A substituição de coxins, coifas, batentes e outros itens do conjunto de suspensão é tão importante quanto a substituição dos dois principais componentes, mola e amortecedor. Entenda a importância da correta aplicação e as facilidades do uso de ferramentas adequadas.
O Kit de suspensão é um conjunto composto pela coifa protetora da haste, o batente de poliuretano, e pode ainda vir com o coxim e rolamento, componentes que atuam como auxiliar da mola na absorção dos impactos gerados na suspensão do veículo.
Por mais insignificante que pareça, um único componente danificado ou desgastado pode alterar o funcionamento de todo o conjunto, comprometendo a eficiência do conjunto e gerando riscos aos ocupantes do veículo
A coifa tem a função de proteger o selo e a haste do amortecedor, que poderia ter sua eficiência prejudicada e sua durabilidade reduzida por ações partículas sólidas agressivas, tais como terra, poeira, pedras ou outro elemento contaminante.
Já o batente, quando montado na dianteira, tem a função de bloquear os impactos de fim de curso, que seriam provocados na suspensão sem este componente. Quando montado na traseira, ele funciona como uma mola auxiliar no início do movimento da suspensão e como bloqueador no final de curso.
É aconselhável a substituição sempre que houver a troca dos amortecedores, pois, dessa forma, garante-se que todo o conjunto trabalhará na mesma condição. Outra situação que pode gerar a substituição é o surgimento de barulhos ou folgas no sistema de suspensão. Após uma minuciosa análise dos componentes, pode ser identificado desgaste ou dano nos itens que compõem o kit de reparo do amortecedor e exigir sua imediata substituição, sob o risco de comprometer os demais componentes e gerar serviços com custo mais elevado.
Antes de iniciar a substituição do kit de reparo ou dos amortecedores, verifique todas as folgas que porventura existam no sistema de suspensão. Para isso, com o carro em um elevador, tente mover com as mãos os pneus nos sentidos horizontal e vertical. Se houver folgas nos rolamentos, caixa de direção, terminal de direção e terminal axial, será possível identificar
Ainda com o carro suspenso no elevador, com a ajuda de uma espátula, verifique as folgas da suspensão. Para verificar as buchas de bandeja será preciso calçar a espátula e forçá-la. Faça o procedimento nos dois lados do veículo.
Verifique se não há nenhum desgaste nas buchas e bieletas da barra estabilizadora. Se estiverem folgadas, as buchas irão gera ruídos que podem ser confundidos com amortecedor ou kit de reparo desgastados.
Com o veículo já sem as rodas, verifique o estado do conjunto mola e amortecedor, incluindo os itens kit de reparo. Se necessário substituir, você precisará de chaves com formatos e medidas específicas para soltar os parafusos que prendem o amortecedor à manga de eixo e as porcas. Não retire os parafusos de seus alojamentos por enquanto.
Remova a bieleta com um auxílio de uma chave allen para segurar o terminal e uma chave combinada para desrosquear a porca.
Abra o capô do carro e solte as porcas da fixação superior da torre de suspensão.
Agora, retire os dois parafusos que prendem o amortecedor na manga. Assim, será possível retirar a torre de suspensão e levar para a bancada para facilitar a desmontagem e montagem.
Solte a porca de fixação do coxim do amortecedor com as chaves específicas, mas não remova a não remova a porca ainda.
Instale a ferramenta especial para encolhe da mola no amortecedor e encolha a mola até aliviar o coxim. Agora já é possível retirar a porca central e o coxim superior.
Atenção: O encolhedor de molas serve para comprimir as molas e efetuar a troca dos amortecedores com segurança. Toda oficina precisa ter essa ferramenta, pois é impossível um mecânico efetuar a troca manualmente. Na hora de utilizar a ferramenta é importante se certificar de que as garras do encolhedor de molas estejam bem presas nos eixos, para que não escapem e acabem saltando no rosto ou no corpo do operador. Encaixe primeiro as garras superiores, depois empurre com as mãos a garra inferior para encaixar na parte inferior da mola.
Retire a mola. A coifa e o batente sairão juntamente com a mola.
Verifique o estado da mola. É importante sempre avaliar se a mola está com danos na pintura ou marcas de contato entre os elos, o que indica que a mola está perto do fim de sua vida útil, ou seja, sua capacidade de comprimir e retornar a medida original já está comprometida.
Avaliado mola e amortecedor, comece a remontagem da torre de suspensão com os novos componentes do kit de reparo do amortecedor.
Coloque o batente no amortecedor e encaixe a mola (observe seu perfeito encaixe no prato e no isolador inferior), a coifa e o coxim.
Faça o aperto da porca, usando uma chave Allen para segurar a haste do amortecedor, assim, evita que ela gire e danifique suas válvulas internas.
Refaça o restante da montagem no veículo seguindo a ordem inversa do processo de desmontagem.
Após fazer toda a fixação da torre de suspensão, coloque a roda e aplique todos os torques de aperto (de acordo com a fabricante do veículo) já com as rodas do carro no chão
Recomendação – Depois do fim do procedimento verifique o alinhamento e o balanceamento das rodas. Também execute o teste de rodagem para atestar que não há ruídos ou qualquer anormalidade.