Direção mais leve que o normal, barulho e folga ao girar o volante. Atenção: esses podem ser indicativos de um problema com o terminal de direção, peça responsável pela ligação entre a barra de direção e as rodas.
Os terminais de direção são conjuntos de pequenas peças que ligam o sistema de direção dos carros às rodas, permitindo que os movimentos da sequência volante, coluna, caixa, braços, e barras cheguem nas rodas e realize a mudança de direção ou correção da direção do veículo.
Traduzindo para o “mecaniquês” com termos mais técnicos, o terminal de direção tem a função de interligar a articulação axial com a roda do veículo, possibilitando os movimentos angulares do carro.
Só com essa descrição, já deu para perceber que é um componente fundamental para a segurança do veículo e seus ocupantes, pois atua diretamente na condução segura, assegurando a dirigibilidade e estabilidade do veículo.
O terminal de direção atua conectados aos braços de direção, também chamados de braços axiais, que têm a função de transmitir o movimento da caixa de direção para as mangas de eixo e para as rodas. Os braços de direção são feitos em aço e possuem extremidades rosqueadas, sendo uma delas para encaixe na caixa de direção e a outra no terminal de direção.
O terminal de direção possui em sua extremidade o pivô de direção, uma peça que funciona como o elo entre o chassi e o conjunto de suspensão/direção, que é o principal responsável pelo movimento das rodas em todos os sentidos.
O pivô de direção é capaz de suportar os impactos transmitidos pela roda, causados por desníveis, irregularidades e buracos existentes na pavimentação das ruas e estradas, além de absorver parte dos esforços a que todos os componentes dos sistemas são submetidos durante a aceleração, frenagem e realização de curvas ou mudanças de direção.
Os principais sintomas indicativos de problemas nos terminais de direção são:
- Trepidação – Facilmente percebido ao dirigir.
- Folga na direção – Outro problema que surge quando o terminal de direção está danificado. Essa condição prejudica a estabilidade e a dirigibilidade do veículo, podendo causar acidentes. Além disso, a folga na direção causa danos em outras peças da suspensão.
- Desgaste irregular dos pneus – Pelo fato de impedirem o perfeito contato entre as rodas e o solo, um terminal de direção defeituoso pode causar desgaste irregular dos pneus ou abreviar a durabilidade de um ou mais pneus.
Além de observar se o carro apresenta algum dos sintomas acima, é importante fazer a revisão preventiva da suspensão e da direção do automóvel. Outro indicativo de terminais de direção com folga é que essa situação não permite a realização do alinhamento das rodas.
A revisão e manutenção preventiva deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros ou sempre que perceber algum problema. E não esqueça de fazer o alinhamento do veículo sempre que realizar algum serviço de suspensão, seja nos pivôs, terminais de direção ou em outros componentes.
Outros problemas em componentes do sistema de direção e suspensão do veículo:
Buchas de balanças e braços de articulação com folga: é essencial ficar de olho nesses itens para evitar que a geometria das rodas desalinhe, provocando desgaste excessivo dos pneus e perda da estabilidade.
Buchas internas da caixa de direção com folga: esse problema produz ruídos e baques semelhantes às folgas na suspensão.
Importante: Use somente componentes com qualidade e procedência assegurada, como as barras, bieletas, buchas, pivôs, terminais, tirantes e colunas de direção Spicer.