas não são realizadas, os veículos apresentam problemas e panes causadas pelo desgaste ou falhas nos seus componentes.
Os principais sinais da avaria no sistema de direção são:
Problemas na barra lateral e barra de ligação
A barra lateral e barra de ligação do caminhão podem apresentar empenamento, folga, desalinhamento na direção, inversão de posição de montagem e coifa rasgada. Estes problemas comprometem o bom funcionamento do veículo, geram despesas e perdas financeiras elevadas e podem colocar em risco a vida do caminhoneiro e demais condutores.
Ruídos na coluna de direção
A coluna de direção pode apresentar folga ou travamento no acoplamento ou cruzetas, provocando um ruído. Esse ruído pode ser proveniente também de sérios desgastes em outras peças do sistema, tais como (barra, caixa e terminais de direção. Esse sintoma é bastante frequente em veículos de utilização intensa e submetidos a tráfego em condições severas.
Vazamento na caixa de direção
A perda de lubrificante pela caixa de direção pode indicar vazamento do fluido hidráulico e/ou desgaste nos componentes internos. Gradativamente, essa queda na eficiência da lubrificação comprometerá os componentes do sistema de direção, com maior dificuldade na condução do veículo.
Como evitar desgastes no sistema de direção?
Para garantir uma boa operação em veículos pesados é importante ficar atento às manutenções do veículo, seguindo um cronograma de inspeções e o checklist de manutenção preventiva para caminhões.
É recomendado fazer revisão a cada 10 mil km para verificar se todos os itens e peças estão em condições apropriadas para viagem.
Ficar atento às peças soldadas ou consertadas, pois caso elas sejam aplicadas de forma inadequada podem acarretar acidentes graves e com o tempo se romper, fazendo com que o motorista perca o controle do veículo;
Outro ponto de atenção é quando ao nível de lubrificante abaixo do indicado. Essa condição deixará a direção mais pesada e provocará rangidos. Isso pode acontecer se houver vazamentos no reservatório, lembrando também que é bastante comum que o óleo vaze pela bomba ou até mesmo pela caixa de direção.
Óleo acima do nível também é péssimo pra uma direção leve. O nível de óleo acima do indicado pela montadora pode fazer com que a direção fique puxando e mais pesada para um dos lados, já que com o excesso de óleo, falta espaço para que ele possa trabalhar no sistema.
Nem sempre o problema está na quantidade de lubrificante, a falta de trocas regulares também acarreta problemas para a direção. Isso pode acontecer quando o veículo roda bastante e acúmulos como poeira, água ou outra substância se instalam no reservatório. Essa situação, além de atrapalhar a dirigibilidade, também pode causar avarias em outras peças.
Por fim, é sempre importante utilizar peças de qualidade e tradição nos serviços de substituição dos componentes de direção e, para isso, você conta com uma linha completa de componentes Spicer, como as colunas de direção, juntas, terminais de direção, barras, braços e buchas.
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