A substituição do rolamento do pinhão em uma caixa diferencial é simples e fácil de realizar. E para assegurar que não haja retrabalho conte com a linha de rolamentos Spicer.
Os rolamentos do pinhão são uma parte importante de qualquer veículo, caminhão ou SUV. Eles ajudam a manter a transmissão em boas condições de funcionamento e permitem que as rodas girem suavemente.
No entanto, com o tempo, eles podem ficar desgastados ou danificados. Quando isso acontecer, é importante substituí-los o mais rápido possível.
A substituição do rolamento do pinhão geralmente é feita para corrigir o ruído proveniente do diferencial. Se o rolamento do pinhão estiver desgastado, o diferencial poderá emitir um som agudo.
Em alguns casos, a substituição do rolamento do pinhão também corrigirá a vibração proveniente do diferencial. Substituir o rolamento do pinhão é uma tarefa relativamente simples que pode ser concluída em poucas horas. Com as ferramentas e conhecimentos adequados, qualquer profissional da reparação automotiva pode fazer isso.
Mas o que é um rolamento de pinhão?
Os rolamentos do pinhão são importantes para o funcionamento do eixo diferencial. Isso ocorre porque eles ajudam a apoiar o eixo de tração. O rolamento do pinhão está localizado na extremidade do eixo e ajuda a evitar que ele se mova muito. Com o tempo, os rolamentos do pinhão podem desgastar-se e precisam ser substituídos.
Mas com que frequência os rolamentos do pinhão devem ser substituídos? A resposta depende de vários fatores, incluindo o tipo de veículo, a frequência e condições de utilização e os hábitos de direção do motorista.
Em geral, porém, a maioria dos especialistas recomenda a substituição dos rolamentos do pinhão a cada 80 mil quilômetros e sua inspeção semanalmente.
Se utilizar o veículo em situações fora de estrada pode ser necessário substituí-los com mais frequência. Por outro lado, se o veículo não é utilizado frequentemente ou só trafega em estradas bem conservadas, poderá demorar mais tempo entre as substituições.
Como verificar um rolamento do pinhão?
Existem algumas maneiras diferentes de verificar um rolamento de pinhão. Uma maneira é suspender o veículo no elevador automotivo. É importante que as rodas estejas suspensas e sem contato com o solo.
Assim que o veículo estiver suspenso com segurança, segure o pneu e tente movê-lo para frente e para trás. Se houver alguma folga no movimento das rodas, isso pode indicar que o rolamento do pinhão está desgastado.
Outra forma de verificar o rolamento do pinhão é levar o veículo para um test-drive. Preste atenção a quaisquer ruídos estranhos que possam vir do diferencial. Se houver ruído, pode indicar que o rolamento do pinhão está com defeito e precisará ser substituído em breve.
Um rolamento de pinhão desgastado geralmente emite um ruído agudo que fica mais alto à medida que o veículo se desloca aumentando a velocidade.
Em alguns casos, o ruído só pode ser ouvido quando o veículo é ligado pela primeira vez e desaparece após alguns minutos. No entanto, se o rolamento do pinhão estiver muito desgastado, o ruído geralmente piorará com o tempo.
Substituir o rolamento do pinhão em uma picape, caminhão, ônibus ou outro veículo não é difícil, mas requer algumas ferramentas e conhecimentos especiais.
Para remover um rolamento do pinhão diferencial, o primeiro passo é remover o semieixo. Isto pode ser feito desconectando o eixo de tração do diferencial e apoiando o diferencial com um suporte.
Depois que o semieixo for removido, a próxima etapa é remover os parafusos de retenção do suporte do rolamento.
O suporte diferencial pode então ser separado da carcaça.
Neste ponto, os rolamentos antigos podem ser removidos e substituídos por novos (Spicer, é claro). Finalmente, o suporte do diferencial é reinstalado na carcaça e o semieixo é reconectado ao eixo motor.
O tempo necessário para trocar um rolamento de pinhão pode variar dependendo da marca e modelo do veículo. Em geral, porém, deve levar entre duas e quatro horas para concluir o trabalho. Isso inclui a remoção do rolamento do pinhão antigo e a instalação de um novo.
Para assegurar que o trabalho foi bem feito e o cliente poderá rodar com o veículo de forma segura, use sempre os Rolamentos Spicer, que são especificados segundo os rígidos padrões que somente quem é especialista em eixos diferenciais e transmissões, como é o caso da Dana, pode garantir.
Os rolamentos Spicer oferecem:
- Alta confiabilidade e durabilidade.
- Maior vida útil.
- Componentes desenvolvidos com materiais de alta qualidade.
- Melhor performance, com menos ruído e atrito.
- Todos os produtos são testados e aprovados em laboratórios.
O design é Spicer, a especificação do rolamento no eixo e transmissão original é Spicer, assim, é melhor e mais seguro usar Spicer.
Clique na imagem, baixe o catalogo de rolamentos Spicer e não se esqueça: se não encontrar os produtos Spicer no seu comércio de autopeças favorito, entre em contato conosco pelos nossos Canais de Atendimento.
Central de Atendimento Dana (SAC) – 0800 727 7012
Whatsapp – +55-51-99839-1377
e-mail – sac@spicer.com.br.
Canal Spicer no Facebook Messenger (um bot de autoatendimento).