No material técnico preparado pela equipe de suporte Dana, você encontra o passo-a-passo explicando detalhadamente os procedimentos para a correta lubrificação desta aplicação Spicer série 10. Confira.
Este componente Spicer é utilizado nos caminhões Ford Cargo 1119 e Cargo 1317E, nos Mercedes-Benz 1214C, 1214K, Accelo 815 e Accelo 915C e nos modelos Volkswagen 13.150, 13.170, 15.180, 15.190, Delivery 10.160, Delivery 8.160, Delivery 9.160 e Worker 15.170 E. Também é aplicado nos ônibus Mercedes-Benz LO-812, LO-814, LO-815, LO-914, LO-915 e no Volkswagen 9.160 OD.
Antes de começar, observe os pontos abaixo:
- Verifique qual a frequência de lubrificação de acordo com o uso do veículo;
- Use a graxa certa;
- A limpeza é “fundamental”;
- A tarefa é engraxar;
- Resolva os problemas.
Ferramentas
- Engraxadeira
- Martelo de Poliuretano
- Chave fixa (“boca”) 8
Intervalos de Lubrificação
Caso o cardan fique imerso em água ou lama (ao enfrentar enchentes, atravessar riachos, trabalhar em arrozais, entre outras situações parecidas), refaça a lubrificação.
Use a graxa certa
A maior causa de problemas em cruzetas e juntas deslizantes é a aplicação de graxas erradas.
A graxa precisa unir três propriedades:
1 – Ser à base de sabão de lítio.
2 – Conter aditivos para extrema pressão (EP).
3 – Ter o grau de consistência NLGI 2.
Não tente economizar usando outro tipo de graxa. O prejuízo com o cardan será bem maior.
Limpeza é fundamental
Antes de iniciar a lubrificação, é preciso:
1 – Limpar e avaliar o estado de conservação das graxeiras de cada cruzeta.
2 – Conferir se a engraxadeira não tem restos de graxa velha ou de outro tipo de graxa.
3 – Em sistemas pneumáticos, verificar se o ar não está contaminado com água ou óleo.
Com tudo em ordem, lubrificar uma cruzeta Spicer SPL70-1X é muito fácil. Mas um cuidado é fundamental: aplique a graxa nova até que a graxa velha saia completamente das quatro capas da cruzeta. Clique no link na tela ao lado e veja no vídeo o passo-a-passo detalhado.
Algum problema?
Se alguma capa da cruzeta não purgar a graxa velha, é preciso resolver o problema:
Experimente mover o cardan de um lado para o outro, acionando a engraxadeira.
Se for o eixo do garfo que não purga, bata com um martelo de borracha na lateral do garfo para aliviar a pressão de fixação da lingueta e tente lubrificar.
Gire o cardan 180 graus e repita o procedimento no lado oposto.
Se ainda assim não ocorrer a purga em alguma das capas da cruzeta, solte os parafusos e retire a lingueta da lateral do garfo do cardan e faça a lubrificação até obter a purga nas quatro capas. Nessa operação as braçadeiras, parafusos e linguetas devem sempre ser substituídos.
Veja se os canais internos de lubrificação da peça não estão entupidos.
Remonte a cruzeta e, com um torquímetro, aperte as abas com um torque de 40 Nm.
Refaça o procedimento de lubrificação. Se mesmo assim a capa não purgar, é necessário trocar a cruzeta.
Depois, siga aplicando mais um pouco, até que a graxa nova saia de forma contínua das capas, sem falhas ou bolhas de ar.
Se der tudo certo, limpe a cruzeta e o serviço estará pronto.
Esta e outras Dicas sobre lubrificação de cruzetas Spicer estão disponíveis na página Spicer na internet, na seção Recursos/Dicas Técnicas. Visite e confira.