Barulho na suspensão, carro vibrando e cliente reclamando que o carro parece uma “carroça”. Estes são sinais que algo pode estar danificado no sistema de suspensão e, em boas partes das ocasiões, a peça que costuma ser culpada desse desconforto é a bieleta. Um item que parece frágil e simples, mas é bastante resistente e fundamental para a segurança do veículo.
A bieleta é uma peça de grande importância para o correto funcionamento da suspensão. Ela é o elemento de ligação entre a barra estabilizadora e a torre da suspensão, assegurando a movimentação sincronizada de toda o conjunto, oferecendo estabilidade à carroceria e melhor aproveitamento da tração das rodas em curvas, superação de obstáculos e irregularidades da pista.
Ela tem, ainda, a função de ajudar a absorver as vibrações das rodas sobre o solo, melhorando a sensação de conforto para ocupantes do veículo e melhorar a dirigibilidade aos motoristas.
As bieletas recebem impactos, vibrações e todas as forças que atuam no carro. Por isso é um componente que precisa estar sempre em boa condição, pois quando a peça quebra a estabilidade do veículo fica comprometida, colocando em risco a vida dos ocupantes.
Antes de chegar a uma condição crítica, a bieleta apresenta sinais que indicam prováveis problemas em sua integridade. Os sintomas mais frequentes e representativos de problemas são os barulhos na suspensão e sensação de instabilidade na direção percebida ao volante.
Em geral, esses sinais são originados de uma bieleta em mau estado de conservação ou danificada por pancadas contra as irregularidades do pavimento – pista esburacada, asfalto cheio de imperfeições ou uso em situações fora de estrada.
A grande vantagem na inspeção da bieleta é que a grande maioria dos problemas podem ser verificados visualmente ou com testes simples e que não requerem ferramental ou equipamentos sofisticados. Os defeitos mais comuns são coifa rasgada, folga nas fixações e haste torta ou empenada.
Ela também pode ter sua vida útil abreviada pela falta de cuidado em outros componentes da suspensão, o que sobrecarrega as demais peças, inclusive a bieleta, provocando sua quebra prematura.
Outra situação que leva ao desgaste da bieleta é a falta de manutenção preventiva. Como é um item “undercar”, não é verificado fora do ambiente da oficina mecânica. Se o cliente não tem o hábito de levar seu veículo para uma inspeção periódica pelo profissional da reparação automotiva, o que seria uma substituição simples e rápida de componentes desgastados, pode virar uma desmontagem completa do sistema de suspensão, com troca de diversas peças e maior tempo de indisponibilidade do veículo.
Não existe uma quilometragem certa para a durabilidade das bieletas, já que seu desgaste depende do uso. No entanto, é recomendável orientar seu cliente que sempre que ele perceber barulho ou instabilidade na direção é bom ficar alerta e levar o veículo ao mecânico de confiança, você, é claro.
E não se esqueça, com segurança não se brinca! Se tiver que trocar as bieletas do veículo, use sempre as itens Spicer. Não vale arriscar o bom nome da sua empresa e a confiança de seus clientes. Use peças com qualidade, garantia e tradição. Use Spicer!
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