Balconista: uma peça importante da máquina chamada Aftermarket

Dia do médico, dia do advogado, dia do mecânico… em geral cada profissão tem apenas uma data comemorativa. Já a turma que trabalha atrás do balcão, e mais especificamente do balcão de autopeças, tem duas: 30 de outubro – Dia do Balconista, e 26 de novembro – Dia do Balconista de Autopeças. Saiba mais:

Imagine a situação: você compra uma junta homocinética, amortecedor ou cruzeta para um determinado veículo e, ao chegar com a peça na oficina, descobre que comprou a aplicação errada. Além de você mesmo, quem poderia ter evitado este desperdício de tempo e dinheiro? A resposta é uma só: o balconista da loja de autopeças!

Dá para entender a razão pela qual este profissional tem duas datas comemorativas, não é?

Na realidade, existe o Dia do Balconista, comemorado anualmente em 30 de outubro, em todo o Brasil, o Dia do Balconista de Autopeças, comemorado em 26 de novembro, apenas na cidade de São Paulo, data instituída pela Câmara Municipal no Calendário de Eventos da Cidade, através da Lei n° 15.322/10.

Já a data nacional foi criada em 2013 e reconhecida como o Dia Oficial do Comerciário e, consequentemente, Dia do Balconista. A data foi escolhida pelo fato de que em 30 de outubro de 1932, o Presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto de Lei nº 4.042, determinando a jornada de trabalho de 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes.

Seja em outubro ou novembro, a data homenageia os profissionais responsáveis pelo atendimento de uma empresa ou estabelecimento, que são as pessoas que mantém o contato direto com os clientes.

O balconista, além de saber informar corretamente e prontamente os clientes sobre todos os produtos e serviços da empresa para qual trabalha, deve ser sempre simpático e atencioso com as pessoas que atende e são os responsáveis pelo processo final de uma compra.

Hoje, é bastante comum os reparadores terem seus balconistas preferidos e aliados na tarefa de encontrar a peça certa e de qualidade nos varejos de autopeças. Este são funcionários com os quais os mecânicos podem contar e alguns deles estão no balcão há muitos anos, sempre com as indicações precisas e as recomendações mais importantes para assegurar que o trabalho alcance a satisfação do cliente da oficina.

Isso explica o motivo pelo qual, apesar de todas as facilidades tecnológicas, muitos reparadores não dispensam o contato frequente com o balconista, face a face antes da pandemia e agora em conversas via telefone, rádio ou até aplicativos de mensagens.

Na dúvida, marque as duas datas em sua agenda e não esqueça de enviar uma mensagem de agradecimento ao seu amigo balconista.

E lembre-se: você não fala com a Autopeças X, Y ou Z, você fala com o José, o João, a Maria, o Benê, a Cida, o Paulo, a Vilma…. seus amigos balconistas.

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]