Atenção nas revisões de coxins do motor em veículos pesados

O motorista vive reclamando que o caminhão está muito barulhento ou com uma vibração no motor fora do comum. Você, como responsável pela manutenção da frota ou mecânico de confiança desse cliente, tem a obrigação de fazer a inspeção do veículo, pois isso pode ser um problema decorrente do desgaste do coxim do motor.

O coxim é uma peça feita de borracha, com a utilidade, basicamente, de absorver a vibração do chassi do veículo. Ele também funciona para diminuir qualquer vibração estranha do motor ou do câmbio na carroceria. Sem ele, os carros, caminhões e ônibus iriam trepidar muito e deixar praticamente insustentável o ato de dirigir.

Qual a importância do coxim do motor?

O coxim não é importante somente pelo isolamento acústico dos ruídos do motor. Quando a peça está comprometida surgem problemas como volante pesado e trepidação nas arrancadas e, se isso acontecer durante uma viagem, poderá ocasionar um acidente por dificuldade do motorista em controlar o veículo. Outros sintomas igualmente significativos de problemas nos coxins do motor são dificuldade para trocar marchas, ruído alto do motor e aumento do consumo de combustível.

Os coxins, geralmente, estão localizados em alguns pontos específicos do carro: no escapamento, no motor, no câmbio e na suspensão.

Quando falamos do coxim do motor em veículos pesados, geralmente são usadas peças mais robustas do que as normalmente utilizadas em veículos da linha leve, mas que estão sujeitas a maior desgaste, uma vez que o uso do veículo ocorre em condições mais severas, onde o constante atrito entre o motor e a carroceria aceleram o processo de deterioração do coxim.

O coxim é dimensionado para suportar o peso dos componentes do trem de força do veículo, fazer a fixação do conjunto mecânico ao chassi, e, principalmente, prover amortecimento às vibrações do motor.

O barulho ou a vibração do coxim do motor costuma aparecer quando a peça está muito desgastada.

O dimensionamento de um coxim para aplicação em veículos pesados envolve diversas etapas, de modo simplificado são:

  • Determinação das coordenadas do centro de gravidade e do tensor de inércia do trem de força;
  • Tipo do motor (2 ou 4 tempos, 4 ou 6 cilindros) e a faixa de rotações de trabalho;
  • As frequências e os modos de vibração a serem isolados;
  • As limitações de posicionamento do coxim (furação na longarina, folgas críticas com outros componentes lado motor e lado veículo);
  • Rigidez para cada ponto em que há necessidade de isolamento;
  • Torque de trabalho.

Outros dois tipos de distúrbios gerados pelo motor são considerados ao se dimensionar e definir o posicionamento e as características do coxim. São eles: os distúrbios causados pela vibração torcional devido à variação de torque no motor e os distúrbios causados pelo desbalanceamento das forças dentro do motor devido ao movimento alternativo dos cilindros e ao movimento rotativo do virabrequim.

Coxim – Mais conforto e segurança

Componente de metal-borracha, além de oferecer suporte, têm propriedades elásticas que o tornam capaz de isolar e dissipar as vibrações geradas pelo motor.

Usado entre a carroceria do caminhão e o motor, o coxim desempenha a função de absorver os impactos e trepidações oriundas das vias pelas quais os veículos percorrem. Com isso, há menos riscos de danos às peças, que não se chocam umas com as outras, e mais conforto aos ocupantes da cabine, que não sofrem com ruídos e vibrações, o que garante uma viagem mais tranquila.

Por que usar Coxins Spicer

Os Coxins Spicer são fortes, confiáveis e desenvolvidos para atuar em condições extremas. São resistentes às altas cargas, à água, poeira e temperaturas elevadas.

Oferecem a mesma qualidade, durabilidade e segurança do componente original, com o suporte e ampla cobertura Dana no mercado de reposição. Veja alguns dos diferenciais da linha de coxins de motor e câmbio Spicer:

  • Têm força, resistência e durabilidade;
  • Absorvem grandes vibrações;
  • Aumentam a vida útil das outras peças;
  • Assistência que só a Dana oferece.

Ou seja, são fortes como você, fortes como a Spicer. Exija a força dos coxins originais Spicer. Afinal, ser forte é o melhor caminho.

O catálogo de Coxins de Motor e Câmbio Spicer já está disponível no site da marca para consulta e download. Acesse www.spicer.com.br e clique em Biblioteca.

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]