Suspensão, direção, freios e outros sistemas automotivos são itens de segurança e nunca devemos arriscar. O uso de peças novas e de qualidade ao substituir um amortecedor é regra básica e nunca deve ser quebrada, principalmente com a aplicação de um amortecedor recondicionado, aliás um componente que não pode ser recuperado com segurança e qualidade. COnheça mais sobre as diferenças entre o “baratinho seminovo” e um legítimo amortecedor AlbarusShocks
Você sabia que os amortecedores são acionados mais de 1 milhão de ciclos a cada mil quilômetros? E que são responsáveis, junto com os outros componentes da suspensão, por manter uma trajetória estável e segura em curvas, evitando tombamento ou derrapagens causados pela “força g”, aquela aceleração lateral gerada em uma curva ou manobra que nos empurra contra a porta do automóvel durante curvas em velocidade?
Enquanto um Fórmula 1 pode suportar 5 g sem derrapar ou tombar, caminhões podem tombar quando submetidos a uma força entre 0,4 e 0,6 g. Já veículos de passeio atingem até 0,3 de força g, mas em geral derrapam antes de tombar. Já deu para perceber que o amortecedor é um item fundamental para a segurança dos ocupantes e não dá pra colocar qualquer gambiarra ou um quebra galho no veículo.
Mesmo assim, alguns motoristas acham que podem substituir amortecedores novos por recondicionados, considerando apenas a aparente vantagem financeira, sem considerar o perigo, conforto e durabilidade do componente “baratinho”.
Institutos de segurança e qualidade, fabricantes, montadoras e seguradoras são unânimes ao afirmar que o amortecedor é um dos componentes automotivos que não permite recondicionamento, tanto que as fabricantes de amortecedores não recuperam os itens removidos de veículos em manutenção e recomendam que os itens retirados sejam encaminhados para empresas especializadas em descarte de sucatas.
Um amortecedor novo, como os AlbarusShocks, é certificado com selo do Inmetro, a garantia que o produto atende a todos os padrões exigidos, e testados exaustivamente em provas de campo e laboratório, assegurando qualidade, durabilidade e segurança.
O importante destacar que alguns amortecedores recondicionados podem apresentar o selo do Inmetro, no entanto esse selo é do fabricante original que se manteve na peça e não do retrabalho feito no componente, uma vez que o Inmetro não certificou o trabalho feito pela empresa do recondicionado. Isso pode levar o consumidor a crer que aquela peça recondicionada é certificada, o que não é verdade.
Outro fato importante é que os itens recondicionados não podem ser chamados de remanufaturados ou Reman, pois somente quem fabrica o componente original pode assegurar que os processos de recuperação do item já usado tenham a mesma qualidade e atenção dos itens novos, e não existe nenhum fabricante de amortecedores que tenha sua linha Reman.
Essa decisão das fábricas em não recuperar amortecedores substituídos é devida ao elevado custo para remanufatura do componente em padrões de qualidade e segurança confiáveis, o que torna o processo inviável.
Os amortecedores recondicionados são peças usadas, que passam por uma espécie de reforma, substituindo itens já comprometidos por peças usadas ou de qualidade não comprovada e até mesmo inadequadas para aquele modelo de veículo. Por isso, agravam-se os riscos de perda de estabilidade, trepidações, aumento da distância de frenagem, ruídos, aquaplanagem e desgaste prematuro dos pneus.
Em alguns casos, no processo de recondicionamento é utilizado um tipo de óleo não especificado para amortecedores, fazendo com que o componente apresente uma diferença na capacidade de amortecimento e no ciclo de compressão e resistência para absorver a irregularidade da pista, choque ou esforço no conjunto de suspensão.
O uso de amortecedores recondicionados pode provocar desgaste prematuro dos pneus e dos demais componentes do sistema de suspensão, como coxins e buchas. Há, ainda, o risco de travamento dos amortecedores, afetando perigosamente o controle do veículo.
Quando se trata da segurança do veículo e seus ocupantes é melhor não arriscar. Amortecedores de baixa qualidade podem comprometer a estabilidade do carro e prejudicar outros componentes da suspensão.
Qualidade que transmite segurança
Os amortecedores AlbarusShocks estão disponíveis para mais de 300 modelos de veículos de diversos modelos e anos de fabricação das montadoras Asia, Audi, Chevrolet, Citröen, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Seat, Toyota e Volkswagen, com aplicações a óleo e a gás.
Se precisar de mais informações sobre estes e outros produtos Albarus, acesse o site Albarus ou baixe o App Albarus Catálogo (disponível para Android ou iOS).
E lembre-se: se não achar os produtos AlbarusShocks no seu comércio de autopeças favorito, ligue gratuitamente para o nosso Serviço de Atendimento no 0800-727-7012, Whatsapp (51) 99839-1377 ou envie um e-mail para sac@albarus.com.br.