A maioria dos fabricantes recomenda trocar o óleo do diferencial entre 30.000 e 50.000 quilômetros, dependendo das condições de uso do veículo. Mas não basta apenas substituir o lubrificante. Saiba mais.
O óleo de diferencial é o fluido utilizado para lubrificar as caixas de engrenagens em muitos veículos. Ele é o componente utilizado para converter a rotação da transmissão, geralmente por meio de um veio de acionamento, para as rodas de tração.
Como qualquer fluído, o óleo do diferencial também sofre desgaste pelo uso, acumulando detritos, perdendo suas capacidades de lubrificação/viscosidade pelo uso e tempo de ação.
Trocar o óleo periodicamente é fundamental para o bom funcionamento de qualquer veículo, seja ele moto, carro ou caminhão, pois o óleo o é responsável pela lubrificação e proteção das partes móveis, reduzindo o atrito e evitando o desgaste das peças móveis antes do tempo.
A troca do óleo do diferencial deve ser feita de acordo com as recomendações do fabricante do veículo. Em geral, o intervalo de troca varia entre 30.000 e 50.000 quilômetros.
O desgaste no óleo do diferencial pode ser causado por falta de manutenção, uso inadequado do veículo, ou uso do tipo errado de óleo.
As causas mais comuns que afetam o bom funcionamento do diferencial são:
- Falta de manutenção: a manutenção inadequada pode danificar os componentes do diferencial, causando desgaste prematuro e ruídos.
- Uso inadequado: arrancadas bruscas, frenagens repentinas e curvas em alta velocidade podem sobrecarregar o diferencial.
- Uso do tipo errado de óleo: óleo sem as especificações definidas pelo fabricante pode causar superaquecimento do diferencial.
- Desgaste normal: o desgaste normal por tempo de uso pode causar problemas no diferencial.
- Condução imprudente: a falta de observância na forma recomendada de direção pode causar problemas no diferencial.
- Pneus de diferentes tamanhos: o uso de pneus de diferentes tamanhos ou em mau estado de conservação também pode contribuir para a queima de diferencial.
Os sinais de que existe um problema com o diferencial podem ser o superaquecimento do diferencial, vibração, ruídos estranhos, como zumbido ou ganido, marcas de presença de fluido na parte externa do diferencial e do eixo e cheiro de óleo de engrenagem queimado.
Para evitar problemas, é recomendado manter a manutenção periódica em dia e efetuar a troca de óleo preventivamente. Se o óleo do diferencial estiver baixo ou acabar, as engrenagens podem ranger, o que cria calor, levando à falha do diferencial.
Para evitar problemas com o diferencial, é importante seguir as orientações do fabricante em relação ao intervalo de troca e ficar atento ao desempenho da tração.
Mas não basta apenas respeitar os intervalos de troca e a repor o lubrificante na litragem recomendada. É fundamental ficar atento às especificações e usar produtos de qualidade, como os óleos lubrificantes Spicer 85W140 e Spicer 85W140LS Trac-Lok™ de Alta Performance.
Produtos Spicer apresentados ao mercado durante a Autopar de 2022 e disponíveis em recipientes de 1 e 20 litros, com opções para a a nova e aditivada versão 85W140LS Trac-Lok™ de Alta Performance e a tradicional 85W140
A nova linha de óleos lubrificantes Spicer para eixos diferenciais, com ou sem blocante foram desenvolvidos para atender às mais rígidas especificações, assegurando a máxima proteção de engrenagens, rolamentos e retentores, além de economizar combustível e reduzir as emissões de CO2.
São recomendados para uso em diferenciais de automóveis clássicos, jipes, picapes, caminhões leves, pesados e máquinas agrícolas.
O óleo lubrificante Spicer 85W140LS Trac-Lok™ de Alta Performance tem aditivos especiais que oferecem os seguintes diferenciais:
- Reduzem o coeficiente de fricção entre discos de freio e de sistemas autoblocante a disco;
- Atenuam os ruídos;
- Combatem a oxidação do óleo;
- Proporcionam melhor desempenho ao manter mais baixa a temperatura do óleo;
- Prolongam a vida do óleo e das partes lubrificadas.
Isso proporciona mais eficiência e durabilidade aos eixos diferenciais, com menor geração de contaminantes por atrito em componentes, redução do desgaste das engrenagens e dos componentes, redução da formação de espuma, diminuição do tempo de inatividade do veículo, desempenho máximo em temperaturas extremas (quentes ou frias), maiores intervalos de manutenção e menos ruído.
É recomendado para diferenciais com freio interno ou com sistema autoblocante (Limited Slip, ou LS), operando grandes cargas em rolamentos, engrenagens e eixos de suporte.
Já o tradicional lubrificante Spicer 85W140 proporciona proteção máxima e maior vida útil aos componentes da transmissão, sendo recomendado para eixos diferenciais sem freio interno ou sem sistema autoblocante.
Possui viscosidade mais que adequada para suportar grandes cargas de rolamentos, engrenagens e eixos de suporte, além prolongar a vida do óleo e das partes lubrificadas. Graças a sua fórmula permite:
- Maior proteção com aditivos contra oxidação do óleo
- Ótimo desempenho ao manter a temperatura do óleo, graças a sua formulação química.
- Excelente poder de lubrificação, formando uma camada de proteção nos componentes.
No link disponível na imagem ao lado, você pode acessar a tabela de capacidade máxima de referência para cada modelo de eixo.
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