Com menos de R$ 100 e 10 minutos de inspeção é possível economizar um dia inteiro de trabalho e no mínimo 10 vezes o valor acima. Entenda como a inspeção e substituição regular das coifas das juntas homocinéticas pode evitar problemas mais sérios.
Os eixos de velocidade constante, comumente chamados de juntas homocinéticas, são componentes que transferem a potência da transmissão para as rodas, movimentando o veículo.
Eles têm uma junta de velocidade constante flexível e articulada que permite que o eixo se movimente de várias maneiras para acomodar o movimento da roda durante as curvas e quando a suspensão se desloca. Para proteger essas juntas é usada uma coifa de proteção. Mas o que é esta coifa?
Esta junta flexível é coberta por uma capa de borracha conhecida como bota ou coifa. Esta serve como uma cobertura simples contra a entrada de poeira e detritos no interior da junta homocinética, além de manter a graxa que realiza a lubrificação de todo o componente.
Quando uma coifa da junta homocinética apresenta rachaduras, rasgos ou danos em suas braçadeiras, abre-se uma porta de entrada para contaminantes na junta homocinética e uma porta de saída para a perda da lubrificação e/ou contaminação da graxa.
Normalmente, uma coifa danificada produzirá alguns sintomas que podem alertar o motorista e seu mecânico de confiança de que pode ser necessária a substituição da coifa rompida por um kit de reparo da junta homocinética. Um Kit com qualidade, tradição e segurança da marca Spicer, é claro!
Quais os sintomas de problemas na coifa da homocinética?
Vazamento de graxa na junta – É o sintoma mais comum de uma coifa da homocinética defeituosa ou com falha. Com o tempo e a exposição ao ambiente, a borracha da coifa pode ficar seca ou quebradiça e rachar ou rasgar. Quando uma coifa racha ou rasga, geralmente vaza graxa para o interior da roda.
Frequentemente, a graxa também pode ser lançada no chassi ou em outras peças na parte inferior do veículo conforme o eixo gira. Uma coifa rasgada também pode permitir que sujeira, detritos e umidade entrem na junta homocinética, o que danificará a junta.
Vibrações do eixo da homocinética – Esse é outro sintoma de uma coifa com defeito. As vibrações podem ser o resultado de umidade ou detritos entrando na junta homocinética e causando danos. Normalmente, apenas a substituição da coifa, graxa e braçadeiras não será suficiente. Essa pode ser uma falha que exigirá a substituição da junta homocinética.
Barulho na junta homocinética durante as curvas – Outro sintoma mais sério de uma coifa potencialmente rasgada são os ruídos de “clic-clic” do eixo durante as curvas. Este é um sintoma de que a junta homocinética ficou frouxa a ponto de desenvolver a folga, fazendo com que ela estale durante as voltas. Uma junta homocinética que apresente esse sintoma precisará ser substituída.
Manutenção da coifa da homocinética
As coifas da junta homocinética têm um propósito simples, mas importante, e permitem que os eixos e as articulações homocinéticas permaneçam limpas e desfrutem de uma longa vida útil.
Substituí-las antes que ressequem, rasguem e percam sua vedação evitará que sujeira entre na junta homocinética e acabe danificando seus componentes, resultando em um reparo muito caro.
Se você notar ou suspeitar que a coifa do veículo de seu cliente pode estar danificada, realize a inspeção detalhada do veículo para determinar se uma substituição da coifa é adequada ou se toda a junta homocinética deve ser substituída.
E não se esqueça que os Kits de reparo da junta homocinética Spicer são a melhor opção para um trabalho seguro e de qualidade. Se tiver dúvidas, acesse o site da marca e consulte a seção Dicas Técnicas.
Nesta edição do Dana Informa você encontra um passo-a-passo para a substituição do Kit de reparo da junta homocinética nos modelos Hyundai HB20, utilizando o Kit Spicer 2-13-6279G.