Como trocar as Cruzetas SPL170-1XS-Flangeada

Acompanhe os procedimentos para a troca e instalação de cruzetas da série SPL, modelo 170-1XS – Flangeada, item aplicado em diversos caminhões e ônibus Mercedes Benz e Volvo

Utilizado nos serviços de reparação e manutenção preventiva nos modelos Mercedes-Benz 2638, 2726, Atron 2729, Axor 2831 e  nos Volvo FH12, FM10, FM12 e NH12.

Antes de começar, confira se tem às mãos todas as ferramentas necessárias:

  • Chave de boca nº 13 para a graxeira;
  • Torquímetro com soquete de boca nº 8 para os parafusos de fixação dos pratos das capas;
  • Martelo – de preferência de poliuretano para soltar e depois reposicionar as capas.

DESMONTAGEM

Comece removendo os parafusos de fixação do flange no veículo, remova os parafusos de fixação dos pratos das capas e depois remova a cruzeta.

Dica: Após a desmontagem das capas, verifique se todos os roletes estão devidamente posicionados nas capas e examine o corpo da cruzeta, procurando por marcas ou desgaste excessivo. Estas podem ser indicativos de outros problemas no cardan, tais como desalinhamento ou falta de lubrificação.

Descarte apropriadamente os parafusos, capas e roletes usados, que nunca de vem ser reutilizados ou reaproveitados.

O Kit Spicer vem também com as abraçadeiras e respectivos parafusos, que você não usará neste serviço.

MONTAGEM

Na hora de montar a cruzeta nova é importante tomar alguns cuidados.

1 – Veja se a graxeira está na posição certa, com fácil acesso e sem travar o movimento da junta. Use os parafusos originais de fixação dos pratos das capas Spicer número 873114M.

2 – Antes de instalar, tome cuidado ao remover as capas da cruzeta para que os roletes não caiam. Se algum cair, reposicione com atenção.

3 – Posicione a cruzeta e coloque uma capa de cada vez, deixando para fazer o aperto final quando todas as capas estejam fixadas.

4 – Com auxílio do torquímetro, aplique 30,35 Nm em cada parafuso de fixação dos pratos das capas.

5 – Confira sempre se o cardan está bem nivelado e alinhado.

6 – Não aplique óleo ou graxa nos olhais. Isso pode provocar a rotação das capas.

7 – Depois de fixar as quatro capas, confira se a junta universal se movimenta livremente. Ela não pode ficar bloqueada, nem com ruídos.

8 – Por fim, realize a lubrificação da cruzeta. Se tiver dúvidas, confira as rotinas de lubrificação das cruzetas Spicer Série SPL em nosso Canal no Youtube.

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