O que é uma empresa certificada e qual sua importância para os negócios? Leia e saiba quais as principais certificações disponíveis para empresas de reparação automotiva.
Qual a diferença de uma oficina mecânica certificada e outra sem essa certificação?
Antes de mais nada não confunda aqueles certificados e diplomas profissionais obtidos pelos mecânicos, eletricistas automotivos e outros profissionais da reparação automotiva, com as certificações da empresa.
Também não podemos considerar as bandeiras de fabricantes que a empresa ostenta como oficina autorizada, que também são importantes como diferenciais e referência para o consumidor, como uma certificação para a empresa.
As certificações para empresas de serviços automotivos são atestadas pelas instituições responsáveis pelo setor no mercado, como o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e o Inmetro, e são obtidas a partir de rotinas de averiguação e adaptação de suas atividades, para garantir que aquele estabelecimento atende os padrões de qualidade exigidos por esses órgãos.
Essas certificações são de grande importância para os negócios e são pré-requisitos em algumas situações, para que a oficina consiga fechar contratos e parcerias com corporações e empresas, incluindo outras empresas do setor automotivo, como seguradoras, fabricantes de lubrificantes, autopeças e outros fornecedores das empresas de reparação.
Outro benefício é a possibilidade de servir como referencial de qualidade e responsabilidade para o consumidor. Essas certificações permitem que o cliente identifique mais facilmente as qualificações da empresa e são uma ótima maneira de atestar a eficiência dos serviços e produtos oferecidos aos clientes.
Os principais requisitos avaliados pelos organismos de certificação são:
- Local e condições de instalação da oficina;
- Equipamentos e peças utilizadas no estabelecimento;
- Rastreabilidade de todo material utilizado nos serviços – novos e descartados;
- Processos de gestão financeira e administrativa do negócio.
Existe um grande número de certificações disponíveis, com boa parte delas vinculadas aos serviços oferecidos pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. É importante ressaltar que nenhuma das certificações é obrigatória. Todas são de caráter espontâneo e voluntário e devem ser revalidadas periodicamente, com auditorias de recertificação.
A avaliação é realizada por auditores autorizados pelo organismo certificador e, se todos os requisitos são cumpridos, o estabelecimento ou gestor da oficina recebe o título com a certificação obtida, que pode ser de qualidade, ambiental ou de excelência em determinados reparos automotivos.
As mais conhecidas e desejadas pelas empresas e pelo mercado são:
ISO 9001 – Atesta a gestão da oficina mecânica, certificando que o negócio atende diversas normas sobre administração, segurança, meio ambiente e sobre as condições de trabalho no local. Por mais que não seja exclusiva das oficinas mecânicas, a ISO 9001 é um certificado extremamente importante, sendo bastante cobrada por diversos consumidores grandes.
ISO/TS 16949 – Padroniza a qualidade da indústria de automóveis desde a fabricação até a manutenção. O objetivo é padronizar o setor de produção de veículos, mas também abrange o modo pelo qual os automóveis são revisados e como ocorre sua manutenção.
Certificação em reparação de transmissões mecânicas e automáticas – Emitida pelo IQA, tem como base a NBR 15.760 – série de normas produzidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essa NBR visa analisar os critérios de inspeção, diagnósticos, reparação e substituição de transmissões.
ISO 14001 – Seu escopo é a consciência da empresa sobre o modo em que a prestação de serviço ocorre em relação aos impactos ambientais. Ou seja, ela vai garantir para o mercado e consumidores que sua oficina mecânica se importa e visa preservar o meio ambiente.
Assim como a ISO 9001, ela não é exclusiva de oficinas mecânicas e também apresenta como característica a demora e certa complexidade para sua obtenção.
OHSAS 18001 – Outra certificação não específica das oficinas mecânicas, mas também muito importante. Essa certificação visa avaliar e qualificar as condições de saúde e segurança do trabalho.
Certificação Ambiental (Selo Verde) – É a Certificação Ambiental para Centros de Reparação. Seu objetivo de aumentar a conscientização ambiental, assim como melhorar a capacidade produtiva dos prestadores de serviços automotivos, com base nas melhores condições de trabalho e satisfação dos profissionais aliados a preservação do meio-ambiente. Segue os principais requisitos da ISO 14001, mas adequada ao setor da reparação automotiva e pode atender qualquer empresa do setor automotivo como: Oficinas, Retificas, Varejo de Autopeças, Centros de reciclagem, locadoras ou outras.
Oficina Amiga da Mulher – É uma certificação privada e desvinculada de um órgão certificador, como IQA e Inmetro. Tem como objetivo garantir a transparência nos serviços e o atendimento de qualidade. Além de padronizar os processos, o projeto é ligado ao movimento HeForShe, da ONU Mulheres, e tem como missão sensibilizar um mercado majoritariamente masculino.
Além dessas já citadas, existem diversas certificações importantes para a oficina mecânica, como por exemplo, certificações sobre diagnóstico de motores, sistemas elétricos ou outra especialidade de trabalhos. São certificações que atestam a competência de sua oficina em serviços específicos.