Ruídos de metal se chocando ou algo parecido com trancos na transmissão podem confundir o reparador. Como saber qual componente está provocando o barulho e como resolver o problema?
O cliente entra na oficina e reclama que está escutando um barulho estranho vindo da parte de baixo do veículo. Na maioria das vezes, o proprietário do veículo já vai afirmando que o problema está nas buchas do escapamento ou que o barulho vem dos amortecedores.
Agora, se durante sua entrevista com o cliente, ele explicar que o ruído se parece com uma batida que vai aumentando de ritmo à medida que o veículo acelera, é bem provável que exista algum problema no eixo cardan.
Se, por outro lado, ele afirmar que percebe estalos ou ruídos ao arrancar com o veículo ou durante as trocas de marchas, pode ter certeza que a cruzeta ou o rolamento do cardan já estão dando sinais de que estão prestes a falhar.
Mas calma! Não é só isso. Existem boas e más notícias.
Se o problema for no eixo cardan, pode ter ocorrido danos na cruzeta e outros componentes do sistema de transmissão, causados por folga, desalinhamento, impactos ou lubrificação deficiente no eixo cardan.
Já se o problema for na cruzeta, é bom realizar a manutenção e inspeção de todo o conjunto, pois o problema na cruzeta pode ter danificado o eixo cardan, provocados estragos no flange, luva, ponteira e até no próprio tubo do eixo.
A boa notícia é que todo o trabalho de inspeção e diagnóstico pode ser feito simultaneamente, independentemente de ser o eixo ou a cruzeta que está causando o ruído.
Em geral, o eixo cardan é bastante resistente, já que foi desenvolvido para suportar grandes cargas e altos regimes de giro, além de suportar a exposição a intempéries e situações severas. No entanto, isso não significa que ele não está sujeito a danos ou falhas.
Os problemas mais comuns que podem afetar o eixo cardan são:
- Folgas: geralmente esse problema indica algum defeito nas cruzetas.
- Excesso de vibração e de ruídos: quando o veículo produz ruídos e oscilações acima do normal, é possível que haja folga no mancal ou no rolamento.
- Desalinhamento ou desbalanceamento: ambos os casos provocam o movimento irregular do eixo, fazendo que o giro realize um trajeto ovalizado, provocado por empenamento do eixo ou pelo desequilíbrio entre as massas.
Quando trabalham em ângulos muito acentuados ou há torque em excesso aplicado ao cardan, pode ocorrer a torção do tubo, resultando em ruído e vibração ou, até mesmo, a ruptura do eixo cardan.
Os outros componentes também podem sofrer com desgastes e folgas, mas, geralmente, as cruzetas, o rolamento e o mancal são as peças que mais apresentam danos.
As cruzetas estão localizadas nas extremidades do eixo cardan e são os elementos que permitem a transmissão da força do motor para o diferencial em diferentes ângulos.
Os roletes existentes no interior da cruzeta, que são mantidos dentro de uma capa protetora, são os pontos mais sensíveis ao uso prolongado ou inadequado. Por meio de garfos e flanges, as cruzetas se unem ao eixo cardan, permitindo o movimento da junta universal em todos os sentidos. Clique na imagem a seguir para ver a peça em arquivo 3D.
Desgaste excessivo, instalação incorreta e falta de lubrificação são as principais causas de falhas nas cruzetas, que podem ser confundidas com problemas no freio, transmissão, direção ou suspensão devido às vibrações e ruídos gerados.
Para não confundir, fique atento aos seguintes indicativos:
- Vibrações quando o veículo atinge velocidades mais altas.
- Estalos em arrancadas ou no momento de trocar as marchas.
Estes são alertas de que pode haver algo errado com as cruzetas do cardan.
A quebra da cruzeta pode provocar a parada total do veículo, e ainda causar danos em outros componentes da transmissão, como o garfo e o terminal do cardan.