• A Empresa
    • Visão geral
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Visão geral
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Notícias
  • Investidores
  • Fornecedores
  • A Empresa
    • Visão geral
    • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
 Busca

Dana Informa

Home / Mercados / Aftermarket / Dana Informa / Certificações para oficinas mecânicas
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
  • Aftermarket
    • Lançamentos
    • Dana Informa
    • Danatureza
    • Garantia

Certificações para oficinas mecânicas

22 setembro, 2023

O que é uma empresa certificada e qual sua importância para os negócios?  Leia e saiba quais as principais certificações disponíveis para empresas de reparação automotiva.

Qual a diferença de uma oficina mecânica certificada e outra sem essa certificação?

Antes de mais nada não confunda aqueles certificados e diplomas profissionais obtidos pelos mecânicos, eletricistas automotivos e outros profissionais da reparação automotiva, com as certificações da empresa.

Também não podemos considerar as bandeiras de fabricantes que a empresa ostenta como oficina autorizada, que também são importantes como diferenciais e referência para o consumidor, como uma certificação para a empresa.

As certificações para empresas de serviços automotivos são atestadas pelas instituições responsáveis pelo setor no mercado, como o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e o Inmetro, e são obtidas a partir de rotinas de averiguação e adaptação de suas atividades, para garantir que aquele estabelecimento atende os padrões de qualidade exigidos por esses órgãos.

Essas certificações são de grande importância para os negócios e são pré-requisitos em algumas situações, para que a oficina consiga fechar contratos e parcerias com corporações e empresas, incluindo outras empresas do setor automotivo, como seguradoras, fabricantes de lubrificantes, autopeças e outros fornecedores das empresas de reparação.

Outro benefício é a possibilidade de servir como referencial de qualidade e responsabilidade para o consumidor. Essas certificações permitem que o cliente identifique mais facilmente as qualificações da empresa e são uma ótima maneira de atestar a eficiência dos serviços e produtos oferecidos aos clientes.

Os principais requisitos avaliados pelos organismos de certificação são:

  • Local e condições de instalação da oficina;
  • Equipamentos e peças utilizadas no estabelecimento;
  • Rastreabilidade de todo material utilizado nos serviços – novos e descartados;
  • Processos de gestão financeira e administrativa do negócio.

Existe um grande número de certificações disponíveis, com boa parte delas vinculadas aos serviços oferecidos pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. É importante ressaltar que nenhuma das certificações é obrigatória. Todas são de caráter espontâneo e voluntário e devem ser revalidadas periodicamente, com auditorias de recertificação.

A avaliação é realizada por auditores autorizados pelo organismo certificador e, se todos os requisitos são cumpridos, o estabelecimento ou gestor da oficina recebe o título com a certificação obtida, que pode ser de qualidade, ambiental ou de excelência em determinados reparos automotivos.

As mais conhecidas e desejadas pelas empresas e pelo mercado são:

ISO 9001 – Atesta a gestão da oficina mecânica, certificando que o negócio atende diversas normas sobre administração, segurança, meio ambiente e sobre as condições de trabalho no local. Por mais que não seja exclusiva das oficinas mecânicas, a ISO 9001 é um certificado extremamente importante, sendo bastante cobrada por diversos consumidores grandes.

ISO/TS 16949 – Padroniza a qualidade da indústria de automóveis desde a fabricação até a manutenção. O objetivo é padronizar o setor de produção de veículos, mas também abrange o modo pelo qual os automóveis são revisados e como ocorre sua manutenção.

Certificação em reparação de transmissões mecânicas e automáticas – Emitida pelo IQA, tem como base a NBR 15.760 – série de normas produzidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essa NBR visa analisar os critérios de inspeção, diagnósticos, reparação e substituição de transmissões.

ISO 14001 – Seu escopo é a consciência da empresa sobre o modo em que a prestação de serviço ocorre em relação aos impactos ambientais. Ou seja, ela vai garantir para o mercado e consumidores que sua oficina mecânica se importa e visa preservar o meio ambiente.

Assim como a ISO 9001, ela não é exclusiva de oficinas mecânicas e também apresenta como característica a demora e certa complexidade para sua obtenção.

OHSAS 18001 – Outra certificação não específica das oficinas mecânicas, mas também muito importante. Essa certificação visa avaliar e qualificar as condições de saúde e segurança do trabalho.

Certificação Ambiental (Selo Verde) – É a Certificação Ambiental para Centros de Reparação.  Seu objetivo de aumentar a conscientização ambiental, assim como melhorar a capacidade produtiva dos prestadores de serviços automotivos, com base nas melhores condições de trabalho e satisfação dos profissionais aliados a preservação do meio-ambiente. Segue os principais requisitos da ISO 14001, mas adequada ao setor da reparação automotiva e pode atender qualquer empresa do setor automotivo como: Oficinas, Retificas, Varejo de Autopeças, Centros de reciclagem, locadoras ou outras.

Oficina Amiga da Mulher – É uma certificação privada e desvinculada de um órgão certificador, como IQA e Inmetro. Tem como objetivo garantir a transparência nos serviços e o atendimento de qualidade. Além de padronizar os processos, o projeto é ligado ao movimento HeForShe, da ONU Mulheres, e tem como missão sensibilizar um mercado majoritariamente masculino.

Além dessas já citadas, existem diversas certificações importantes para a oficina mecânica, como por exemplo, certificações sobre diagnóstico de motores, sistemas elétricos ou outra especialidade de trabalhos. São certificações que atestam a competência de sua oficina em serviços específicos.

  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
Relatório Anual 2023 Relatório Anual 2023
Veja mais
A Empresa
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Tecnologia e Inovação
  • Liderança
  • Marcas
Produtos
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
Mercados
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
  • Aftermarket
  • e-Mobilidade
Dana
  • Certificações
  • Política Ambiental
  • Política Anticorrupção
  • Política de Saúde & Segurança do Trabalho
  • Política da Qualidade
  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
Contato
  • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
  • Termos de uso
  • Política de privacidade
  • Mapa do site
  • LinkedIn
© 2025 Dana Limited. Todos os direitos reservados.