Remover e reinstalar o eixo cardan é um procedimento delicado e que exige uma rotina de cuidados para que o serviço seja perfeito, evitando danos a seus componentes e mal funcionamento do sistema de transmissão. Entenda como fazer um serviço preciso e sem retrabalho ou reclamações posteriores.
Então o cliente reclamou que está sentindo algumas vibrações sérias enquanto o veículo está funcionando e que há ruídos na parte inferior do veículo. Com seu conhecimento e experiência, foi fácil identificar que provavelmente terá que fazer um reparo no eixo de transmissão.
É só desmontar e reparar o eixo cardan, certo? Mas antes de começar, saiba que serão necessários quatro elementos essenciais para a realização de um serviço de qualidade e seguro. Você precisará de Informação, roteiro de procedimentos, limpeza e ferramentas adequadas.
Acompanhe as nossas orientações e não se esqueça de utilizar os componentes Spicer e Albarus na substituição.
Organize as ferramentas que irá utilizar e deixe o ambiente limpo, com todas as novas peças que serão utilizadas e outros itens necessários, como graxa, lubrificantes e outros, cuidadosamente organizados e separados.
Ao remover o eixo de transmissão, você deve primeiro levantar o veículo usando um elevador automotivo, fosso ou um macaco de piso e cavaletes.
Se o eixo de transmissão traseiro estiver sendo removido e a traseira do veículo estiver sendo levantada, é muito importante travar e calçar bem as rodas dianteiras, para que o veículo não possa rolar ou deslocar-se, causando um acidente. Quando um eixo de transmissão é removido, o veículo não estará mais estacionado e poderá rolar.
Comece fazendo marcas de orientação do eixo de transmissão antes de começar. Marcar o eixo de transmissão para remoção é uma boa ideia se for reinstalar o eixo original. Isso ajudará a retornar o eixo à sua posição original no diferencial, o que ajudará a evitar vibrações na linha de transmissão quando o eixo for reinstalado.
Primeiro, remova os parafusos de montagem do flange do diferencial do eixo. Esses parafusos em geral estão muito bem apertados. É recomendável usar ferramentas de qualidade e ser cuidadoso. Nada de pancadas no eixo. para evitar descascar ou danificar os componentes. Além disso, esses parafusos podem usar cola trava roscas, um produto químico para evitar que se soltem durante a operação. Na remontagem você precisará reaplicar a cola trava roscas nos parafusos ao reinstalar.
Usando um martelo de plástico, solte suavemente o eixo de transmissão do flange do diferencial, batendo com cuidado no garfo traseiro e na montagem da junta. Neste ponto, a metade traseira do eixo estará livre.
Em alguns veículos haverá um suporte central que deve ser desmontado, removendo os dois parafusos de montagem do suporte central. Ao remover o eixo de transmissão, use as duas mãos e deslize suavemente o eixo de transmissão da transmissão ou caixa de transferência. Uma pequena quantidade de fluido pode vazar, então prepare uma bacia ou recipiente para coleta de fluido.
Neste ponto do trabalho, aproveite para verificar o estado dos flanges, cruzetas e garfos em ambas as extremidades.
Segure firmemente o garfo e mova-o em todas as direções. Deve ser um movimento suave, sem ruídos ou folgas em qualquer direção.
Antes de reinstalar o eixo de transmissão, aplique uma pequena quantidade de graxa no garfo. Isso ajudará a lubrificar a vedação do eixo de saída na transmissão ou caixa de transferência. Há uma proteção contra poeira junto com a vedação traseira, que é incorporada na vedação da caixa de transmissão ou da caixa de transferência.
Tenha cuidado ao reinstalar o garfo do eixo de transmissão, para não danificar a vedação. Com cuidado, guie a forquilha no lugar sobre e no eixo de saída. Depois que o garfo estiver instalado, puxe o eixo de transmissão de volta ao lugar, enquanto insere os parafusos de montagem manualmente para evitar rosqueamento cruzado.
Termine de instalar os parafusos de montagem, certificando-se de que as marcas de alinhamento estejam juntas.
Aperte os parafusos uniformemente e em um padrão cruzado, de acordo com as especificações de fábrica.
Se houver perda de fluido durante o trabalho, verifique e reabasteça a transmissão ou a caixa de transferência após a instalação do eixo.
Que tal aproveitar para revisar a lubrificação das cruzetas? Veja nossas dicas em vídeo:
Lubrificação de cruzetas da série 10 / Lubrificação de cruzetas da série SPL
Pronto. Você já pode avisar o cliente que o veículo está pronto para rodar e agora com novos componentes de transmissão Spicer ou Albarus.