Uma das principais ocorrências de um rolamento de pinhão danificado é o ruído perceptível de zumbido que ele produz, além das vibrações, o ranger de engrenagens e os danos aos pneus. Saiba como identificar e reparar esse problema:
A avaria inesperada de veículos não ocorre repentinamente. Em geral o veículo dá indícios de que algo está errado e apresenta sintomas perceptíveis antes de qualquer colapso repentino. Se o cliente notar indícios de alguma peça defeituosa em seu veículo, deve procurar a atenção de um mecânico profissional e competente para consertar o problema, ou seja, você e sua empresa.
Dirigir um veículo com um rolamento de pinhão ruim pode ser bastante incomodo. Começa com o som de zumbido e termina nos danos causados no diferencial, eixo de transmissão e na própria transmissão do veículo. Todos esses são sinais de um rolamento de pinhão gasto e despesas não previstas pelo cliente.
O que é um rolamento de pinhão?
Um pinhão é uma engrenagem redonda, geralmente a menor entre duas engrenagens que trabalham em um conjunto, usada em várias aplicações, como trem de força e sistemas de cremalheira ou coroa e pinhão.
O conjunto de cremalheira/coroa e pinhão desempenha duas funções principais: a redução das marchas, que permite que o volante gire as rodas com facilidade, e a conversão do movimento rotacional do volante em movimento linear, que ajuda as rodas do veículo a girarem com facilidade.
Um rolamento de pinhão ajuda as menores engrenagens do diferencial a trabalharem com eficiência. Os diferenciais consistem em uma série de rodas dentadas e engrenagens e são as menores engrenagens que permitem que uma roda gire mais rápido do que a outra com segurança. Enquanto isso, as porcas do pinhão ajudam a manter a engrenagem do pinhão e o garfo do eixo de transmissão juntos com segurança.
Quais são os sintomas do rolamento do pinhão ruim?
Os sinais mais perceptíveis de um rolamento do pinhão defeituoso em um veículo são:
- Ruído de zumbido: esse barulho durante a aceleração ou desaceleração em várias velocidades são em razão do rolamento do pinhão desgastado, isso porque ele gira várias vezes mais rápido do que o conjunto do suporte do veículo.
- Vibrações: é um dos sinais mais fáceis de perceber. O rolamento do pinhão desgastado resulta em vibração perceptível ou ruído diferencial na aceleração.
- Ranger de engrenagens: outro sintoma que revela um rolamento do pinhão defeituoso.
- Danos nos pneus: devido à maior velocidade dos pneus internos, que é maior do que a rosca interna pode suportar, os pneus do veículo tendem a se desgastar ou se danificar ao fazer curvas girando na mesma velocidade.
O que causa a falha do rolamento do pinhão?
As falhas do rolamento do pinhão podem ser pelas seguintes causas.
Lubrificação: Cerca de 80% das falhas do rolamento do pinhão são devidas à lubrificação inadequada – graxa de baixa qualidade ou fora de especificação, lubrificação insuficiente ou por degradação do lubrificante devido à temperatura excessiva.
Corrosão: a corrosão pode resultar de ácido, umidade, graxa degradada ou de baixa qualidade, entre outros fatores.
Contaminação: a entrada de substâncias estranhas, como sujeira, poeira e grãos abrasivos, pode contaminar o mancal do pinhão, resultando em sua falha.
Desalinhamento: pode resultar de eixos tortos, porcas de fixação fora do padrão, ombros de eixo fora do espaço ou erro de montagem.
Montagem inadequada: montar rolamentos em eixos aplicando golpes ou pressão na pista externa, ou um acabamento ruim no assento do rolamento, pode resultar em falha do rolamento do pinhão.
Fadiga: sobrecarga, pré-carga excessiva, ajustes apertados do anel interno e rolamento com uso muito acima da vida útil podem resultar em fadiga do material, o que mais tarde resulta em falha do rolamento do pinhão.
Superaquecimento: a alta temperatura pode causar a perda de propriedades lubrificantes da graxa, resultando em ressecamento, que faz com que o rolamento emperre.
Dicas
- Armazene os rolamentos com cuidado antes de usá-los.
- Certifique-se de armazenar os rolamentos em um ambiente seco e à temperatura ambiente.
- Cubra os rolamentos para mantê-los limpos durante o armazenamento.
- Não abra as embalagens até que esteja pronto para usar e, em seguida, mova-os para o local de instalação quando estiverem prontos para uso.
- Execute os procedimentos de lubrificação com atenção e use somente os produtos com a especificação recomendada.
Se tiver dúvidas sobre os procedimentos de substituição ou quiser saber mais, temos uma Biblioteca virtual disponível no site Spicer. Se preferir, clique nas imagens abaixo e acesse o Manual Spicer de Manutenção em Diferenciais e/ou o Almanaque 15 do Danico – Eixo Diferencial – Coroa e Pinhão.