Eles quase nunca são vistos, mas tem vital importância para o conforto e segurança no veículo. Além de prejudicar a dirigibilidade, um braço de suspensão danificado pode afetar outros componentes e sistemas. Acompanhe a dica:
Os fabricantes de veículos dedicam muito tempo e engenharia na forma, construção e design dos braços de controle, também chamados de braços de braços oscilantes, componentes essenciais para controlar a geometria da suspensão do veículo à medida que ela sobe e desce.
Os braços de controle desempenham um papel crítico na segurança e conforto dos motoristas, mas como estão escondidos embaixo do veículo, muitas vezes não recebem a atenção que merecem. É improvável que seus clientes entendam completamente a importância dos braços de controle para conforto na rodagem do veículo ou como outros sistemas podem ser afetados negativamente quando se desgastam.
O que os clientes podem experimentar e relatar pode ser um desgaste anormal dos pneus, ruído excessivo ou o volante que pode parecer descentralizado enquanto o veículo estiver viajando em linha reta.
Quando eles reclamam de tais coisas, é bem provável que no diagnóstico das causas do comportamento irregular do veículo sejam os braços oscilantes com desgaste ou danificados e você recomende a substituição do componente. Mas não é só isso. Para a segurança de seu cliente e para manter a boa reputação de seus serviços, lembre-se que os braços oscilantes devem sempre ser substituídos aos pares.
O braço oscilante, também conhecido como bandeja ou balança de suspensão em alguns modelos, é o componente responsável por apoiar a coluna da suspensão, que é articulável. Já a função do pivô é auxiliar o movimento (sobe e desce) da coluna de suspensão, ou seja: ele colabora com o bom desempenho do braço oscilante.
O conjunto do braço de controle tem formato triangular, com duas buchas em cada extremidade e na junta homocinética. Isso permite que o carro suba e desça livremente. Além disso, normalmente, os carros têm dois a quatro braços de controle, dependendo dos amortecedores que compõem o sistema de suspensão do veículo.
Ademais, alguns veículos possuem braço oscilante superior e inferior, embora os automóveis mais recentes tenham apenas os braços inferiores devido à forma como o sistema de suspensão é projetado atualmente.
Observação: os carros que possuem braços de controle superiores e inferiores são chamados de suspensão triangular dupla, pois os braços trabalham paralelos entre si.
Qual a função do braço oscilante?
Dentro do sistema de suspensão, o braço oscilante permite que os pneus do carro subam e desçam de forma suave, independente e com estabilidade. Ou seja, sem eles o motorista sentiria todos os impactos das lombadas, buracos e irregularidades quando o carro passa pelas irregularidades da pista.
Como ele faz isso? É simples. No momento que o veículo atinge um obstáculo, buraco ou outra irregularidade da pista, o braço oscilante comprime o peso e desce sobre ele, mantendo a parte inferior do pneu em contato com o solo.
Normalmente feitos de alumínio ou aço, os componentes de metal suportam muito bem os impactos e abusos, mas as buchas de borracha dentro deles podem se deteriorar, apodrecer, rachar ou ressecar com o tempo. Quando isso acontece, a bucha não segura mais o braço no lugar corretamente.
Buchas gastas ou rasgadas são as razões mais comuns para substituir um braço de controle. Mas alguns clientes questionam por que devem substituir os dois. A resposta é simples: se o lado esquerdo estiver danificado, é praticamente certo que as buchas do braço de controle do lado direito estarão igualmente gastas ou isso poderá ocorrer em breve.
Seja em um carro de luxo ou em um veículo popular, seu cliente não ficará feliz em ouvir o mesmo barulho no veículo apenas um ou dois meses depois da realização dos seus serviços de reparação ou ter que pagar por outro alinhamento.
Certifique-se de inspecionar cuidadosamente a coifa da junta esférica e procurar sinais de ressecamento ou rachaduras na borracha, bem como vazamento de graxa. E, claro, se a junta esférica estiver solta internamente, ela deve ser substituída.
Ao inspecionar as buchas do braço de controle, é importante estar ciente de como a bucha deve aparecer se for nova. Em alguns casos, mesmo que pareça ter danos, o componente pode estar em perfeito estado. Isso dependerá muito do projeto original do componente.
Como saber se o braço oscilante está com defeito?
O braço oscilante, assim como qualquer componente do carro, se desgasta com o tempo. Sendo assim, é importante saber alguns sinais que a peça demonstra quando precisa ser verificada:
- Desgaste irregular nos pneus;
- Volante vibrando;
- Barulho de batida ao dirigir sobre lombadas;
Além disso, os braços oscilantes podem dobrar ou quebrar ao passar por grandes buracos ou irregularidades do asfalto, e as buchas podem se desgastar sozinhas com o tempo também.
Os braços de suspensão podem ter uma vida útil longa, superando os 100 mil km, mas o mais prudente é realizar uma inspeção completa dos braços e demais componentes do sistema de suspensão a cada 40 mil km.
E não se esqueça! Ao realizar o processo de reparação do veículo, seja uma manutenção corretiva ou preventiva, assegure a boa qualidade dos seus serviços e satisfação do cliente usando peças de qualidade superior e tradição, ou seja, use os braços oscilantes e demais componentes para suspensão e direção da marca Spicer. Qualidade e tecnologia assegurando uma direção segura e excelente performance.