O sistema de transmissão é muito robusto e duradouro, porém, exige cuidados e inspeções periódicas em seus componentes, para averiguar danos, desgastes e, principalmente, ajustes. Com diversos componentes mecânicos e perfeitamente sincronizados, a coroa e o pinhão precisam de lubrificação e folgas precisas para o bom desempenho e segurança do veículo. Confira.
Embora um seja veículo de uso misto e o outro um veículo utilitário esportivo, as picapes e as SUV´s, como a Chevrolet S-10 e a SUV Blazer, são submetidas a condições críticas de uso, transportando cargas ou ocupação total e elevado peso, rodando por trechos acidentados e, até mesmo, por locais com pavimentação irregular ou inexistente.
Neste contexto, o eixo diferencial desses dois tipos de veículos, especialmente, quando a montadora compartilha alguns componentes de suspensão e transmissão entre eles, é um componente muito importante no conjunto.
Ele é responsável pela transmissão de potência do motor para as rodas de tração, mesmo em alta velocidade, fazendo girar mais rapidamente a roda externa em relação a interna em uma curva, compensando as diferentes distâncias percorridas por elas.
Assim, é importante que o profissional responsável pela manutenção do veículo e o proprietário estejam alinhados quanto à inspeção periódica e manutenção de todo o sistema de transmissão.
Um dos procedimentos de manutenção mais importantes nestes veículos são as inspeções realizadas na caixa de transmissão, avaliando possíveis vazamentos, componentes danificados ou com folga, e os ajustes de pré-carga do pinhão, das engrenagens satélites e de pré-folga entre dentes da coroa e do pinhão do eixo diferencial.
Nesta dica que preparamos sobre o assunto, explicamos como realizar estes procedimentos nos modelos Chevrolet S10 e Blazer, lembrando que se precisar fazer a substituição de qualquer dos componentes do sistema de transmissão nestes e em outros veículos, o profissional da reparação automotiva pode sempre contar com a segurança dos produtos Albarus e Spicer.
Temos uma completa linha de coroa e pinhão Albarus e um extenso portfólio Spicer com eixos e semieixos, conjunto coroa e pinhão e kits de reparo da caixa disponíveis para picapes, SUV´s, utilitários, caminhões e ônibus de diversos fabricantes e modelos.
Será necessário preparar o local de trabalho, que deve estar organizado e limpo, e separar as ferramentas que serão necessárias para a realização dos serviços, tais como:
- Sacadores de rolamentos.
- Expansores de carcaça.
- Base magnética.
- Relógio comparador.
- Paquímetro digital e micrômetro (de 0 a 25 mm).
Antes de iniciar a desmontagem, observe se não há vazamentos, folgas ou itens danificados, bem como a integridade da caixa de transmissão e de todo o conjunto, e não se esqueça de usar os EPI´s – Equipamentos de Proteção Individual.
Verifique os números gravados no pinhão, na coroa ou na caixa satélite e obtenha os dados necessários para a correta montagem. Essa orientação está disponível no catálogo de serviços Spicer.
Desmontagem
Drene o óleo do conjunto e remova as rodas. Retire o eixo diferencial do veículo.
Solte os parafusos da tampa do diferencial e os parafusos de fixação e remova os mancais.
Limpe bem a tampa do diferencial e remova por completo a junta em uso. Na montagem da tampa será necessário aplicar a junta líquida para vedação adequada do componente.
Observe as marcas na carcaça e no mancal de fixação e identifique a correta posição de montagem do diferencial. Certifique-se para que seja invertida na montagem para não comprometer as regulagens. Caso não existam marcas, faça as marcações de referência durante a desmontagem. Solte os parafusos de fixação e remova os mancais.
Com auxílio de um quadro expansor, faça a remoção dos rolamentos cônicos fixados com pré-carga. Fixe a ferramenta e instale um relógio comparador com base magnética para checar a expansão nas extremidades da carcaça do diferencial.
Aplique a pressão no quadro expansor até atingir o valo máximo indicado, que será o suficiente para o alívio da pré-carga aplicada na fixação dos rolamentos.
Com a aplicação de duas alavancas, remova o diferencial, apoiando no quadro expansor e forçando o conjunto para cima.
Remova o quadro e gire o eixo no cavalete para remover a porca do pinhão. Use a ferramenta bloqueadora do terminal e solte a porca – essa porca deve ser descartada e substituída por uma nova sempre que for removida.
Instale o sacador do terminal do pinhão e, com a ajuda de outro profissional, solte o componente.
Remova o retentor, o defletor e o rolamento da carcaça do diferencial. Verifique sempre o ajuste de pré-carga do pinhão. Caso seja preciso trocar o pinhão, utilize o valor obtido no pacote de ajuste como pré-carga no novo componente.
Se precisar, troque os calços por novos, mas respeite a medida obtida de pré-carga.
Faça os ajustes, inserindo ou removendo os calços de ajuste, até que o torque de giro do pinhão atenda às especificações recomendadas de pré-carga.
Acople a ferramenta que vai remover a capa maior do rolamento, para ter acesso aos calços de regulagem de altura do pinhão, que podem estar também entre a engrenagem e o rolamento do pinhão.
Com a ajuda de um sacador universal, apoie os roletes do rolamento (castanhas). Insira uma chapa circular para reforçar a região de apoio central do rolamento. Com o sacador fixado, prenda o conjunto em uma morsa e aplique a pressão no eixo central do sacador para remover o rolamento.
Após a remoção do rolamento, verifique os calços que regulam o ajuste da caixa satélite. Repita o procedimento na outra extremidade para remover o outro rolamento e os calços de ajuste.
A etapa seguinte é remover os parafusos de fixação da coroa. Utilize uma ferramenta conhecida saca-pinos ou toca-pinos para retirar o pino elástico e o eixo das engrenagens satélites.
Gire as engrenagens satélites até que alcance os orifícios laterais e removas as peças. Em seguida, desloque as planetárias.
Montagem da caixa satélite
Encaixe as engrenagens satélites e as planetárias (com as arruelas) na caixa e gire os componentes até a posição para colocar o eixo das engrenagens satélites. Use o óleo lubrificante recomendado para diferenciais.
Para inserir o eixo, gire a caixa, evitando que as arruelas saiam de posição.
Com um guia, encontre a posição de montagem do pino elástico, alinhando os orifícios da caixa e do eixo das engrenagens satélites.
Coloque o pino elástico para travar o eixo das engrenagens satélites e crave a extremidade do pino elástico para que não saia de seu alojamento.
Com a coroa já em sua posição de trabalho, fixe a peça na caixa satélite. Se não for substituí-la, observe para o encaixe esteja na mesma posição quando do processo de desmontagem.
É recomendável a substituição por novos parafusos para garantir a fixação corretamente. Observe o torque na fixação, que deve ser aplicado de forma cruzada.
Ajuste das folgas
Verifique a folga lateral da caixa satélite na carcaça do diferencial sem o pinhão.
Isto deve ser feito antes de instalar os rolamentos para facilitar a utilização de ferramentas especiais
Instale os rolamentos, coloque a caixa satélite na carcaça e, utilizando uma base magnética com um relógio comparador, verifique o valor da folga.
Verifique o valor de profundidade do pinhão, com a ajuda do medidor de profundidade e um paquímetro digital. A ferramenta montada permite obter a medida do centro da coroa até a base da capa do rolamento.
Será necessário a realização de alguns cálculos para fazer o ajuste a partir da medida de valor “H”, que é a altura obtida do centro da coroa até a base da capa do rolamento.
É importante colocar o paquímetro bem perpendicular em relação ao eixo. A ponta do paquímetro deve apoiar na base da capa do rolamento. Logo, a capa não deve estar instalada e a região de apoio deve estar limpa.
O valor H deve ser subtraído de um valor constante definido para o modelo de diferencial. Essa constante varia de acordo com o modelo do eixo diferencial, conforme a tabela DM – Distância de Montagem.
Caso seja necessário outras medidas e informações sobre modelos de diferencial, consulte a orientação técnica, disponível no site Spicer e que vem nas embalagens dos kits coroa/pinhão de cada modelo.
A diferença entre o valor H obtido e o DM (constante da distância de montagem) será o valor do pacote de calços de profundidade do pinhão. Após obter o valor de profundidade, instale os calços e a capa do rolamento.
Instale os calços de pré-carga do rolamento do pinhão. Lembre-se de usar o mesmo valor encontrado na desmontagem para a montagem. Coloque os calços e monte o pinhão sem o retentor, pois, para verificar a pré-carga será necessário realizar um teste de torque de giro.
Pode ocorrer de ser necessário remover alguns calços caso o pinhão esteja muito solto, ou acrescentar calços, caso esteja muito preso. O torque de giro do pinhão evita que o componente fique muito preso, possibilitando desgaste prematuro nos rolamentos.
Instale o pinhão e aplique o torque recomendado na porca de fixação, que deve ser nova.
Com o auxílio dos rolamentos falsos, meça a folga lateral da caixa satélites com o pinhão instalado. Instale a base magnética e o relógio comparador e faça a medição. O resultado da subtração dos dois valores, junto com o valor de pré-carga, será o indicador do pacote de calços.
Encaixe os calços e os rolamentos. Instale o expansor de carcaça para liberar a colocação da caixa satélite. Observe às marcações de referência para a montagem das capas dos mancais e aplique o torque indicado para os parafusos dos mancais.
Instale a base magnética e o relógio comparador e faça a mensuração do valor da folga entre os dentes da coroa e pinhão.
A seguir faça o teste de contato entre os dentes da coroa e o pinhão. Misture um pouco de corante (pó xadrez) no óleo do diferencial e aplique nos dentes da coroa.
Com auxílio de uma alavanca, gere uma pré-carga na coroa e, com a ajuda de um soquete com cabo gire o pinhão.
As marcas que os dentes do pinhão vão criar na área pintada nos dentes da coroa apontam se os procedimentos usados estão corretos, ou seja, se a folga entre dentes está correta e se a colocação do pinhão está na profundidade adequada.
Aplique o selante e instale a tampa do diferencial, apertando os parafusos de fixação com torque recomendado de forma cruzada.
Com a qualidade dos produtos Spicer, as ferramentas adequadas para executar o procedimento e seus conhecimentos, o cliente sairá satisfeito e sem risco de retrabalho para você.
No site Spicer você encontra dezenas de matérias de orientação técnica sobre procedimentos de manutenção no sistema de transmissão e temos também uma playlist sobre o assunto no portal Spicer Brasil no canal de vídeos Youtube.